Assessora parlamentar Tuka Perez, exalta empoderamento no Dia Internacional de combate à LGBTQIA+fobia
17 de Maio de 2021 - Redação Cabula agora![Assessora parlamentar Tuka Perez, exalta empoderamento no Dia Internacional de combate à LGBTQIA+fobia [Assessora parlamentar Tuka Perez, exalta empoderamento no Dia Internacional de combate à LGBTQIA+fobia]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/231525/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
Nesta segunda-feira (17) é comemorado o Dia Internacional de Combate à LGBTQIA+fobia, em diversas partes do mundo
O 17 de maio é celebrado em memória à data em que o termo “homossexualismo” passou a ser desconsiderado, e a homossexualidade foi excluída da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID), da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 17 de maio de 1990. Neste dia, os militantes promovem ações fundamentais para fortalecer as lutas e combater a LGBTQIA+fobia.
A assessora parlamentar Tuka Perez reflete sobre a importância e militância sobre a data. “Essa data é importante, pois nós militantes promovemos ações fundamentais para fortalecer as lutas e combater a LGBTQIA+fobia, muito presente na vida de quase todos nós, onde vivenciamos a negação do direito à existência, também é um momento de refletir a responsabilidade nas batalhas diárias. Queremos reivindicar justiça e respeito, não iremos nos calar diante do preconceito diário, nossa voz é a nossa arma, as militâncias, mortes, as oportunidades, são as nossas armas, iremos sempre denunciar, gritar e jamais permitir que nos silenciem. Queremos ocupar espaços, em empresas, mandatos, ocupar espaço em cargos, temos os mesmos direitos como qualquer cidadão, esse grito é pela vida e em nome da justiça para nossos iguais”, declara Tuka.
O vereador Luiz Carlos Suíca (PT) defendeu o fortalecimento dos debates sobre diversidade na capital. O edil disse que as lutas e militâncias são essenciais para exaltar o empoderamento e dar visibilidade ao seguimento, além de expor estratégias para garantir direitos individuais de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e todo seguimento LGBTQIA+, principalmente em bairros com maior vulnerabilidade social. “Estamos preocupados como podemos fortalecer esse debate nas periferias de Salvador, esse assunto é vivido diariamente, precisa expandir, fomentar ações que consigam provar para sociedade que gays, lésbicas, bissexuais, transexuais e travestis merecem minimamente respeito, oportunidade de trabalho, educação, saúde. Pois, quando o LGBT é negro, pobre e feminino, a violência intensifica e causa mortes, dentro ou fora da periferia.”, pontua Suíca.
Para quem não conhece Tuka, ela é a primeira assessora trans na Câmara Municipal do Salvador. Em 2012 recebeu o convite do vereador, que na época era candidato, para trabalhar com ele na campanha e também para fortalecer o movimento e causas LGBT, no bairro de Pernambués com o grupo LGBT-Linha de Frente, onde Tuka Perez é a presidente, o grupo contém 27 membros compostos por, gays, lésbicas e homens trans.
Tuka Perez, além de ser assessora ocupa também as funções de: integrante da União das Paradas de Salvador e do Fórum TT para Travesti e Transexuais da Bahia; presidente do grupo LGBT Linha de Frente, de Pernambués, em Salvador.
Tuka lembra que em 2012 o vereador foi eleito como o edil mais bem votado pelo (PT), em 2013 a moça aceitou o convite para ocupar o cargo de primeira assessora parlamentar trans pela Câmara Municipal no gabinete do vereador. “Para mim, foi muito importante, para nós, mulheres trans e travesti ter uma oportunidade de trabalho, ter alguém que possa lutar por direitos, onde possamos entrar pela porta da frente. É como eu sempre falo, Suíca fez o dever de casa, ele abriu as portas e me dar essa oportunidade de ter uma mulher trans no gabinete, coisa que para a sociedade é uma visão impossível”. Disse ela.
Comentários
Outras Notícias
![Mais Médicos Especialistas: Saúde estende prazo para adesão ao programa [Mais Médicos Especialistas: Saúde estende prazo para adesão ao programa]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237636/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Mais Médicos Especialistas: Saúde estende prazo para adesão ao programa
08 de Julho de 2025Foto: Divulgação / Ministério da Saúde
![Mais de 11 milhões de brasileiros já usaram cocaína ou crack, revela estudo da Unifesp [Mais de 11 milhões de brasileiros já usaram cocaína ou crack, revela estudo da Unifesp]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237635/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Mais de 11 milhões de brasileiros já usaram cocaína ou crack, revela estudo da Unifesp
08 de Julho de 2025Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil
![Bahia tem 3,8 UBS por 100 mil habitantes, aponta levantamento do Ministério da Saúde [Bahia tem 3,8 UBS por 100 mil habitantes, aponta levantamento do Ministério da Saúde]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237634/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Bahia tem 3,8 UBS por 100 mil habitantes, aponta levantamento do Ministério da Saúde
08 de Julho de 2025Foto: Imagem ilustrativa / Betto Jr. / Secom
![Viúva de Gal Costa é condenada por prejuízos causados à compradora de imóvel da artista [Viúva de Gal Costa é condenada por prejuízos causados à compradora de imóvel da artista]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237633/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Viúva de Gal Costa é condenada por prejuízos causados à compradora de imóvel da artista
08 de Julho de 2025Foto: Instagram
![Governo propõe plano de ressarcimento para vítimas de descontos indevidos do INSS [Governo propõe plano de ressarcimento para vítimas de descontos indevidos do INSS]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237632/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Governo propõe plano de ressarcimento para vítimas de descontos indevidos do INSS
07 de Julho de 2025Foto: Marcelo Camargo / EBC
![Dia Nacional da Axé Music é aprovado no Senado e segue para sanção presidencial [Dia Nacional da Axé Music é aprovado no Senado e segue para sanção presidencial]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237631/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Dia Nacional da Axé Music é aprovado no Senado e segue para sanção presidencial
07 de Julho de 2025Foto: Reprodução
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023