Bahia

SindilimpBA leva garis e margaridas às ruas no 2 de Julho para cobrar aprovação do PL 4146/2020

03 de Julho de 2026 -Redação Cabula agora
[SindilimpBA leva garis e margaridas às ruas no 2 de Julho para cobrar aprovação do PL 4146/2020]

Trabalhadores e trabalhadoras de limpeza urbana durante desfile do 2 de Julho em Salvador | FOTO: Divulgação |

O cortejo de Independência do Brasil na Bahia, nesta quinta-feira (2 de Julho), teve a participação ativa dos garis e margaridas para reforçar a aprovação do PL 4146 no Senado. Ao lado de dirigentes e sindicalistas, os trabalhadores e trabalhadoras de limpeza urbana percorreram o trajeto com cartazes e faixas pedindo a regulamentação da profissão e melhores condições de trabalho.

"Sindicatos da categoria e confederações nacionais vêm organizando paralisações e protestos em todo o país para exigir que a presidência do Senado paute a votação do regime de urgência do projeto. Defendemos a possibilidade do governo federal usar o auxílio financeiro da União por meio do Fundo Social para que o projeto saia do papel", informa a coordenadora-geral do SindilimpBA, Ana Angélica Rabello.

"A sociedade precisa apoiar a categoria e enxergar esses profissionais que geram saúde para a população diariamente, inclusive nas festas mais tradicionais, como a Independência do Brasil na Bahia. No projeto também temos um ponto fundamental que é a aposentadoria especial, que prevê o direito devido aos riscos contínuos de saúde física e biológica da atividade dos garis e margaridas. A peça está na mesa do presidente do Senado, David Alcolumbre, mas não é pautada", completa Ana.

Comentários

Outras Notícias

[MP-BA apura possíveis irregularidades em contratos do Carnaval de Correntina]
Bahia

MP-BA apura possíveis irregularidades em contratos do Carnaval de Correntina

03 de Julho de 2026

Foto: Divulgação / Prefeitura

[Estudo aponta que maioria dos medicamentos acionados na Justiça já deveria estar disponível no SUS]
Saúde

Estudo aponta que maioria dos medicamentos acionados na Justiça já deveria estar disponível no SUS

03 de Julho de 2026

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

[Prefeitura afirma que Gusttavo Lima devolveu apenas parte do cachê após cancelamento de show em Pernambuco]
Fofoca

Prefeitura afirma que Gusttavo Lima devolveu apenas parte do cachê após cancelamento de show em Pernambuco

03 de Julho de 2026

Foto: Instagram

[SBT suspende plano de entrevistar presidenciáveis no programa de Patrícia Abravanel]
Fofoca

SBT suspende plano de entrevistar presidenciáveis no programa de Patrícia Abravanel

03 de Julho de 2026

Foto: Reprodução / Gabriel Cardoso / SBT

[Operações de segurança causam R$ 3 bi em prejuízo ao crime organizado]
Justiça

Operações de segurança causam R$ 3 bi em prejuízo ao crime organizado

02 de Julho de 2026

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

[Fies 2026: inscrições para o 2º semestre serão de 14 a 17 de julho]
Educação

Fies 2026: inscrições para o 2º semestre serão de 14 a 17 de julho

02 de Julho de 2026

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias