Manifestantes do transporte alternativo lotam as ruas de Salvador nesta segunda-feira
22 de Julho de 2019 - Redação Cabula agora![Manifestantes do transporte alternativo lotam as ruas de Salvador nesta segunda-feira [Manifestantes do transporte alternativo lotam as ruas de Salvador nesta segunda-feira]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/225179/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
Classe pede regulamentação da atividade
Motoristas dos transportes alternativos levaram ocuparam as vias do Centro Administrativo do Estado da Bahia (CAB), na manhã desta segunda-feira (22). O protesto em prol da regulamentação da atividade no país, levou cerca de 400 vans as ruas e pouco mais de 800 trabalhadores baianos que se reuniam em frente à Assembleia Legislativa do Estado (Alba) e do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA).
A manifestação nacional acontece depois que o presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei nº 13.855, aprovada pelo Congresso Nacional, que altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que dispõe sobre transporte escolar e transporte remunerado não licenciado. O projeto altera o CTB em seus artigos 230 e 231, para aumentar as penas de “conduzir o veículo sem portar a autorização para condução de escolares, na forma estabelecida no artigo 136”, e de “transitar com o veículo efetuando transporte remunerado de pessoas ou bens, quando não for licenciado para esse fim, salvo casos de força maior ou com permissão da autoridade competente”.
"Estamos na UTI. Temos até 80 dias para trabalhar. Essa lei derruba uma liminar da Justiça. Como estamos irregulares se obedecemos todos os requisitos do Código de Trânsito, como vistorias constantes e o fato de todos os motoristas estarem devidamente habilitados? Como somos irregulares?", declarou Roberto Oliveira, um dos líderes do movimento, em entrevista.
"Serão mais de três milhões de desempregados em todo o estado, sem falar no reflexo indireto, como as oficinas de manutenção e as empresas de vendas de peças para as vans", argumentou. "Atualmente, em Salvador, atuam 600 cooperativas que transportam por dia 200 pessoas a partir das 3h30.
De acordo com os manifestantes, eles vão percorrer as ruas da cidade até o Ministério Público Federal no CAB. Logo após, as vans seguirão para a Prefeitura de Salvador na Praça Municipal. Os organizadores da manifestação ressaltam que os transportes alternativos são responsáveis pela geração de centenas de empregos em todo o estado.
Comentários
Outras Notícias
![Mais Médicos Especialistas: Saúde estende prazo para adesão ao programa [Mais Médicos Especialistas: Saúde estende prazo para adesão ao programa]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237636/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Mais Médicos Especialistas: Saúde estende prazo para adesão ao programa
08 de Julho de 2025Foto: Divulgação / Ministério da Saúde
![Mais de 11 milhões de brasileiros já usaram cocaína ou crack, revela estudo da Unifesp [Mais de 11 milhões de brasileiros já usaram cocaína ou crack, revela estudo da Unifesp]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237635/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Mais de 11 milhões de brasileiros já usaram cocaína ou crack, revela estudo da Unifesp
08 de Julho de 2025Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil
![Bahia tem 3,8 UBS por 100 mil habitantes, aponta levantamento do Ministério da Saúde [Bahia tem 3,8 UBS por 100 mil habitantes, aponta levantamento do Ministério da Saúde]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237634/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Bahia tem 3,8 UBS por 100 mil habitantes, aponta levantamento do Ministério da Saúde
08 de Julho de 2025Foto: Imagem ilustrativa / Betto Jr. / Secom
![Viúva de Gal Costa é condenada por prejuízos causados à compradora de imóvel da artista [Viúva de Gal Costa é condenada por prejuízos causados à compradora de imóvel da artista]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237633/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Viúva de Gal Costa é condenada por prejuízos causados à compradora de imóvel da artista
08 de Julho de 2025Foto: Instagram
![Governo propõe plano de ressarcimento para vítimas de descontos indevidos do INSS [Governo propõe plano de ressarcimento para vítimas de descontos indevidos do INSS]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237632/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Governo propõe plano de ressarcimento para vítimas de descontos indevidos do INSS
07 de Julho de 2025Foto: Marcelo Camargo / EBC
![Dia Nacional da Axé Music é aprovado no Senado e segue para sanção presidencial [Dia Nacional da Axé Music é aprovado no Senado e segue para sanção presidencial]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237631/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Dia Nacional da Axé Music é aprovado no Senado e segue para sanção presidencial
07 de Julho de 2025Foto: Reprodução
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023