Bahia

Seminário sobre samba presta homenagem a Riachão

21 de Agosto de 2019 - Redação Cabula agora
[Seminário sobre samba presta homenagem a Riachão]

O seminário 'Eu Sou o Samba' levou para o auditório do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), em Salvador, a história do ritmo, a origem, as características e as variações, na tarde desta terça-feira (20).

Como parte do mês da Cultura Popular, promovido pelo órgão, o evento teve como homenageado o compositor e sambista soteropolitano Riachão que, aos 97 anos, é uma das maiores referências vivas do ritmo.
"Com esta homenagem e com o carinho deste órgão, eu só tenho que pedir a Deus para tomar conta de todos que realmente procuram prestigiar o artista. Não tenho palavras para dizer sobre a felicidade [desta homenagem]", declarou o artista, que foi ao seminário acompanhado de familiares.
Segundo o coordenador honorário de cultura do IGHB, Jaime Nascimento, a programação do evento priorizou juntar sambistas e pesquisadores. "A ideia é juntar essas duas feições: o samba, enquanto umas das manifestações da cultura popular, e Riachão, como um dos nossos mais populares sambistas", explicou. 
O seminário destacou a trajetória pessoal e musical de Riachão a partir de depoimentos da cantora e historiadora Juliana Ribeiro. Dentre os palestrantes, também estavam os cantores e compositores Roberto Mendes e Chocolate da Bahia, além do sambista e pesquisador Ênio Bernardes e da historiadora Alessandra Carvalho da Cruz, pesquisadora do gênero musical.

Comentários

Outras Notícias

[Cachorro da raça Spitz vira meme ao urinar com 'performance artística']
Brasil

Cachorro da raça Spitz vira meme ao urinar com 'performance artística'

10 de Julho de 2025

Foto: reprodução/internet

[ANS determina que planos de saúde expliquem por escrito recusas de cobertura]
Saúde

ANS determina que planos de saúde expliquem por escrito recusas de cobertura

10 de Julho de 2025

Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil

[Surto de hepatite A em São Paulo afeta principalmente homens gays e amplia vacinação]
Saúde

Surto de hepatite A em São Paulo afeta principalmente homens gays e amplia vacinação

10 de Julho de 2025

Foto: Tomaz Silva / EBC

[Ana Hickmann comenta diagnóstico de Edu Guedes e reforça fé na recuperação]
Fofoca

Ana Hickmann comenta diagnóstico de Edu Guedes e reforça fé na recuperação

10 de Julho de 2025

Foto: Instagram

[BRICS firma acordo para enfrentar doenças ligadas à exclusão social]
Economia

BRICS firma acordo para enfrentar doenças ligadas à exclusão social

09 de Julho de 2025

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

[Anvisa proíbe comercialização de azeite “Vale dos Vinhedos” por irregularidades]
Saúde

Anvisa proíbe comercialização de azeite “Vale dos Vinhedos” por irregularidades

09 de Julho de 2025

Foto: Divulgação / Eduardo Benini

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121