Moro diz que Coaf é estratégico e que Guedes não se interessou pelo órgão
08 de Maio de 2019 - Redação Cabula agora![Moro diz que Coaf é estratégico e que Guedes não se interessou pelo órgão [Moro diz que Coaf é estratégico e que Guedes não se interessou pelo órgão]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/224352/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, afirmou nesta quarta-feira (8) que o Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) é "estratégico" para o Ministério da Justiça e que o ministro Paulo Guedes (Economia) não manifestou interesse em transferir o órgão para a sua pasta.
"O Coaf veio para o Ministério da Justiça, eu não pedi que ele viesse. Nós fizemos um diagnóstico do Coaf na Fazenda e nossa percepção é que o órgão sofria alguma espécie de descuido", declarou o ministro, que participa nesta quarta de uma audiência pública na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, na Câmara dos Deputados.
"Para o Ministério da Justiça o Coaf é estratégico, enquanto que para o ministério da Economia não existe esse interesse tão grande. De fato o ministro Paulo Guedes não tem nenhum movimento no sentido de retomar o Coaf para a Economia", acrescentou Moro.
O Coaf, conselho de inteligência financeira que investiga operações suspeitas, se converteu no centro de uma disputa entre o ministro Moro, a oposição e parte dos partidos de centro no Congresso Nacional.
Até antes do governo Jair Bolsonaro, o órgão era vinculado ao antigo ministério da Fazenda, mas foi transferido para a pasta da Justiça na reforma administrativa feita na MP (Medida Provisória) 870, lançada no início do atual mandato.
A insatisfação de parlamentares com a falta de articulação política do Palácio do Planalto impulsionou o movimento no Congresso pela aprovação de uma modificação na MP que devolva o Coaf para o ministério da Economia.
Relatório do líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), em comissão que analisa a MP indica a permanência do conselho sob o guarda-chuva da Justiça.
Moro se opõe a esse movimento. Nesta quarta-feira, o ministro disse que, no Ministério da Justiça, o Coaf manteve "as mesmas regras de sigilo e de preservação dos dados dos cidadãos."
A audiência pública na Câmara dos Deputados, convocada para que Moro falasse sobre o seu projeto de endurecimento de penas e do combate ao crime organizado, foi marcada por bate-bocas entre os deputados.
Um dos momentos de bate-boca ocorreu na intervenção do deputado petista Rogério Correia (MG), que se referiu a Moro como "muito amigo" do deputado Aécio Neves (PSDB-MG) e disse que ministro "não discutiu com ninguém" o seu pacote anticrime. A fala de Correia levou à troca de acusações entre parlamentares da oposição e os que apoiam o ministro da Justiça.
Em outra ocasião, o deputado Paulo Teixeira (PT-SP) perguntou se Moro estava arrependido das perdas econômicas sofridas pelas empresas da construção civil, numa referência aos reflexos da Operação Lava Jato sobre esse setor.
"O que prejudicou a economia foi a corrupção disseminada", rebateu Moro, que foi aplaudido por um grupo de deputados.
Comentários
Outras Notícias
![Governo propõe plano de ressarcimento para vítimas de descontos indevidos do INSS [Governo propõe plano de ressarcimento para vítimas de descontos indevidos do INSS]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237632/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Governo propõe plano de ressarcimento para vítimas de descontos indevidos do INSS
07 de Julho de 2025Foto: Marcelo Camargo / EBC
![Dia Nacional da Axé Music é aprovado no Senado e segue para sanção presidencial [Dia Nacional da Axé Music é aprovado no Senado e segue para sanção presidencial]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237631/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Dia Nacional da Axé Music é aprovado no Senado e segue para sanção presidencial
07 de Julho de 2025Foto: Reprodução
![STF valida apreensão de bens sem ordem judicial em caso de dívida com garantia [STF valida apreensão de bens sem ordem judicial em caso de dívida com garantia]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237630/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
STF valida apreensão de bens sem ordem judicial em caso de dívida com garantia
07 de Julho de 2025Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil
![BRICS defendem regras para remunerar uso de conteúdo por inteligência artificial [BRICS defendem regras para remunerar uso de conteúdo por inteligência artificial]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237629/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
BRICS defendem regras para remunerar uso de conteúdo por inteligência artificial
07 de Julho de 2025Foto: Brics/Divulgação
![Em declaração sobre IA, Brics defende código aberto para a tecnologia [Em declaração sobre IA, Brics defende código aberto para a tecnologia]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237628/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Em declaração sobre IA, Brics defende código aberto para a tecnologia
06 de Julho de 2025Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
![CNU 2025: pedidos de isenção da taxa de inscrição vão até terça-feira [CNU 2025: pedidos de isenção da taxa de inscrição vão até terça-feira]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237627/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
CNU 2025: pedidos de isenção da taxa de inscrição vão até terça-feira
06 de Julho de 2025Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023