Ministério das Mulheres e Secretaria das Mulheres do Estado dialogam com lideranças femininas sobre a campanha Feminicídio Zero
20 de Agosto de 2024 - Redação Cabula agora![Ministério das Mulheres e Secretaria das Mulheres do Estado dialogam com lideranças femininas sobre a campanha Feminicídio Zero [Ministério das Mulheres e Secretaria das Mulheres do Estado dialogam com lideranças femininas sobre a campanha Feminicídio Zero]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237043/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
Ministério das Mulheres e Secretaria das Mulheres do Estado dialogam com lideranças femininas sobre a campanha Feminicídio Zero / Foto SECOM/Gov
A campanha de mobilização nacional "Feminicídio Zero - Nenhuma violência contra a mulher", do Governo Federal, foi apresentada, no sábado (17), a mais de 50 lideranças femininas de movimentos sociais e sindicais, na Sociedade Protetora dos Desvalidos (SPD), localizada no Centro Histórico de Salvador. A atividade, que integra as ações da Articulação Nacional pelo Feminicídio Zero e visa discutir políticas públicas de prevenção e enfretamento às violências contra as mulheres, contou com as presenças da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e da secretária das Mulheres do Estado, Neusa Cadore.
A ministra Cida Gonçalves falou sobre o papel do Ministério das Mulheres em coordenar a mobilização nacional para o enfrentamento da violência de gênero, especialmente o feminicídio. “A raiz do problema é o ódio que está violentando muitas mulheres. É a misoginia. Para enfrentar esse ódio, precisamos montar estratégias, discutir com a sociedade e com as mulheres. Estamos trabalhando para ampliar o debate e levar essa pauta para todos os espaços", afirmou.
A secretária Neusa Cadore reforçou a importância das ações integradas, que envolvem as diversas instâncias de poder e destacou a necessidade do engajamento da sociedade. “A complexidade da violência contra a mulher vem buscando novos espaços, novas parcerias. A luta pelo Feminicídio Zero é, portanto, uma urgência nacional, que exige o comprometimento de toda a sociedade para que nenhuma mulher seja vítima de violência. Estamos engajadas nessa luta”, reforçou.
Lígia Margarida, presidenta da Assembleia Geral da Sociedade Protetora dos Desvalidos, considerou o encontro um "importante momento de escuta do movimento baiano em defesa dos direitos e no enfrentamento à violência". Já Lindinalva de Paula, integrante da Rede de Mulheres Negras do Estado da Bahia e coordenadora da Casa da Mulher Negra da Bahia, enalteceu a escuta ativa em torno do tema. “Essa troca é extremamente importante. Se a gente amplia as políticas para as mulheres negras, a gente melhora para todo mundo”.
Feminicídio Zero - Mobilização Nacional
A campanha "Feminicídio Zero - Nenhuma violência contra a mulher deve ser tolerada", lançada pelo Ministério das Mulheres em parceria com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, marca o aniversário dos 18 anos da Lei Maria da Penha, no “Agosto Lilás”, mês dedicado à conscientização pelo fim da violência contra as mulheres.
A campanha é uma mobilização nacional permanente que envolve diversos setores da sociedade no compromisso de eliminar a violência contra as mulheres, com foco especial no feminicídio. As ações abrangem uma comunicação ampla e popular, a implementação de políticas públicas e o engajamento de diferentes atores sociais.
Comentários
Outras Notícias
![AL-BA recebe PL de reajuste dos agentes de saúde com previsão de aumentos escalonados até 2026 [AL-BA recebe PL de reajuste dos agentes de saúde com previsão de aumentos escalonados até 2026]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237477/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
AL-BA recebe PL de reajuste dos agentes de saúde com previsão de aumentos escalonados até 2026
29 de Abril de 2025Foto: Leonardo Rattes / Sesab
![Anvisa testa 41 marcas de creatina; veja quais apresentaram problemas na rotulagem [Anvisa testa 41 marcas de creatina; veja quais apresentaram problemas na rotulagem]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237476/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Anvisa testa 41 marcas de creatina; veja quais apresentaram problemas na rotulagem
29 de Abril de 2025Foto: Victor Hernandes / Bahia Notícias
![Perda auditiva na meia-idade pode acelerar o declínio cognitivo, aponta estudo [Perda auditiva na meia-idade pode acelerar o declínio cognitivo, aponta estudo]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237475/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Perda auditiva na meia-idade pode acelerar o declínio cognitivo, aponta estudo
29 de Abril de 2025Foto: USP Imagens
![Prévia da inflação em abril é de 0,43%, com altas principalmente em alimentação e saúde; Salvador tem o terceiro melhor resultado [Prévia da inflação em abril é de 0,43%, com altas principalmente em alimentação e saúde; Salvador tem o terceiro melhor resultado]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237474/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Prévia da inflação em abril é de 0,43%, com altas principalmente em alimentação e saúde; Salvador tem o terceiro melhor resultado
29 de Abril de 2025Foto: Helena Pontes/Agência IBGE Notícias
![Nova rota de ônibus entra em vigor em Salvador com uso do viaduto Duda Mendonça [Nova rota de ônibus entra em vigor em Salvador com uso do viaduto Duda Mendonça]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237473/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Nova rota de ônibus entra em vigor em Salvador com uso do viaduto Duda Mendonça
23 de Abril de 2025Foto: Betto Jr./Secom PMS
![Bahia lidera entre estados com maior atividade pesqueira artesanal e mais de 147 mil trabalhadores registrados [Bahia lidera entre estados com maior atividade pesqueira artesanal e mais de 147 mil trabalhadores registrados]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237472/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Bahia lidera entre estados com maior atividade pesqueira artesanal e mais de 147 mil trabalhadores registrados
23 de Abril de 2025Foto: Tânia Rego / Agência Brasil
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023