MPF recomenda suspensão de licença que permitia instalação de empreendimento dentro de território quilombola na BA
12 de Setembro de 2023 - Redação Cabula agora![MPF recomenda suspensão de licença que permitia instalação de empreendimento dentro de território quilombola na BA [MPF recomenda suspensão de licença que permitia instalação de empreendimento dentro de território quilombola na BA]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/235725/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
Complexo fotovoltaico seria instalado em Bom Jesus da Lapa, no norte da Bahia. Decisão foi divulgada nesta terça-feira (12). Foto: Reprodução
O Ministério Público Federal (MPF) recomendou a suspensão imediata da licença ambiental para um empreendimento que seria instalado em território quilombola em Bom Jesus da Lapa, no norte da Bahia. A decisão foi divulgada pelo órgão nesta terça-feira (12).
Segundo o MPF, o Complexo Fotovoltaico Bom Jesus da Lapa seria instalado no local pela empresa Mini Solares do Brasil. A solicitação feita pelo órgão pede que seja assegurada a consulta prévia, livre e informada aos povos tradicionais impactados pela obra.
A medida foi tomada cerca de um mês depois que o MPF e o DPU enviaram uma carta conjunta para o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues. No documento, os órgãos solicitaram adoções de medidas de proteção dos territórios e povos quilombolas na Bahia.
Um dos pontos destacados no material diz respeito a falta de consulta das autoridades no processo de instalação de empreendimentos dentro das comunidades quilombolas.
Empreendimento em Bom Jesus da Lapa
Conforme informado pelo MPF, a autorização para instalação do Complexo Fotovoltaico Bom Jesus da Lapa foi expedida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente em dezembro de 2022, com validade de três anos. O g1 entrou em contato com a secretaria e aguarda o posicionamento.
A área licenciada coincide com território tradicionalmente ocupado por remanescentes do quilombo de Barrinha, segundo o relatório elaborado pela Superintendência do Patrimônio da União (SPU) na Bahia.
No documento, as áreas requeridas pela comunidade foram identificadas, registradas e demarcadas, mas mesmo depois disso a população foi desconsiderada no processo de licenciamento.
De acordo com o procurador da República, Marcos André Carneiro Silva, a consulta prévia, livre e informada não se resume a reuniões pontuais ou audiências públicas.
“É um processo de diálogo intercultural, que possui diversas fases e reuniões com objetivos específicos e que dependem das particularidades de cada circunstância, povo e projeto em questão”, afirmou.
O MPF também pediu a suspensão imediata de eventuais licenciamentos concedidos para atividades, empreendimentos ou construções realizadas nos perímetros indicados no relatório da SPU que não passaram pelo direito à consulta livre, prévia e informada aos povos afetados.
Comentários
Outras Notícias
![Morre o pianista Miguel Proença, aos 86 anos [Morre o pianista Miguel Proença, aos 86 anos]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237771/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Morre o pianista Miguel Proença, aos 86 anos
23 de Agosto de 2025Foto: Ana Paula Oliveira Migliari
![Olodum comandará a tradicional Lavagem de Madeleine, em Paris [Olodum comandará a tradicional Lavagem de Madeleine, em Paris ]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237770/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Olodum comandará a tradicional Lavagem de Madeleine, em Paris
23 de Agosto de 2025Foto: Olodum/Divulgação
![Por 9 votos a 2, Zambelli é condenada pela segunda vez no STF [Por 9 votos a 2, Zambelli é condenada pela segunda vez no STF ]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237769/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Por 9 votos a 2, Zambelli é condenada pela segunda vez no STF
22 de Agosto de 2025Foto: Lula Marques/ EBC
![BB tomará providências judiciais após ataques bolsonaristas [BB tomará providências judiciais após ataques bolsonaristas]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237768/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
BB tomará providências judiciais após ataques bolsonaristas
22 de Agosto de 2025Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
![Bolsonaro nega tentativa de fuga e pede revogação da prisão domiciliar [Bolsonaro nega tentativa de fuga e pede revogação da prisão domiciliar]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237767/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Bolsonaro nega tentativa de fuga e pede revogação da prisão domiciliar
22 de Agosto de 2025Foto: Lula Marques/Agência Brasil
![Vacina experimental mostra potencial contra câncer de pâncreas e intestino [Vacina experimental mostra potencial contra câncer de pâncreas e intestino]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237766/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Vacina experimental mostra potencial contra câncer de pâncreas e intestino
21 de Agosto de 2025Foto: Fernando Ogura / Secom
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023