Brasil

Câmara de Camaçari oficializa suspensão de benefício dos pescadores

19 de Setembro de 2017 -Wesley Sobrinho

A Lei Municipal n° 1.135, de 22 de dezembro de 2010, que concedia a pescadores e marisqueiros de Camaçari o benefício de um salário mínimo durante os meses de junho, julho e agosto (período em que as condições climáticas dificultam a atividade pesqueira), foi oficialmente revogada na sessão ordinária realizada na manhã desta terça-feira (19), na Câmara de Vereadores de Camaçari.

Sob protesto de parte dos profissionais da pesca que, há sete anos, eram contemplados com o auxílio financeiro e estavam na plateia torcendo pela rejeição do pedido de revogação feito pela Prefeitura de Camaçari, a Casa Legislativa aprovou a solicitação do Poder Executivo Municipal com 13 votos a favor e sete contrários.

Além dos cinco votos contrários de autoria da bancada de oposição, a causa dos pescadores conquistou a simpatia de dois vereadores governistas que, contrariando um desejo expresso do governo municipal, se posicionaram contra a suspensão do benefício. São eles: Pastor Neilton (PSB) e Adalto Santos (PSD). 

A discussão sobre o tema foi marcada por duras críticas ao governo, já que os discursos de defesa eram geralmente abafados pelos protestos do público, embora boa parte do tempo também tenha sido utilizada em enfrentamentos improdutivos e redundantes sobre regras expressas no regimento interno.

No final das contas, os pescadores tiveram uma dupla decepção, pois além da derrota na primeira discussão e votação, realizada nesta terça, a segunda discussão e votação em caráter definitivo, que geralmente ocorre dias depois, ocorreu logo em seguida, em uma sessão extraordinária, por sugestão do vereador Jorge Curvelo (DEM), repetindo o mesmo resultado e extinguido o benefício de uma vez por todas.

Comentários

Outras Notícias

[Teste molecular no SUS registra 9,9 mil resultados positivos para HPV de alto risco]
Saúde

Teste molecular no SUS registra 9,9 mil resultados positivos para HPV de alto risco

03 de Novembro de 2026

Foto: João Risi / MS

[ Alexandre Aleluia chega a 35 apoios na Câmara de Salvador após adesão de Muniz]
Política

Alexandre Aleluia chega a 35 apoios na Câmara de Salvador após adesão de Muniz

03 de Novembro de 2026

Fotos: Câmara Municipal de Salvador

[Bahia encosta no G-4 e chega a 44,3% de probabilidade de terminar no G-5]
Esportes

Bahia encosta no G-4 e chega a 44,3% de probabilidade de terminar no G-5

03 de Novembro de 2026

Foto: Gleidson Santana / Bahia Notícias

[Vitória encerra passagem de Jair Ventura após revés diante do Coritiba]
Esportes

Vitória encerra passagem de Jair Ventura após revés diante do Coritiba

03 de Novembro de 2026

Foto: Maurícia da Matta / Bahia Notícias

[Escala 5x2 e a dignidade de quem mantém as cidades limpas; o que muda para o trabalhador da limpeza urbana]
Artigos

Escala 5x2 e a dignidade de quem mantém as cidades limpas; o que muda para o trabalhador da limpeza urbana

31 de Outubro de 2026

Ana Angélica Rabello é coordenadora-geral do SindilimpBA | FOTO: Luciano Barreto

[ Acessibilidade e venda de ingressos na Concha Acústica entram na mira do MP-BA]
Bahia

Acessibilidade e venda de ingressos na Concha Acústica entram na mira do MP-BA

31 de Outubro de 2026

Foto: Divulgação / Gov-BA

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias