Bahia

Itamaraju e Teixeira de Freitas não aderem ao lockdown

01 de Março de 2021 -Redação Cabula agora
[Itamaraju e Teixeira de Freitas não aderem ao lockdown]

Os dois municípios editaram decreto municipal, nesta sexta-feira (26), autorizando a abertura da indústria, comércio e serviços entre às 05h00 e 19h30 no período de fechamento (lockdown) decretado em quase todo o estado baiano

Esse posicionamento segue na contramão do disposto no Decreto do Governo do Estado da Bahia N.º 20.254, de 25 de fevereiro de 2021, proibindo a abertura de estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços entre às 17h de sexta-feira (26) e 05h de segunda-feira (1º). 

A justificativa utilizada por esses três municípios, além da autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), é a autonomia de municípios e estados na adoção de medidas do enfrentamento do novo coronavírus. 

43ª CIPM informou, através das redes sociais, que a medida visa a segurança da própria população 

A medida atende ao anseio de comerciantes e de boa parcela da população destes municípios. 

A autorização de funcionamento é válida, no entanto, até às 19h30, mantendo a obrigatoriedade do toque de recolher, entre às 20h e 05h. 

Teixeira de Freitas autorizou o funcionamento normal, com exigência dos munícipes seguirem os protocolos de distanciamento social, uso de máscaras e de álcool. 

Em Itamaraju, a autorização foi só para o funcionamento de estabelecimentos comerciais e de serviços, mantendo proibida a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos (inclusive, por sistema de entrega em domicílio), a prática de quaisquer atividades esportivas coletivas amadoras (sendo permitidas as práticas individuais, desde que não gerem aglomerações), e eventos e atividades (independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas). 

Coincidência ou não, a polícia militar intensificou a realização de blitz, com abordagens educativas e de minuciosa fiscalização de veículos. A mensagem é que polícia está nas ruas para garantir a segurança da população

Comentários

Outras Notícias

[Terceirizados da Creta na Uesb de Vitória da Conquista chegam ao quinto dia de paralisação ]
Bahia

Terceirizados da Creta na Uesb de Vitória da Conquista chegam ao quinto dia de paralisação

17 de Agosto de 2026

Cinco dias de paralisação na Uesb de Vitória da Conquista | FOTO: Divulgação |

[Sistema de reconhecimento facial da Bahia ultrapassa marca de 6,1 mil prisões]
Justiça

Sistema de reconhecimento facial da Bahia ultrapassa marca de 6,1 mil prisões

17 de Agosto de 2026

Fotos: Denisse Salazar/GOVBA

[Simaria confirma retorno aos palcos com gravação de primeiro projeto solo]
Fofoca

Simaria confirma retorno aos palcos com gravação de primeiro projeto solo

17 de Agosto de 2026

Foto: Instagram

[TSE determina remoção de vídeo que associa Lula ao PCC e ao CV]
Política

TSE determina remoção de vídeo que associa Lula ao PCC e ao CV

16 de Agosto de 2026

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

[Inscrição para vestibular da Fuvest começa nesta segunda-feira]
Educação

Inscrição para vestibular da Fuvest começa nesta segunda-feira

16 de Agosto de 2026

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil/Arquivo

[Mega-sena acumula para R$ 45 milhões; confira os números]
Economia

Mega-sena acumula para R$ 45 milhões; confira os números

16 de Agosto de 2026

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias