Na mídia: em 2013, Congresso deve desatar nós da economia, diz Pinheiro
15 de Fevereiro de 2013 -Piatã
Um ano para enfrentar desafios econômicos no Congresso Nacional. Muito mais que a votação do Orçamento Geral da União (OGU) deste ano, pendente desde o final do ano passado por conta de uma resistência de parlamentares que pressionam pela votação de suas emendas e pela dúvida jurídica em torno da ordem de votação dos vetos presidenciais, o Parlamento vai ter de se concentrar na solução de conflitos que envolvem questões federativas e que precisam conciliar os interesses de diversos estados. Mesmo dentro das bancadas mais fiéis ao governo da presidenta Dilma Rousseff, frisa a reportagem, há opiniões bem diferentes sobre temas delicados como, por exemplo, a distribuição dos royalties do petróleo.
Em entrevista à revista IstoÉ Dinheiro desta semana, o senador Walter Pinheiro, que conduziu a bancada do PT enquanto se travaram boa parte desses embates no ano passado – e que agora precisam ser votados - “nunca é fácil convencer 81 senadores e 513 deputados federais do que é melhor para o País ou para a economia”, apontou o senador. Para ele, a pauta federativa é muito importante, “pois devolve aos Estados a oportunidade de recuperar sua capacidade de investimento”, disse Pinheiro.
Ele antecipou para a publicação o que devem ser os maiores conflitos desse ano legislativo. Todos são projetos que envolvem, de certo modo, a redistribuição de recursos entre os estados, na qual um terá de abrir mão do que recebe hoje em benefício de outro. Como, por exemplo, a discussão no Congresso em torno da proposta que prevê a divisão do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no comércio eletrônico entre os estados de origem e destino do produto – segmento que movimentou R$ 24 bilhões em 2012, com crescimento de 29% em relação ao ano anterior. Hoje, todo o imposto fica com o Estado que vendeu o produto.
Outro nó a ser desatado é a nova fórmula para repartição dos recursos do Fundo de Participação dos Estados (FPE), com valor estimado em R$ 74 bilhões neste ano. O senador é relator do projeto que propõe nova fórmula de partilha. Também à espera de votação, publica a revista, está a medida provisória que desobstrui investimentos nos portos e permite a livre movimentação de cargas e abre o caminho para a licitação para operação de todos os portos públicos. Para a Confederação Nacional da Indústria (CNI), essa mudança deve reduzir os custos de transporte e aumentar a competitividade da indústria brasileira.
Aparentemente, o único ponto sobre o qual o consenso já é uma certeza é o projeto de lei complementar que altera o indexador das dívidas dos Estados e municípios, reduzindo o índice. O projeto atende a uma demanda antiga de governadores e prefeitos, unifica as alíquotas interestaduais de ICMS em 4%, e acaba com a guerra fiscal.
Comentários
Outras Notícias
![Contrato do BBB 26 vem à tona e revela regras rígidas e cláusulas polêmicas [Contrato do BBB 26 vem à tona e revela regras rígidas e cláusulas polêmicas]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238360/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Contrato do BBB 26 vem à tona e revela regras rígidas e cláusulas polêmicas
20 de Março de 2026Foto: Divulgação
![Bahia pode enfrentar o Vitória na Copa do Brasil; veja possíveis adversários [Bahia pode enfrentar o Vitória na Copa do Brasil; veja possíveis adversários]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238359/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Bahia pode enfrentar o Vitória na Copa do Brasil; veja possíveis adversários
20 de Março de 2026Foto: Gleidson Santana / Bahia Notícias
![Salvador discute presença de animais em festas populares e eventos; entenda o debate [Salvador discute presença de animais em festas populares e eventos; entenda o debate]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238358/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Salvador discute presença de animais em festas populares e eventos; entenda o debate
20 de Março de 2026Foto: Reprodução/ Redes Sociais
![Salvador terá show do Jammil no Humaitá em comemoração ao aniversário da cidade [Salvador terá show do Jammil no Humaitá em comemoração ao aniversário da cidade]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238357/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Salvador terá show do Jammil no Humaitá em comemoração ao aniversário da cidade
19 de Março de 2026Foto: Divulgação
![Bahia regulamenta entrada de agentes em imóveis para ações de saúde pública [Bahia regulamenta entrada de agentes em imóveis para ações de saúde pública]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238356/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Bahia regulamenta entrada de agentes em imóveis para ações de saúde pública
19 de Março de 2026Foto: Matheus Pereira / GovBA / Saúde GovBA
![Jogadora brasileira do Atlético de Madrid é alvo de acusação de racismo em semifinal na Espanha [Jogadora brasileira do Atlético de Madrid é alvo de acusação de racismo em semifinal na Espanha]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238355/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Jogadora brasileira do Atlético de Madrid é alvo de acusação de racismo em semifinal na Espanha
19 de Março de 2026Foto: Divulgação / Atlético de Madrid
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
