PSol anuncia filiação de ex-petistas baianos à sigla
30 de Outubro de 2015 - Diogenes Matos
Durante a abertura do Congresso Estadual do Partido Socialismo e Liberdade (PSol), que será realizado nesta sexta-feira (30), às 19hs, no Hotel Sol Barra, localizado no Porto da Barra, em Salvador, será anunciada a filiação para a sigla, de duas importantes lideranças do movimento negro baiano.
O evento irá discutir a nova composição da Diretoria Executiva e o novo Presidente que vai comandar a legenda partidária nos próximos dois anos.
Advogado, professor do curso de Direito da Universidade Federal da Bahia e da UCSAL, Ogã do Terreiro do Cobre, membro da Organização Não-Governamental AGANJU, visto como uma das principais lideranças do movimento negro baiano e importante referência acadêmica nos debates sobre relaçoes étnico-raciais no Brasil. O nome dele é Samuel Vida, ex-petista, filiado ao Partido dos Trabalhadores desde 1983, resolveu entrar para o Partido Socialismo e Liberdade devido às decepções com a política adotada pelas gestões do PT.
“Percebemos um esgotamento de qualquer possibilidade do PT atual traçar um projeto de transformação social no país. Entendo que o Governo Federal está executando uma agenda neoliberal. Infelizmente, constatamos que a administração petista perdeu totalmente o comprometimento com as pautas progressistas que representam os diversos setores dos movimentos sociais”, destaca o advogado e militante do movimento negro, Samuel Vida.
De acordo com o professor universitário, a atuação dos parlamentares do PSOL tem demonstrado o compromisso do partido com um projeto de mudança estrutural da sociedade brasileira. “ O PSOL está vocalizando as demandas dos movimentos sociais e o objetivo de mudança real do país. Os parlamentares coonseguem apontar um caminho em direção à promoção da igualdade, o respeito à diversidade e o desejo de aprofundarmos a democracia no Brasil”, enfatiza Samuel Vida.
O advogado, na condição de pesquisador das relações étnico-raciais, ressaltou que a transformação do Brasil só será possível através do combate ao racismo. “ Espero que o PSOL continue frisando a importância da luta anti-racista e reafirmando a inclusão e o protagonismo negro na política brasileira”, frisa.
Outra importante liderança que era filiada ao PT e que vai concretizar a filiação ao Psol na noite desta sexta-feira é considerada como uma das representantes na luta contra a intolerância religiosa na Bahia. Bernadete Souza Ferreira Santos, 47 anos, é yalorixá de um terreiro de candomblé, situado no município de Ilhéus, a 400 km da capital baiana, e moradora do assentamento rural Dom Helder Câmara, área federal administrada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária(INCRA). Bernadete, em outubro de 2010, foi vítima de agressões físicas e psicológicas realizadas por oito policiais militares do sul do Estado.
Na ocasião, a Polícia Militar local entrou no assentamento de forma ilegal e truculenta em busca de um possível suspeito e, ao serem questionados por Bernadete sobre a autorização judicial através do mandado de segurança para ter acesso ao assentamento haja vista que se trata de uma área federal, os policias iniciaram um processo de tortura e intolerância à religião do candomblé. Bernadete foi algemada, torturada e, ao manifestar a entidade conhecida no candomblé como “Oxossi”, os policiais alegaram que a vítima estava possuída pelo “demônio” e falaram que iriam tirar o diabo do corpo jogando-a em um formigueiro.
Após esse triste episódio, diversas instituições do movimento negro baiano entraram com ações na justiça por crime de racismo e intolerância religiosa cometido pela Polícia Militar da Bahia. A repercussão nos meios de comunicação desse caso transformou Bernadete Souza em um dos símbolos de resistência ao preconceito sofrido pelos adeptos da religiosidade de matriz africana no Brasil.

Samuel Vida é ex-petista.

Bernadete Souza Ferreira Santos
Comentários
Outras Notícias
![Filme com Wagner Moura, “O Agente Secreto”, ganha trailer oficial e segue na disputa pelo Oscar [Filme com Wagner Moura, “O Agente Secreto”, ganha trailer oficial e segue na disputa pelo Oscar]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237854/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Filme com Wagner Moura, “O Agente Secreto”, ganha trailer oficial e segue na disputa pelo Oscar
17 de Setembro de 2025Foto: Divulgação
![Thammy Miranda celebra segunda gestação da esposa, Andressa [Thammy Miranda celebra segunda gestação da esposa, Andressa]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237853/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Thammy Miranda celebra segunda gestação da esposa, Andressa
17 de Setembro de 2025Foto: Reprodução / Redes Sociais
![Demi Lovato revela por que cantou para “ETs”: “Eu estava chapada” [Demi Lovato revela por que cantou para “ETs”: “Eu estava chapada”]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237852/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Demi Lovato revela por que cantou para “ETs”: “Eu estava chapada”
17 de Setembro de 2025Foto: Reprodução / Redes Sociais
![Pesquisa sugere que consumo de proteína animal pode reduzir mortalidade por câncer [Pesquisa sugere que consumo de proteína animal pode reduzir mortalidade por câncer]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237851/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Pesquisa sugere que consumo de proteína animal pode reduzir mortalidade por câncer
16 de Setembro de 2025Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
![Bahia registra quase 500 internações por depressão em 2024; mulheres e pessoas pardas concentram maioria dos casos [Bahia registra quase 500 internações por depressão em 2024; mulheres e pessoas pardas concentram maioria dos casos]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237850/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Bahia registra quase 500 internações por depressão em 2024; mulheres e pessoas pardas concentram maioria dos casos
16 de Setembro de 2025Foto: Divulgação
![STF prevê início do cumprimento da pena de Bolsonaro em regime fechado até dezembro [STF prevê início do cumprimento da pena de Bolsonaro em regime fechado até dezembro]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237849/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
STF prevê início do cumprimento da pena de Bolsonaro em regime fechado até dezembro
16 de Setembro de 2025Foto: Lula Marques/Agência PT
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023