Bahia

Mais de 600 mil avós lideram lares na Bahia, revela Censo

29 de Julho de 2025 - Redação Cabula agora
[Mais de 600 mil avós lideram lares na Bahia, revela Censo]

Foto: Lucas Moura / Secom PMS

A convivência entre avós e netos é parte da realidade de muitas famílias baianas — e, para uma parcela significativa, essa presença vai além do afeto: eles são os principais responsáveis pelo lar. De acordo com dados do Censo 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 12% dos domicílios baianos são chefiados por avôs ou avós, o que representa aproximadamente 638 mil lares.
O levantamento mostra ainda que, entre os avós que vivem na mesma casa que seus netos, 98,2% são considerados responsáveis pelo domicílio — uma indicação clara do papel central que exercem na dinâmica familiar. Em números totais, cerca de 650 mil avós convivem com netos ou netas em lares baianos.
Apesar da expressividade atual, o número mostra uma queda em comparação ao último Censo, quando mais de 800 mil avós dividiam a residência com seus netos.
Outro recorte relevante do estudo revela o perfil desses chefes familiares: cerca de 7 em cada 10 são mulheres (68,7%), sendo a maioria autodeclarada parda (60%). Além disso, 40% têm menos de 60 anos, desmistificando a ideia de que todos os avós já se encontram na terceira idade.
Embora o IBGE não use oficialmente o termo "chefe de família", o conceito representa a pessoa identificada pelos demais moradores como o principal responsável pela residência, tanto sob o ponto de vista financeiro quanto de organização do lar.

Comentários

Outras Notícias

[Título: Tarifaço de Trump ameaça avanço das exportações tecnológicas brasileiras]
Economia

Título: Tarifaço de Trump ameaça avanço das exportações tecnológicas brasileiras

29 de Julho de 2025

Foto: Wilson Dias / Agência Brasil

[Parangolé lança clipe de “Cabaré do Parango” com energia e swing baiano]
Bahia

Parangolé lança clipe de “Cabaré do Parango” com energia e swing baiano

29 de Julho de 2025

Foto: Divulgação

[Bandeira vermelha aumenta conta de luz na Bahia a partir de agosto]
Economia

Bandeira vermelha aumenta conta de luz na Bahia a partir de agosto

29 de Julho de 2025

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

[Nova lei cria política nacional de combate ao HPV e foca em prevenção e cuidado]
Saúde

Nova lei cria política nacional de combate ao HPV e foca em prevenção e cuidado

28 de Julho de 2025

Foto: Paulo Pinto / Agência Brasi

[Ministério da Saúde abre 1,7 mil vagas no novo programa para médicos especialistas]
Saúde

Ministério da Saúde abre 1,7 mil vagas no novo programa para médicos especialistas

28 de Julho de 2025

Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil

[Semdec muda de endereço e reforça presença da Prefeitura no Comércio, em Salvador]
Bahia

Semdec muda de endereço e reforça presença da Prefeitura no Comércio, em Salvador

28 de Julho de 2025

Foto: Reprodução Google Street View

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121