Bahia registra 13 óbitos em 24 horas devido ao coronavírus e total de casos chega a 3.734
05 de Maio de 2020 - Redação Cabula agora![Bahia registra 13 óbitos em 24 horas devido ao coronavírus e total de casos chega a 3.734 [Bahia registra 13 óbitos em 24 horas devido ao coronavírus e total de casos chega a 3.734]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/228477/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
Nesta semana, serão abertos novos leitos clínicos e de UTI nos municípios de Salvador, Vitória da Conquista e Ilhéus
A Bahia registra 3.734 casos confirmados de Covid-19, o que representa 24,35% do total de casos notificados no estado. Considerando o número de 817 pacientes recuperados e 141 óbitos, 2.776 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos.
Os casos confirmados ocorreram em 150 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (63,43%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes são: Ilhéus (1.484,66), Uruçuca (1.364,59), Itabuna (1.092,75), Coaraci (1.059,26) e Salvador (825,11).
O boletim epidemiológico registra 7.930 casos descartados e 15.336 notificações em toda a Bahia. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.
Taxa de ocupação
Na Bahia, dos 742 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para Covid-19, 382 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 51%. No que se refere aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 313 leitos exclusivos para o coronavírus, 182 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 58%. Cabe ressaltar que o número de leitos é flutuante, representando o quantitativo exato de vagas disponíveis no dia. Intercorrências com equipamentos, rede de gases ou equipes incompletas, por exemplo, inviabilizam a disponibilidade do leito. Nesta semana, serão abertos novos leitos clínicos e de UTI nos municípios de Salvador, Vitória da Conquista e Ilhéus. Ressalte-se que novos leitos são abertos progressivamente mediante o aumento da demanda.
Exames
O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) realizou 21.602 exames do tipo RT-PCR, que é o padrão ouro para identificar o genoma viral do coronavírus, no período de 1° de março a 4 de maio de 2020. Atualmente, 1.663 amostras estão em análise laboratorial e os exames são liberados em até 48 horas.
Óbitos
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) contabiliza 141 mortes pelo novo coronavírus nos seguintes municípios: Adustina (1); Água Fria (1); Araci (1); Belmonte (1); Buerarema (1); Camaçari (1); Capim Grosso (1); Catu* (1); Feira de Santana (2); Gongogi (2); Ibirataia (1); Ilhéus (5); Ipiaú (2); Itabuna (5); Itagibá (1); Itapé (1); Itapetinga (2); Jequié* (1); Juazeiro (1); Lauro de Freitas (5); Maraú (1); Nilo Peçanha (1); Salvador (91); São Francisco do Conde (1); Ubaitaba (1); Uruçuca (4); Utinga (1); Vereda* (1); Vitória da Conquista (4). Estes números contabilizam todos os registros de janeiro até as 17 horas desta segunda-feira (4).
135º óbito: homem de 85 anos, residente em Salvador, com histórico de Alzheimer. O paciente estava internado em um hospital filantrópico na capital baiana, vindo a falecer hoje (4).
136º óbito: mulher de 79 anos, residente em Salvador, com histórico de Alzheimer. A paciente estava internada em um hospital filantrópico na capital baiana, vindo a falecer nesta segunda-feira (4).
137º óbito: criança do sexo feminino de 2 anos, residente em Ipiaú, com histórico de toxoplasmose congênita. A paciente estava internada em um hospital público no município de Jequié, sendo admitida em 29 de abril, evoluindo a óbito em 30 de abril.
138º óbito: mulher de 76 anos, residente em Salvador, com histórico de hipertensão, diabetes e fibrose pulmonar. A paciente estava internada em um hospital filantrópico na capital baiana, vindo a falecer neste domingo (3).
139º óbito: homem de 80 anos, residente em Salvador, com histórico de doença cardiovascular. O paciente estava internado em um hospital filantrópico na capital baiana, vindo a falecer ontem (3).
140º óbito: bebê do sexo feminino de 3 meses, residente em Salvador, sem histórico de comorbidades. A paciente estava internada em um hospital da rede privada na capital baiana, vindo a falecer em 3 de maio.
141º óbito: homem de 57 anos, residente em Ibirataia, com histórico de diabetes. O paciente estava internado em um hospital público no município de Ibirataia, vindo a falecer em 23 de abril. A notificação tardia é fruto do aprofundamento da investigação epidemiológica solicitada pela Base Regional de Saúde, em Jequié.
Comentários
Outras Notícias
![Senado aprova projetos que antecipam idade para mamografia gratuita no SUS [Senado aprova projetos que antecipam idade para mamografia gratuita no SUS]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237652/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Senado aprova projetos que antecipam idade para mamografia gratuita no SUS
15 de Julho de 2025Foto: Geraldo Magela / Agência Senado
![Djamila Ribeiro participa de roda de conversa gratuita em Salvador no Dia da Mulher Negra Latino-Caribenha [Djamila Ribeiro participa de roda de conversa gratuita em Salvador no Dia da Mulher Negra Latino-Caribenha]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237651/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Djamila Ribeiro participa de roda de conversa gratuita em Salvador no Dia da Mulher Negra Latino-Caribenha
15 de Julho de 2025Fotos: Divulgação | Reprodução / Instagram
![Maíra Azevedo estreia solo cômico sobre os dilemas da mulher moderna em Salvador [Maíra Azevedo estreia solo cômico sobre os dilemas da mulher moderna em Salvador]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237650/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Maíra Azevedo estreia solo cômico sobre os dilemas da mulher moderna em Salvador
15 de Julho de 2025Foto: Reprodução / Instagram
![SSP ativa centro de monitoramento para acompanhar operação contra o crime organizado [SSP ativa centro de monitoramento para acompanhar operação contra o crime organizado]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237649/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
SSP ativa centro de monitoramento para acompanhar operação contra o crime organizado
15 de Julho de 2025Foto: Divulgação
![Projeto beneficente de Davi Brito é alvo de denúncia por suspeita de fraude [Projeto beneficente de Davi Brito é alvo de denúncia por suspeita de fraude]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237648/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Projeto beneficente de Davi Brito é alvo de denúncia por suspeita de fraude
14 de Julho de 2025Foto: Instagram
![Haddad critica sobretaxas dos EUA e acusa família Bolsonaro de atuar contra o país [Haddad critica sobretaxas dos EUA e acusa família Bolsonaro de atuar contra o país]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237647/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Haddad critica sobretaxas dos EUA e acusa família Bolsonaro de atuar contra o país
14 de Julho de 2025Foto: Valter Campanato / Agência Brasil
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023