Bahia

Pernambués é o bairro com mais casos confirmados do novo coronavírus

17 de Setembro de 2020 -Jornal Correio da Bahia
[Pernambués é o bairro com mais casos confirmados do novo coronavírus]

Pernambués é o bairro com mais casos confirmados e também a região que, enquanto a cidade apresenta queda nos registros de infectados, mostra um avanço contínuo e numeroso da pandemia.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a localidade já acumula 3.143 pessoas infectadas, sendo que 684  pegaram o vírus de 17 de agosto para cá.
Mesmo com todos esses números, segundo os moradores, o local ainda é um dos bairros onde mais se desrespeita as normas sanitárias, a necessidade do uso de máscara e a proibição de festas que promovam aglomerações. 
O número total de casos e o crescimento do número de novos infectados preocupa a SMS. Cristiane Cardoso, coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), afirma que a SMS monitora com atenção a curva de casos no bairro.
“Obviamente, a gente vê esse crescimento em Pernambués com muita preocupação. Até porque o perfil da cidade como um todo vem com um número decrescente, o que oportunizou o processo de reabertura do comércio. Na contramão de tudo isso, temos esse aumento no número de casos no bairro que está sendo monitorado e que, a princípio, precisaria de um estudo mais apurado para indicarmos todas as causas dessa situação”, conta. 
No meio do fluxo, é possível notar descuidos com o uso da máscara e o distanciamento social. Comportamento arriscado em um ambiente que, ainda que não pareça, continua pandêmico. É justamente a maneira como as pessoas se comportam que tem grande peso na transmissão da doença de acordo com Cristiane.
“A questão da transmissão tem uma relação forte com o comportamento pessoal. E, às vezes, por mais que se tente fechar ou limitar o comércio, por mais que o poder público oriente as pessoas na intenção de evitar a propagação do vírus, sem a ajuda da população que descumpre as normas, fica mais complicado lidar com a pandemia”, diz. 
Quando se chega ao bairro, é fácil notar um número considerável, ainda que minoritário, de pessoas que não fazem o uso de máscara ao sair para as ruas. Mesmo sem usar o acessório de proteção, cidadãos circulam entre os outros e ignoram a recomendação de distanciamento social que seria ainda mais necessária quando alguém está sem máscara. De acordo com uma senhora, que não quis se identificar temendo hostilidade por parte dos vizinhos, a situação ocorre por conta da sensação das pessoas de que o período pandêmico terminou.  

"O descaso das pessoas é muito grande. Todo mundo acha que a pandemia já acabou por conta da reabertura de shoppings e outros estabelecimentos. Tem muito paredão, as pessoas bebem sem máscara e não fazem nenhuma questão de se cuidar. Não usam máscara, ficam em aglomerações. A verdade que já agem em sociedade como se tudo tivesse passado e quem tem consciência sabe que não passou", reclama.
Morador acredita que transporte público facilita a propagação do vírus em Pernambués 
Comércio 
Além do comportamento inadequado das pessoas, também é possível notar o descumprimeto de regras de funcionamento de Pernambués. Por lá, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), que é responsável pela fiscalização dos estabelecimento no processo de reabertura durante a pandemia, já interditou 147 estabelecimentos, colocando o bairro em segundo lugar nesta estatística entre os locais que ainda vivem sob restrição, ficando atrás apenas de São Cristóvão, com 152.
 A secretaria percebeu a inadequação e passou a intensificar as abordagens na localidade que, agora, é o bairro com mais vistorias feitas pela pasta.
Confira a seguir o número de vistorias e interdições nos bairros com restrições desde o início da pandemia:

Nordeste de Amaralina 
Total de Vistorias: 5.551
Total de Interdições: 62
Santa Cruz 
Total de Vistorias: 4.642
Total de Interdições: 64
Pernambués
Total de Vistorias: 16.447
Total de Interdições: 147
Saramandaia
Total de Vistorias: 2.286
Total de Interdições: 38
São Cristóvão
Total de Vistorias: 12.570
Total de Interdições: 152

Águas Claras
Total de Vistorias: 11.996
Total de Interdições: 88
 
Mata Escura 
Total de Vistorias: 2.197
Total de Interdições: 31

Situação dos bairros
Depois de seis meses de pandemia, Salvador chegou ao quantitativo total de 81.526 casos confirmado e 78.799 de pacientes que venceram o coronavírus. Veja a seguir os bairros com mais e menos casos da capital baiana:
Mais casos

1º - Pernambués (3.143)
2º - Santa Cruz (2.320)
3º - Pituba (2.165)
4º - Brotas (2.086)
5º - Fazenda Grande do Retiro (1.783)
6º - Itapuã (1.772)
7º - São Cristóvão (1.747)
8º - Liberdade (1.621)
9º - Nordeste de Amaralina (1599)
10º - Tancredo Neves (1.590)

Menos casos

1º - Ilha dos Frades (4)
2º - Porto Seco Pirajá (5)
3º - Moradas da Lagoa (6)
4º - Colinas de Periperi (7)
5º - Santa Luzia (9)
6º - Santo Agostinho (11)
7º - Aeroporto (11)
8º - Ilha de Bom Jesus dos Passos (13)
9º - Boa Vista de Brotas (21)

10º - Areia Branca (25)

 

 

Comentários

Outras Notícias

[Bahia registra mais de 170 mil acidentes com animais peçonhentos em cinco anos]
Bahia

Bahia registra mais de 170 mil acidentes com animais peçonhentos em cinco anos

18 de Agosto de 2026

Foto aprimorada com uso de IA (Gemini): Jailton Farias/Giro Ipiaú

[Terceirizados da Creta na Uesb de Vitória da Conquista chegam ao quinto dia de paralisação ]
Bahia

Terceirizados da Creta na Uesb de Vitória da Conquista chegam ao quinto dia de paralisação

17 de Agosto de 2026

Cinco dias de paralisação na Uesb de Vitória da Conquista | FOTO: Divulgação |

[Sistema de reconhecimento facial da Bahia ultrapassa marca de 6,1 mil prisões]
Justiça

Sistema de reconhecimento facial da Bahia ultrapassa marca de 6,1 mil prisões

17 de Agosto de 2026

Fotos: Denisse Salazar/GOVBA

[Simaria confirma retorno aos palcos com gravação de primeiro projeto solo]
Fofoca

Simaria confirma retorno aos palcos com gravação de primeiro projeto solo

17 de Agosto de 2026

Foto: Instagram

[TSE determina remoção de vídeo que associa Lula ao PCC e ao CV]
Política

TSE determina remoção de vídeo que associa Lula ao PCC e ao CV

16 de Agosto de 2026

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

[Inscrição para vestibular da Fuvest começa nesta segunda-feira]
Educação

Inscrição para vestibular da Fuvest começa nesta segunda-feira

16 de Agosto de 2026

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil/Arquivo

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias