Bahia

“Salvador é multicultural e temos de criar meios para mais acesso à arte”, diz Suíca na saída do Ilê

22 de Fevereiro de 2020 -Redação Cabula agora
[“Salvador é multicultural e temos de criar meios para mais acesso à arte”, diz Suíca na saída do Ilê]

A multiplicidade da cultura de Salvador no carnaval foi, mais uma vez, destacada pelo vereador Luiz Carlos Suíca (PT) durante a saída do Ilê Aiyê, neste sábado (22), no Curuzu

Ao lado do governador Rui Costa (PT) e da militância petista, Suíca voltou a defender a democratização do acesso à cultura e arte e celebrou os investimentos do governo estadual nos blocos afros. No terceiro dia de festa, o edil enalteceu o ‘Mais belo dos belos’ como fundamental para o povo negro reforçando a resistência e a representatividade e voltou a defender a atuação dos trabalhadores de limpeza urbana. 

“Salvador é multicultural e temos de criar meios para mais acesso à arte. O Ilê, por exemplo, tem sua história marcada por resistência, por ações que mantêm viva nossa ancestralidade. Permite a perpetuação cultural de nossa origem africana no que diz respeito à música, dança, língua e entre outros aspectos culturais. E promove projetos sociais para o povo negro dentro da nossa ‘segunda África’, que é Salvador. Por isso investimentos são importantes”, afirmou Suíca ao lado de Vovô do Ilê.

Sobre os trabalhadores de limpeza urbana, o vereador disse que “a folia é garantida com a promoção da saúde para os foliões”. Ele citou a coordenadora-geral do SindilimpBA, Ana Angélica, que esteve com sindicalistas durante a saída do bloco Soweto na festa soteropolitana na última sexta (21). Ela comentou sobre novos desafios para o próximo período e defendeu a democratização da cultura. “O SindilimpBA, juntamente com o mandato do vereador Suíca, tem prazer de promover alegria para essa classe trabalhadora, que passa todos os dias por desafios. E vamos seguir com campanhas importantes durante todo o ano”.

Ainda no sábado (22), Suíca seguiu para o bairro do Nordeste de Amaralina para fortalecer o carnaval descentralizado. “O carnaval nos bairros é uma forma de valorização da comunidade local no sentido de pertencimento histórico e cultural, maior interação entre as famílias além de aquecer o comércio local”, frisa Suíca. Neste ano, o carnaval descentralizado acontecerá em dez bairros de Salvador além de Nordeste de Amaralina, tem Boca do Rio, Cajazeiras, Centro Histórico, Itapuã, Liberdade, Pau da Lima, Periperi, Piatã, Plataforma e Rio Vermelho.
 

Comentários

Outras Notícias

[STF revela nomes de servidores suspeitos de acessar dados sigilosos; alvo atua em Salvador]
Justiça

STF revela nomes de servidores suspeitos de acessar dados sigilosos; alvo atua em Salvador

20 de Fevereiro de 2026

Foto: Edu Mota / Brasília

[Regulação na Bahia atende 71% dos pacientes em até 24 horas, afirma Roberta Santana]
Saúde

Regulação na Bahia atende 71% dos pacientes em até 24 horas, afirma Roberta Santana

20 de Fevereiro de 2026

Foto: Maurício Leiro / Bahia Notícias

[Postos da Sesab realizam mais de 24 mil testes de ISTs durante o Carnaval]
Saúde

Postos da Sesab realizam mais de 24 mil testes de ISTs durante o Carnaval

20 de Fevereiro de 2026

Foto: Divulgação

[Porto Alegre confirma novo caso de Mpox registrado durante o Carnaval]
Saúde

Porto Alegre confirma novo caso de Mpox registrado durante o Carnaval

20 de Fevereiro de 2026

A Prefeitura de Porto Alegre confirmou um novo caso de Mpox em 2026. A doença, causada por um vírus da mesma família da varíola, teve a infecção registrada fora do município, segundo informações da Vigilância Epidemiológica.

[“Vai Logo, Vida” lidera reproduções no YouTube durante o Carnaval de Salvador]
Bahia

“Vai Logo, Vida” lidera reproduções no YouTube durante o Carnaval de Salvador

19 de Fevereiro de 2026

Foto: Ednei Cunha / Bahia Notícias

[Coutinho comunica desejo de rescindir contrato e surpreende o Vasco]
Esportes

Coutinho comunica desejo de rescindir contrato e surpreende o Vasco

19 de Fevereiro de 2026

Foto: Matheus Lima/Vasco

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias