A operação visa desarticular uma organização criminosa que fraudava benefícios previdenciários na Bahia.
07 de Julho de 2020 -Redação Cabula agora![A operação visa desarticular uma organização criminosa que fraudava benefícios previdenciários na Bahia. [A operação visa desarticular uma organização criminosa que fraudava benefícios previdenciários na Bahia.]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/228993/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
Do número total, três mandados são de prisão preventiva, 10 mandados de busca, uma medida de recolhimento domiciliar, além de três afastamentos de função pública dos servidores suspeitos de fraudes.
A Operação Teia de Aranha, realizada entre a Polícia Federal e a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, cumpre 17 medidas judiciais nas cidades de Salvador, Camaçari e Candeias, na manhã desta terça-feira (07). A operação visa desarticular uma organização criminosa que fraudava benefícios previdenciários na Bahia.
Do número total, três mandados são de prisão preventiva, 10 mandados de busca, uma medida de recolhimento domiciliar, além de três afastamentos de função pública dos servidores suspeitos de fraudes.
Conforme a PF, o grupo, que atuava pelo menos desde 2018, manipulava perícias médicas em troca de vantagens financeiras indevidas, com vistas a ativar e/ou manter ativos benefícios previdenciários fraudulentos, em sua maioria da espécie auxílio-doença.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Durante as investigações foi revelada a existência de uma rede criminosa de despachantes/intermediários especializados na execução da fraude em desfavor do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, bem como no direcionamento de perícias-médicas. Esses intermediários contavam com o auxílio de servidores do próprio INSS e de um médico-perito para a consecução dos atos ilícitos.
O valor do prejuízo estimado com as fraudes já supera a R$ 4 milhões de reais, relativos a cerca de 80 benefícios previdenciários suspeitos. A PF ainda acredita que este número aumente com o avançar das investigações e a identificação outras fraudes.
Os envolvidos responderão por integrar organização criminosa, estelionato previdenciário, inserção de dados falsos em sistemas de informações, corrupção ativa, corrupção passiva, dentre outros, com penas que, se somadas, podem chegar a mais de 50 anos de prisão.
Comentários
Outras Notícias
![Bahia registra mais de 170 mil acidentes com animais peçonhentos em cinco anos [Bahia registra mais de 170 mil acidentes com animais peçonhentos em cinco anos]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238835/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Bahia registra mais de 170 mil acidentes com animais peçonhentos em cinco anos
18 de Agosto de 2026Foto aprimorada com uso de IA (Gemini): Jailton Farias/Giro Ipiaú
![Terceirizados da Creta na Uesb de Vitória da Conquista chegam ao quinto dia de paralisação [Terceirizados da Creta na Uesb de Vitória da Conquista chegam ao quinto dia de paralisação ]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238834/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Terceirizados da Creta na Uesb de Vitória da Conquista chegam ao quinto dia de paralisação
17 de Agosto de 2026Cinco dias de paralisação na Uesb de Vitória da Conquista | FOTO: Divulgação |
![Sistema de reconhecimento facial da Bahia ultrapassa marca de 6,1 mil prisões [Sistema de reconhecimento facial da Bahia ultrapassa marca de 6,1 mil prisões]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238833/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Sistema de reconhecimento facial da Bahia ultrapassa marca de 6,1 mil prisões
17 de Agosto de 2026Fotos: Denisse Salazar/GOVBA
![Simaria confirma retorno aos palcos com gravação de primeiro projeto solo [Simaria confirma retorno aos palcos com gravação de primeiro projeto solo]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238832/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Simaria confirma retorno aos palcos com gravação de primeiro projeto solo
17 de Agosto de 2026Foto: Instagram
![TSE determina remoção de vídeo que associa Lula ao PCC e ao CV [TSE determina remoção de vídeo que associa Lula ao PCC e ao CV]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238831/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
TSE determina remoção de vídeo que associa Lula ao PCC e ao CV
16 de Agosto de 2026Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil
![Inscrição para vestibular da Fuvest começa nesta segunda-feira [Inscrição para vestibular da Fuvest começa nesta segunda-feira]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238830/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Inscrição para vestibular da Fuvest começa nesta segunda-feira
16 de Agosto de 2026Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil/Arquivo
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
