STF proíbe produção, venda e uso do amianto no Brasil
30 de Novembro de 2017 - Wesley Sobrinho
A extração, a comercialização e a distribuição do amianto na variedade crisotila estão proibidas em todo o País. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (29) pelo Supremo Tribunal Federal (STF), acompanhada da orientação de que a decisão deve ser seguida por todas as instâncias da Justiça no Brasil, segundo informações do Estadão.
Proibido em mais de 60 países, o amianto é considerado cancerígeno, sendo associado a alguns tumores de pulmão, ovário e laringe. Ele também é o principal responsável por um tipo de câncer raro chamado de mesotelioma, que atinge a pleura e outras membranas da região do tórax.
Hoje, os principais atingidos pela doença são trabalhadores da indústria do amianto, mas a contaminação pela substância poderia aumentar entre a população, em caso de liberação. Também há estudos que apontam danos do material ao meio ambiente.
Leia também:
Unidade da Eternit em Simões Filho pode ser condenada a indenizar sociedade em R$ 225 milhões
Comentários
Outras Notícias
![Nova lei cria política nacional de combate ao HPV e foca em prevenção e cuidado [Nova lei cria política nacional de combate ao HPV e foca em prevenção e cuidado]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237688/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Nova lei cria política nacional de combate ao HPV e foca em prevenção e cuidado
28 de Julho de 2025Foto: Paulo Pinto / Agência Brasi
![Ministério da Saúde abre 1,7 mil vagas no novo programa para médicos especialistas [Ministério da Saúde abre 1,7 mil vagas no novo programa para médicos especialistas]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237687/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Ministério da Saúde abre 1,7 mil vagas no novo programa para médicos especialistas
28 de Julho de 2025Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil
![Semdec muda de endereço e reforça presença da Prefeitura no Comércio, em Salvador [Semdec muda de endereço e reforça presença da Prefeitura no Comércio, em Salvador]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237686/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Semdec muda de endereço e reforça presença da Prefeitura no Comércio, em Salvador
28 de Julho de 2025Foto: Reprodução Google Street View
![Projeto na AL-BA propõe desconto em eventos culturais para quem doa sangue na Bahia Matéria: [Projeto na AL-BA propõe desconto em eventos culturais para quem doa sangue na Bahia Matéria:]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237685/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Projeto na AL-BA propõe desconto em eventos culturais para quem doa sangue na Bahia Matéria:
28 de Julho de 2025Foto: Camila Souza / GovBA
![INSS: 1,1 milhão de aposentados serão ressarcidos até 30 de julho [INSS: 1,1 milhão de aposentados serão ressarcidos até 30 de julho]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237684/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
INSS: 1,1 milhão de aposentados serão ressarcidos até 30 de julho
27 de Julho de 2025Foto: INSS/Divulgação
![IBGE vai ajustar dados passados de desemprego; entenda o porquê [IBGE vai ajustar dados passados de desemprego; entenda o porquê]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237683/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
IBGE vai ajustar dados passados de desemprego; entenda o porquê
27 de Julho de 2025Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023