Bahia

Salvador é uma das 8 capitais que não estão prontas para flexibilização, aponta estudo

23 de Junho de 2020 -Redação Cabula agora
[Salvador é uma das 8 capitais que não estão prontas para flexibilização, aponta estudo ]

Salvador figura entre as oito das principais capitais do Brasil que não estavam prontas para flexibilizar medidas de isolamento social em meio à pandemia do novo coronavírus

A conclusão é de uma pesquisa realizada pela Universidade de Oxford e publicada na segunda-feira (22). Entre os principais problemas encontrados pelos autores do estudo está a falta de testagem.

Segundo o levantamento, além da capital baiana, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Fortaleza, Goiânia, Manaus e Porto Alegre “não atenderam aos critérios da OMS, embora as políticas de resposta à Covid-19 tenham reduzido a mobilidade” dos habitantes.

As principais deficiências, segundo os autores, são as seguintes:

Não há testes em volume adequado

Não há um programa de rastreamento de contato para tentar conter o contágio

Os brasileiros não sabem o que fazer se apresentarem sintomas ou se tiverem contato com pessoas que tiverem sintomas

A Escola de Governo da Universidade de Oxford tem analisado a forma como 170 países deram respostas à epidemia do coronavírus.

A pesquisa levantou quais foram as políticas públicas implementadas, e com qual grau de rigidez, em cada um deles.

Há alguns países, especialmente aqueles que se organizam como uma federação, onde as decisões dos governos subnacionais são relevantes. É o caso do Brasil.

O Brasil foi o primeiro para o qual foi feito um estudo com dados de unidades subnacionais –estados e municípios.

O projeto no país é resultado de um projeto realizado por pesquisadores da Blavatnik School of Goverment, de Oxford, da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas e da Universidade de São Paulo.

Equipe da USP e da FGV levantaram as medidas para as unidades federativas.

“Para esse estudo, foi feita uma pesquisa telefônica entre 6 e 27 de maio, com 1.654 pessoas, para avaliar qual é o entendimento das pessoas a respeito da crise da Covid-19 e o que é preciso fazer.

Por fim, também foram levados em consideração os dados de mobilidade com base nos deslocamentos de telefone celular.

“Com os dados que coletamos, as cidades não atingiram os critérios da OMS para que a flexibilização fosse feita de forma segura”, afirma Beatriz Kira, autora e pesquisadora na Escola de Governo de Oxford.
 

Comentários

Outras Notícias

[Bahia registra mais de 170 mil acidentes com animais peçonhentos em cinco anos]
Bahia

Bahia registra mais de 170 mil acidentes com animais peçonhentos em cinco anos

18 de Agosto de 2026

Foto aprimorada com uso de IA (Gemini): Jailton Farias/Giro Ipiaú

[Terceirizados da Creta na Uesb de Vitória da Conquista chegam ao quinto dia de paralisação ]
Bahia

Terceirizados da Creta na Uesb de Vitória da Conquista chegam ao quinto dia de paralisação

17 de Agosto de 2026

Cinco dias de paralisação na Uesb de Vitória da Conquista | FOTO: Divulgação |

[Sistema de reconhecimento facial da Bahia ultrapassa marca de 6,1 mil prisões]
Justiça

Sistema de reconhecimento facial da Bahia ultrapassa marca de 6,1 mil prisões

17 de Agosto de 2026

Fotos: Denisse Salazar/GOVBA

[Simaria confirma retorno aos palcos com gravação de primeiro projeto solo]
Fofoca

Simaria confirma retorno aos palcos com gravação de primeiro projeto solo

17 de Agosto de 2026

Foto: Instagram

[TSE determina remoção de vídeo que associa Lula ao PCC e ao CV]
Política

TSE determina remoção de vídeo que associa Lula ao PCC e ao CV

16 de Agosto de 2026

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

[Inscrição para vestibular da Fuvest começa nesta segunda-feira]
Educação

Inscrição para vestibular da Fuvest começa nesta segunda-feira

16 de Agosto de 2026

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil/Arquivo

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias