Brasil

Brumadinho: cães e gatos resgatados da lama irão a feira de adoção

30 de Agosto de 2019 - A tarde
[Brumadinho: cães e gatos resgatados da lama irão a feira de adoção]

Serão 70 cães e 25 gatos, que foram vacinados, castrados e vermifugados.

Pouco mais de seis meses depois da tragédia de Brumadinho, em Minas Gerais, que até o momento resultou na identificação de 248 vítimas (outras 22 pessoas permanecem desaparecidas) e uma centena de órfãos, cerca de 150 bombeiros e mais de cem máquinas ainda trabalham nas buscas na lama endurecida pelo tempo, em um trabalho cada vez mais difícil.

Em meio a tanta dor, voluntários procurar amparar animais que ficaram perdidos dos donos desde janeiro. Bichos domésticos que ficaram desabrigados após o rompimento da barragem, em Brumadinho, terão a chance de encontrar uma nova casa no próximo sábado, quando ocorrerá uma feira de adoção na Fazenda Abrigo de Fauna. Serão 70 cães e 25 gatos, que foram vacinados, castrados e vermifugados.

Segundo informação da empresa Vale, que organiza a feira, existe também a chance de os antigos donos reencontrarem os animais de estimação perdidos na tragédia. Os candidatos passarão por uma entrevista e receberão uma cartilha sobre guarda responsável.

Criado para abrigar os animais domésticos e silvestres, de pequeno e grande porte, desalojados após a tragédia, a Fazenda Abrigo de Fauna abriga hoje mais de 500 animais. A fazenda é equipada com ambulatório, farmácia, canil, gatil, currais, galinheiros e lagos. Equipes de veterinários também auxiliam nos cuidados dos animais resgatados.

Mortos
O número de mortos identificados no desastre da Mina do Córrego do Feijão, da Vale, em Brumadinho, está há quase dois meses sem sofrer alterações. As duas últimas identificações feitas pelo Instituto Médico Lega (IML) ocorreram em 4/07.

A Polícia Civil continua recebendo casos – fragmentos de corpos – desenterrados pelos bombeiros que atuam na região, para identificação de vítimas. Um equipamento sequenciador de DNA – chamado Illumina – está em fase de instalação e um perito passa por treinamento nesta semana no Rio Grande do Sul para realizar as identificações.

Ainda segundo a corporação, o perito levou 52 amostras para extração de DNA durante o treinamento. A expectativa da polícia é que ele volte com o maior número possível de amostras analisadas. Aproximadamente 70 casos foram identificados por meio de DNA em junho e julho, mas eram amostras de pessoas que já haviam sido identificadas anteriormente.

A Barragem 1 se rompeu no dia 25 de janeiro de 2019. Mais de 10 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério formaram um tsunami que varreu a área administrativa, a usina de beneficiamento de minério, e o refeitório da empresa. Depois disso, a lama atingiu comunidades de Brumadinho até chegar ao leito do Rio Paraopeba.

Comentários

Outras Notícias

[Cachorro da raça Spitz vira meme ao urinar com 'performance artística']
Brasil

Cachorro da raça Spitz vira meme ao urinar com 'performance artística'

10 de Julho de 2025

Foto: reprodução/internet

[ANS determina que planos de saúde expliquem por escrito recusas de cobertura]
Saúde

ANS determina que planos de saúde expliquem por escrito recusas de cobertura

10 de Julho de 2025

Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil

[Surto de hepatite A em São Paulo afeta principalmente homens gays e amplia vacinação]
Saúde

Surto de hepatite A em São Paulo afeta principalmente homens gays e amplia vacinação

10 de Julho de 2025

Foto: Tomaz Silva / EBC

[Ana Hickmann comenta diagnóstico de Edu Guedes e reforça fé na recuperação]
Fofoca

Ana Hickmann comenta diagnóstico de Edu Guedes e reforça fé na recuperação

10 de Julho de 2025

Foto: Instagram

[BRICS firma acordo para enfrentar doenças ligadas à exclusão social]
Economia

BRICS firma acordo para enfrentar doenças ligadas à exclusão social

09 de Julho de 2025

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

[Anvisa proíbe comercialização de azeite “Vale dos Vinhedos” por irregularidades]
Saúde

Anvisa proíbe comercialização de azeite “Vale dos Vinhedos” por irregularidades

09 de Julho de 2025

Foto: Divulgação / Eduardo Benini

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121