Geddel Vieira Lima é investigado por uso ilegal de verbas
11 de Junho de 2013 -PiatãSegundo a CGU, as prefeituras de Salvador e Simões Filho receberam o material mesmo sem cumprir exigências.
Gildo LimaUma investigação da Controladoria-Geral da União (CGU) aponta o uso de recursos do governo federal para favorecer interesses políticos do ex-ministro da Integração Nacional e atual vice-presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Geddel Vieira Lima (PMDB-BA), na Bahia.
Em depoimento, um dos responsáveis pela Secretaria Nacional de Defesa Civil na gestão do peemedebista contou que a ajuda humanitária só foi enviada a municípios baianos em 2008 por causa da "rivalidade política" entre Geddel e o governador do Estado, Jaques Wagner (PT), mesmo contrariando normas do órgão.
Os dois disputariam eleições em 2010. As declarações constam de processo disciplinar aberto pela CGU para apurar irregularidades na compra, ao custo de R$ 61,5 milhões, de produtos de socorro às vítimas das chuvas.
O órgão puniu três servidores subordinados a Geddel na época - o ex-secretário Nacional de Defesa Civil Roberto Guimarães, o ex-diretor do Departamento de Minimização de Desastres Marcos Antônio Moreira e o então coordenador-geral do departamento, Sérgio José Bezerra, por suposta lesão aos cofres públicos. O peemedebista não foi investigado.
Segundo a CGU, as prefeituras de Salvador e Simões Filho receberam o material mesmo sem cumprir exigências. Ouvido, Bezerra explicou que a ordem para o envio foi política. "O ministro tinha uma intriga política com o governador", disse ao Estado. "Foi política (a motivação)." Geddel negou direcionamento de recursos à Bahia por critério político e disse não conhecer Bezerra. Os servidores negam irregularidades. *Agência Estado
Comentários
Outras Notícias
![Contrato do BBB 26 vem à tona e revela regras rígidas e cláusulas polêmicas [Contrato do BBB 26 vem à tona e revela regras rígidas e cláusulas polêmicas]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238360/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Contrato do BBB 26 vem à tona e revela regras rígidas e cláusulas polêmicas
20 de Março de 2026Foto: Divulgação
![Bahia pode enfrentar o Vitória na Copa do Brasil; veja possíveis adversários [Bahia pode enfrentar o Vitória na Copa do Brasil; veja possíveis adversários]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238359/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Bahia pode enfrentar o Vitória na Copa do Brasil; veja possíveis adversários
20 de Março de 2026Foto: Gleidson Santana / Bahia Notícias
![Salvador discute presença de animais em festas populares e eventos; entenda o debate [Salvador discute presença de animais em festas populares e eventos; entenda o debate]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238358/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Salvador discute presença de animais em festas populares e eventos; entenda o debate
20 de Março de 2026Foto: Reprodução/ Redes Sociais
![Salvador terá show do Jammil no Humaitá em comemoração ao aniversário da cidade [Salvador terá show do Jammil no Humaitá em comemoração ao aniversário da cidade]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238357/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Salvador terá show do Jammil no Humaitá em comemoração ao aniversário da cidade
19 de Março de 2026Foto: Divulgação
![Bahia regulamenta entrada de agentes em imóveis para ações de saúde pública [Bahia regulamenta entrada de agentes em imóveis para ações de saúde pública]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238356/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Bahia regulamenta entrada de agentes em imóveis para ações de saúde pública
19 de Março de 2026Foto: Matheus Pereira / GovBA / Saúde GovBA
![Jogadora brasileira do Atlético de Madrid é alvo de acusação de racismo em semifinal na Espanha [Jogadora brasileira do Atlético de Madrid é alvo de acusação de racismo em semifinal na Espanha]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238355/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Jogadora brasileira do Atlético de Madrid é alvo de acusação de racismo em semifinal na Espanha
19 de Março de 2026Foto: Divulgação / Atlético de Madrid
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
