Celebração do bicentenário do 2 de Julho terá show de BaianaSystem em Salvador
22 de Maio de 2023 - Redação Cabula agora![Celebração do bicentenário do 2 de Julho terá show de BaianaSystem em Salvador [Celebração do bicentenário do 2 de Julho terá show de BaianaSystem em Salvador]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/235171/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
O bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, celebrado no 2 de julho, terá show de BaianaSystem em Salvador. A apresentação será gratuita na Praça Municipal, às 19h. Ao todo, os festejos do feriado irão de 29 de junho a 14 de julho.
FOTO: Enaldo Pinto/Ag. Haack
No dia 2 de julho, o BaianaSystem receberá como convidados os cantores Lazzo Matumbi, Rachel Reis, Claudia Manzo, Liz Reis, Vandal e Elivan Conceição, além dos Caboclos de Itaparica e da Orquestra Afrosinfônica.
A grande novidade dos festejos da Independência do Brasil na Bahia, neste ano, será a inclusão de três cidades na Rota do Fogo Simbólico do 2 de Julho: Mata de São João, Dias D'Ávila, Camaçari e Lauro de Freitas. A saída seguirá a tradição bissecular e será no dia 30 de junho, a partir de Cachoeira.
Neste ano, o acendimento da pira com o fogo simbólico será feito pela medalhista olímpica Ana Marcela Cunha. A programação, que se inicia ainda no dia 29 de junho, foi anunciada nesta segunda-feira (22), em um evento no Teatro Gregório de Mattos, com a presença do prefeito Bruno Reis, do secretário de Cultura e Turismo Pedro Tourinho e do presidente da Fundação Gregório de Mattos, Fernando Guerreiro.
"A prefeitura irá entregar dois importantes equipamentos. O primeiro é o novo Largo da Lapinha, que está sofrendo uma grande intervenção e vai ficar belíssimo. E a partir dele, vamos inaugurar também o Memorial 2 de Julho, que vai contar a história da Independência da Bahia, e vai servir para transmitir para gerações presente e futura a importância da data para o Brasil", disse o prefeito Bruno Reis.
Veja programação:
De 29 de junho a 1º de julho: será encenado o espetáculo "A resistência cabocla", na Praça do Campo Grande, sempre às 19h. A apresentação terá participação do Olodum, com coreografia de Zebrinha. Érico Brás é o ator convidado, e a direção musical fica por conta de Jarbas Bittencourt;
Dia 1º de julho: o "Memorial 2 de Julho" será entregue em uma cerimônia às 8h. Às 9h, será realizada a celebração do Te Deu, na Catedral da Sé, com a participação do Coral da Basílica do Bonfim, regido pelo maestro Francisco Rufino. No mesmo dia, o fogo simbólico chega no Largo de Pirajá por volta das 16h. Às 17h, será realizado show do Cortejo Afro. A Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais faz uma apresentação inédita no Farol da Barra. A programação é encerrada pela Ultramaratona da Independência, que começará às 18h, com provas individuais e por equipes (duplas, quartetos e sextetos);
Dia 2 de julho: será realizado o tradicional Desfile de Fanfarras e o ato cívico do hasteamento das bandeiras, com o acendimento da pira do fogo simbólico, no Campo Grande, às 16h30. A partir das 17h30, haverá o Encontro de Filarmônicas, com o maestro Fred Dantas. Participarão a orquestra da Guarda Municipal, a Ofina de Frevos e Dobrados e artistas do Recôncavo Baiano e outras cidades do estado;
Dia 3 de julho: haverá a inauguração do monumento em homenagem a Maria Felipa, na Praça Visconde de Cairu, feito pela artista plástica Nádia Taquary. No mesmo dia, o cantor Gerônimo se apresenta no Campo Grande, às 17h, seguido do Baile da Independência com a orquestra do Maestro Fred Dantas, às 19h;
Dia 4 de julho: Alice Caymmi, Márcia Short, Will Carvalho e Elaine Fernandes apresentam o show "Amado Caymmi", em uma homenagem a Jorge Amado e Dorival Caymmi, às 10h;
Dia 5 de julho: Às 18h, o carro dos caboclos retornam do Campo Grande à Lapinha e haverá um show às 20h, com a Banda Ofá, do Terreiro do Gantois e Samba de Caboclo, e a participação de ogãs de diversos terreiros de Salvador. Até o dia 7 de julho, o Espaço Cultural da Barroquinha recebe a IV Jornada do Patrimônio Cultural de Salvador, em celebração aos 200 anos da Independência;
De 10 a 14 de julho: Fábrica de Musicais faz apresentações do espetáculo "A resistência cabocla" no Projeto 200 anos do 2 de Julho nas escolas públicas municipais.
Comentários
Outras Notícias
![Governo propõe plano de ressarcimento para vítimas de descontos indevidos do INSS [Governo propõe plano de ressarcimento para vítimas de descontos indevidos do INSS]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237632/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Governo propõe plano de ressarcimento para vítimas de descontos indevidos do INSS
07 de Julho de 2025Foto: Marcelo Camargo / EBC
![Dia Nacional da Axé Music é aprovado no Senado e segue para sanção presidencial [Dia Nacional da Axé Music é aprovado no Senado e segue para sanção presidencial]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237631/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Dia Nacional da Axé Music é aprovado no Senado e segue para sanção presidencial
07 de Julho de 2025Foto: Reprodução
![STF valida apreensão de bens sem ordem judicial em caso de dívida com garantia [STF valida apreensão de bens sem ordem judicial em caso de dívida com garantia]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237630/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
STF valida apreensão de bens sem ordem judicial em caso de dívida com garantia
07 de Julho de 2025Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil
![BRICS defendem regras para remunerar uso de conteúdo por inteligência artificial [BRICS defendem regras para remunerar uso de conteúdo por inteligência artificial]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237629/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
BRICS defendem regras para remunerar uso de conteúdo por inteligência artificial
07 de Julho de 2025Foto: Brics/Divulgação
![Em declaração sobre IA, Brics defende código aberto para a tecnologia [Em declaração sobre IA, Brics defende código aberto para a tecnologia]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237628/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Em declaração sobre IA, Brics defende código aberto para a tecnologia
06 de Julho de 2025Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
![CNU 2025: pedidos de isenção da taxa de inscrição vão até terça-feira [CNU 2025: pedidos de isenção da taxa de inscrição vão até terça-feira]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237627/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
CNU 2025: pedidos de isenção da taxa de inscrição vão até terça-feira
06 de Julho de 2025Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023