Bahia

Bahia tem maior taxa de analfabetismo do país em 2019, aponta IBGE

16 de Julho de 2020 - Redação Cabula agora
[Bahia tem maior taxa de analfabetismo do país em 2019, aponta IBGE]

Um estudo divulgado nesta quarta-feira (15) pelo Instituto de Geografia e Estatística (IBGE) revela que a Bahia tem o maior número de analfabetos do país.

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), em 2019, mais de 1,5 milhão de pessoas de 15 anos ou mais não sabiam ler nem escrever um bilhete simples, o que corresponde a 13% da população do estado.
Ainda de acordo com o IBGE, esse número é 2,8% maior que o verificado em 2018, e 3% superior ao de 2016. O estudo revela que o percentual de analfabetos é maior entre os mais velhos. Nove em cada 10 analfabetos têm 40 anos ou mais de idade (89%), e pouco mais da metade (54,8%) é de idosos (60 anos ou mais).
Outro fator analisado na pesquisa é a desigualdade por raça ou cor. De acordo com a PNADC, na Bahia, a taxa de analfabetismo entre os que se declaram pretos ou pardos (13,5%) é superior a dos que se declaram brancos (10,4%). Essa diferença aumenta na população idosa: 39,2% dos pretos ou pardos com 60 anos ou mais de idade são analfabetos. O brancos somam 26,9%.

Comentários

Outras Notícias

[Preta Gil é homenageada com estátua em Copacabana, ao lado de Gilberto Gil]
Brasil

Preta Gil é homenageada com estátua em Copacabana, ao lado de Gilberto Gil

22 de Setembro de 2025

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[“O Agente Secreto” é escolhido para representar o Brasil no Oscar 2026]
Brasil

“O Agente Secreto” é escolhido para representar o Brasil no Oscar 2026

22 de Setembro de 2025

Foto: Divulgação

[TCE do Piauí investiga contrato milionário da empresa de Whindersson Nunes com Seduc]
Fofoca

TCE do Piauí investiga contrato milionário da empresa de Whindersson Nunes com Seduc

22 de Setembro de 2025

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Justiça do Rio mantém show de Leonardo após pedido de suspensão do MP]
Fofoca

Justiça do Rio mantém show de Leonardo após pedido de suspensão do MP

22 de Setembro de 2025

Foto: Divulgação

[Lula viaja neste domingo aos EUA para Assembleia Geral da ONU]
Política

Lula viaja neste domingo aos EUA para Assembleia Geral da ONU

21 de Setembro de 2025

Foto: Ricardo Stuckert/PR

[BNDES aprova R$ 1,2 bi para empresas afetadas pelo tarifaço]
Economia

BNDES aprova R$ 1,2 bi para empresas afetadas pelo tarifaço

20 de Setembro de 2025

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121