Bahia

Festa dos Palhaços do Rio Vermelho pode ser reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial de Salvador

04 de Setembro de 2025 - Redação Cabula agora
[Festa dos Palhaços do Rio Vermelho pode ser reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial de Salvador]

Foto: Fernando Naiberg/ Divulgação

O que começou como uma simples brincadeira se tornou, ao longo de 15 anos, uma das tradições mais queridas do verão soteropolitano: a Festa dos Palhaços do Rio Vermelho.
A iniciativa surgiu em 1986, quando Lúcia Menezes e Rui Santana, idealizadores do movimento, reuniam cerca de 20 amigos para desfilar fantasiados pelas ruas do bairro. Com o tempo, o evento cresceu de forma espontânea, atraindo milhares de foliões de todas as idades, mantendo viva a tradição das marchinhas, malabares e perna de pau.
A festa, que ganhou espaço mesmo em um cenário dominado por grandes blocos e abadás, passou a incorporar crianças, jovens e adultos, consolidando-se como evento cultural de grande importância. Atualmente, mais de 500 pessoas, entre voluntários e colaboradores remunerados, ajudam na logística, alimentação e organização do desfile.
O movimento também movimenta a economia local, beneficiando bares, ambulantes e lojas de fantasia. Com a inclusão no calendário oficial de Salvador e a possível classificação como Patrimônio Cultural Imaterial, a festa terá garantida sua preservação e receberá apoio institucional, fortalecendo ainda mais a realização do evento.
Além da folia, os idealizadores planejam expandir o impacto social da festa, promovendo atividades na área da educação, esporte e capacitação profissional para costureiras e artesãos da comunidade.

Comentários

Outras Notícias

[Moraes abre prazo para alegações do Núcleo 2 dos atos golpistas]
Justiça

Moraes abre prazo para alegações do Núcleo 2 dos atos golpistas

05 de Setembro de 2025

Foto: Joedson Alves/Agencia Brasil

[CNU 2025 em contagem regressiva: falta um mês para primeira prova]
Educação

CNU 2025 em contagem regressiva: falta um mês para primeira prova

05 de Setembro de 2025

Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasíl

[Suíca se reúne com relator do projeto que regulamenta profissão de garis e margaridas]
Política

Suíca se reúne com relator do projeto que regulamenta profissão de garis e margaridas

05 de Setembro de 2025

Foto: Divulgação

[Tilápias vendidas em feiras de Itapetinga apresentam contaminação bacteriana, alerta estudo da Uesb]
Saúde

Tilápias vendidas em feiras de Itapetinga apresentam contaminação bacteriana, alerta estudo da Uesb

04 de Setembro de 2025

Fotos: Reprodução / Ascom - Uesb

[Nicolas Prattes se torna brasileiro mais rápido na Maratona de Sydney]
Esportes

Nicolas Prattes se torna brasileiro mais rápido na Maratona de Sydney

04 de Setembro de 2025

Foto: Reprodução/ redes sociais

[Maria Bethânia compartilha bastidores de turnê pelos 60 anos de carreira; shows em Salvador estão esgotados]
Bahia

Maria Bethânia compartilha bastidores de turnê pelos 60 anos de carreira; shows em Salvador estão esgotados

04 de Setembro de 2025

Foto: Instagram

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121