Bahia

IBGE divulga resultados para cor ou raça do Censo 2022 em Salvador, nesta sexta (22)

21 de Dezembro de 2023 - Ascom/Sepromi
[IBGE divulga resultados para cor ou raça do Censo 2022 em Salvador, nesta sexta (22)]

IBGE divulga resultados para cor ou raça do Censo 2022 em Salvador, nesta sexta (22) / Foto Divulgação

O IBGE divulgará os primeiros resultados do Censo Demográfico 2022: Identificação étnico-racial, por sexo e idade, às 10h desta sexta-feira (22), na Casa do Olodum, localizada no Pelourinho. As informações que serão publicadas trazem os dados da população segundo cor ou raça, fundamentais para o conhecimento da diversidade étnico-racial e para o estudo da composição por sexo e idade de cada grupo populacional específico retratado, subsidiando estudos sobre demografia e desigualdades étnico-raciais no País.

A divulgação conta com parceiros importantes do IBGE, como representantes do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e de ministério, como o da Igualdade Racial, do Planejamento e dos Povos Indígenas, além do apoio do Governo do Estado da Bahia e do Olodum.

A divulgação terá dados disponibilizados com recortes por Grandes Regiões, Estados, Municípios, além da Amazônia Legal como nível geográfico. Os dados poderão ser visualizados em mapas interativos por meio da Plataforma Geográfica Interativa (PGI). A divulgação será transmitida ao vivo pelo canal do IBGE no Youtube.

No Censo de 2010, a Bahia foi a Unidade da Federação (UF) com mais pessoas que se autodeclararam pretas: 2,4 milhões, ou 17%.

"A divulgação dos dados de raça e cor do Censo 2022, em Salvador, tem uma importância grande por conta de sermos a cidade mais negra fora do continente africano e porque é exatamente a partir de informações sólidas que as políticas públicas são embasadas. Essas informações sobre a população negra são de importância estratégica para a expansão e aperfeiçoamento das políticas públicas de reparação e promoção da igualdade racial nos municípios e estados", destacou a secretária de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais da Bahia, Ângela Guimarães.

Luciano Duarte, gerente técnico da operação censitária, adiciona ainda um fator que tem permeado as escolhas das sedes dos eventos de divulgação do Censo: a valorização do trabalho das Superintendências Estaduais do IBGE. “A escolha por Salvador passa por esses dois aspectos: de fortalecer o caráter nacional do Instituto e por conta da forte representatividade da população preta e parda na capital baiana e no estado da Bahia como um todo”, afirma Duarte.

Comentários

Outras Notícias

[Morre o pianista Miguel Proença, aos 86 anos]
Brasil

Morre o pianista Miguel Proença, aos 86 anos

23 de Agosto de 2025

Foto: Ana Paula Oliveira Migliari

[Olodum comandará a tradicional Lavagem de Madeleine, em Paris ]
Cultura

Olodum comandará a tradicional Lavagem de Madeleine, em Paris

23 de Agosto de 2025

Foto: Olodum/Divulgação

[Por 9 votos a 2, Zambelli é condenada pela segunda vez no STF ]
Justiça

Por 9 votos a 2, Zambelli é condenada pela segunda vez no STF

22 de Agosto de 2025

Foto: Lula Marques/ EBC

[BB tomará providências judiciais após ataques bolsonaristas]
Brasil

BB tomará providências judiciais após ataques bolsonaristas

22 de Agosto de 2025

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

[Bolsonaro nega tentativa de fuga e pede revogação da prisão domiciliar]
Política

Bolsonaro nega tentativa de fuga e pede revogação da prisão domiciliar

22 de Agosto de 2025

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

[Vacina experimental mostra potencial contra câncer de pâncreas e intestino]
Saúde

Vacina experimental mostra potencial contra câncer de pâncreas e intestino

21 de Agosto de 2025

Foto: Fernando Ogura / Secom

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121