Bahia

Segunda-feira de Carnaval é marcada por mais um dia de apoio aos catadores de materiais recicláveis

21 de Fevereiro de 2023 -Redação Cabula agora
[Segunda-feira de Carnaval é marcada por mais um dia de apoio aos catadores de materiais recicláveis ]

Somente da quinta-feira (16) até a madrugada desta segunda-feira (20) já foram coletados e comprados pelos projetos cerca de 48 toneladas de alumínio e 40 toneladas de plástico.

A segunda-feira (20) de Carnaval para os foliões foi mais um dia para curtir a maior festa de rua do planeta, mas para os catadores de materiais recicláveis apoiados pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) que, em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego Renda e Esporte (Setre), realizam o "Ecofolia Solidária", se tornou uma grande oportunidade para ganhar uma renda extra de forma digna.

Somente da quinta-feira (16) até a madrugada desta segunda-feira (20) já foram coletados e comprados pelos projetos cerca de 48 toneladas de alumínio e 40 toneladas de plástico.

Com dez pontos de apoio distribuídos em locais estratégicos pelo entorno do circuito, cada trabalhador tem recebido das mãos dos representantes das cooperativas parceiras que, também contam com o apoio de técnicos da Sema, Setre e Inema, o kit com EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para que o trabalho seja realizado com segurança.

Enaltecendo o trabalho do catador para um Carnaval mais sustentável, a diretora de políticas e planejamento ambiental da Sema, Luana Pimental, lembrou que a categoria é a peça chave do Ecofolia Solidária, que na festa desse ano trouxe o tema “O Trabalho Decente Preserva o Meio Ambiente”. “Não existe mais carnaval de Salvador sem o Ecofolia Solidária, sem a valorização dos catadores de rua e das cooperativas de materiais recicláveis. O trabalho do catador favorece o meio ambiente, pois ele tira o resíduo da rua, material esse que muitas vezes são arrastados para o mar, gerando um impacto negativo na natureza”, avaliou a diretora.

Ecofolia Solidária - O Governo do Estado da Bahia investiu, por meio de pastas estratégicas, R$ 1,2 milhão no apoio aos catadores de resíduos recicláveis durante o Carnaval de Salvador em 2023. A ação envolveu a distribuição de fardamento e equipamentos de proteção individual (EPIs), como botas, luvas e protetores auriculares, além de equipamentos como balança e caminhão para centrais de coleta de resíduos. Ao todo, são 1.840 catadores de materiais recicláveis beneficiados pela iniciativa que promovida há 16 anos pelo Estado.

Comentários

Outras Notícias

[Justiça determina prisão de turista argentina acusada de racismo no Rio]
Justiça

Justiça determina prisão de turista argentina acusada de racismo no Rio

09 de Fevereiro de 2026

Foto: Reprodução / TV Record

[Gilberto Gil participa de ensaio beneficente com Os Irmãos Macedo em Salvador]
Bahia

Gilberto Gil participa de ensaio beneficente com Os Irmãos Macedo em Salvador

09 de Fevereiro de 2026

Foto: Divulgação

[Carnaval altera itinerários de ônibus em Salvador; confira as mudanças]
Bahia

Carnaval altera itinerários de ônibus em Salvador; confira as mudanças

09 de Fevereiro de 2026

Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS

[Wagner Moura comenta ofensivas bolsonaristas e denúncias de perseguição internacional]
Política

Wagner Moura comenta ofensivas bolsonaristas e denúncias de perseguição internacional

09 de Fevereiro de 2026

Foto: TV Globo

[Neste domingo (8), Pernambués foi tomado pela alegria do Bloquinho da Gente em sua sexta edição]
Bahia

Neste domingo (8), Pernambués foi tomado pela alegria do Bloquinho da Gente em sua sexta edição

09 de Fevereiro de 2026

A iniciativa foi realizada pelo Grupo Alerta Pernambués (GAP), em parceria com Luiz Carlos Suíca, fundador do projeto, e contou com o apoio do Sindilimp e da Aslimp.

[Cidade Negra adia apresentações em Aracaju e Recife; show em Salvador segue confirmado]
Bahia

Cidade Negra adia apresentações em Aracaju e Recife; show em Salvador segue confirmado

05 de Fevereiro de 2026

Foto: Reprodução / Redes Sociais

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias