Salvador intensifica combate ao Aedes aegypti para Carnaval
11 de Fevereiro de 2020 -Redação Cabula agora![Salvador intensifica combate ao Aedes aegypti para Carnaval [Salvador intensifica combate ao Aedes aegypti para Carnaval]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/227509/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
A menos de dez dias para o Carnaval, Salvador vai intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti a partir desta quarta-feira (12).
Para garantir o controle vetorial do inseto transmissor da dengue, zika e chikugunya, os agentes de endemia farão aplicação de inseticida e borrifação ultrabaixo volume (UBV Costal) nos circuitos Dodô (Barra/Ondina), Osmar (Campo Grande) e Batatinha (Pelourinho), além das localidades com festa de Momo.
A ação é realizada através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), e vai contar este ano com o carro fumacê para um maior alcance e agilidade das atividades. De acordo com a sugerente de arboviroses do CCZ, Isolina Miguez, as ações já vêm sendo realizadas desde o início do ano nos circuitos de folia, com a eliminação dos focos com a aplicação de larvicidas nas visitas casa a casa, além do tratamento nos logradouros públicos como praças e ponto de ônibus.
“Nesta etapa, o inseticida é utilizado a ultrabaixo volume. Isso significa que ele sai de uma maneira que fica em suspensão no ar por algum tempo para pegar o mosquito durante o vôo. Estamos usando a quantidade determinada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), portanto, não há riscos à população”, pontua Isolina.
Circuitos – Nas localidades dos circuitos tradicionais e nas comunidades que receberão a folia nos bairros como Cajazeiras X, Boca do Rio, Plataforma, Periperi, Pau da Lima, Itapuã e Liberdade, a aplicação de larvicidas e borrifação Ultrabaixo Volume (UBV) ocorre nos dias 12, 13, 17, 18 e 19 de fevereiro. As ações acontecem sempre à noite ou em horários estratégicos para evitar aglomeração de pessoas.
Os profissionais também intensificarão os trabalhos educativos no aeroporto, rodoviária, porto de Salvador, ferry boat e estações transbordo prestando orientações a respeito de medidas de prevenção das doenças. Equipes do CCZ também estarão de plantão durante todo o período da folia para realizar o bloqueio focal nas residências com suspeita de pessoas acometidas por alguma arbovirose.
Comentários
Outras Notícias
![Bahia registra aumento histórico na doação de sangue durante o Carnaval de 2026 [Bahia registra aumento histórico na doação de sangue durante o Carnaval de 2026]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238272/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Bahia registra aumento histórico na doação de sangue durante o Carnaval de 2026
23 de Fevereiro de 2026Foto: Mateus Pereira / GovBA
![Estudantes de medicina da rede privada têm desempenho inferior aos das universidades públicas no Enamed [Estudantes de medicina da rede privada têm desempenho inferior aos das universidades públicas no Enamed]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238271/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Estudantes de medicina da rede privada têm desempenho inferior aos das universidades públicas no Enamed
23 de Fevereiro de 2026Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil
![Empresário expõe dificuldades dos trios elétricos no Carnaval e aponta baixa rentabilidade do setor [Empresário expõe dificuldades dos trios elétricos no Carnaval e aponta baixa rentabilidade do setor]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238270/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Empresário expõe dificuldades dos trios elétricos no Carnaval e aponta baixa rentabilidade do setor
23 de Fevereiro de 2026Foto: Ascom/PMS
![Lázaro Ramos prepara novo longa e retoma parceria com roteirista de “Madame Satã” e “Cidade Baixa” [Lázaro Ramos prepara novo longa e retoma parceria com roteirista de “Madame Satã” e “Cidade Baixa”]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238269/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Lázaro Ramos prepara novo longa e retoma parceria com roteirista de “Madame Satã” e “Cidade Baixa”
23 de Fevereiro de 2026Foto: Instagram
![Escolas já podem responder à segunda fase do Censo Escolar 2025 [Escolas já podem responder à segunda fase do Censo Escolar 2025]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238276/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Escolas já podem responder à segunda fase do Censo Escolar 2025
22 de Fevereiro de 2026Foto: Alexandre Campbell/IMPA
![Mais Médicos Especialistas: inscrições terminam neste domingo [Mais Médicos Especialistas: inscrições terminam neste domingo]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238275/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Mais Médicos Especialistas: inscrições terminam neste domingo
22 de Fevereiro de 2026Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
