Brasil

Produtores ganham mais tempo para o plantio soja

07 de Janeiro de 2020 -Redação Cabula agora
[Produtores ganham mais tempo para o plantio soja]

Os agricultores do Oeste da Bahia ganharam um prazo a mais para encerrar o plantio da soja

Agora os produtores rurais terão até o dia 20 de janeiro para realizar a semeadura. O prazo foi estendido pela Agência de Defesa Agropecuária do estado (ADAB) a pedido dos agricultores e do Comitê Estadual do Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja.
De acordo com as entidades que representam os agricultores, a irregularidade no regime de chuva prejudicou o andamento dos trabalhos no campo. A situação atinge principalmente os produtores rurais que cultivam em regime de sequeiro, eles enfrentaram chuva abaixo do índice esperado no período entre outubro e dezembro.
“Já estamos com mais de 90% da soja plantada, mas tivemos um período conturbado com o atraso nas chuvas, isso acabou prejudicando a conclusão do plantio. Agora temos o retorno da chuva, mas com bastante umidade que também atrapalha, por isso fizemos este pedido de extensão do prazo”, analisa Luiz Stahlke, engenheiro agrônomo e assessor técnico de agronegócios da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA).
O calendário agrícola segue normas fitossanitárias que os agricultores precisam cumprir sob pena de multa. Há tempo previsto para cada fase do processo de cultivo, do plantio à colheita. O calendário inclui também o chamado vazio sanitário, período em que não pode haver planta viva no campo para evitar a proliferação de pragas e doenças. Segundo a ADAB, a alteração anunciada esta semana não compromete a defesa fitossanitária do estado.

Comentários

Outras Notícias

[Escala 5x2 e a dignidade de quem mantém as cidades limpas; o que muda para o trabalhador da limpeza urbana]
Artigos

Escala 5x2 e a dignidade de quem mantém as cidades limpas; o que muda para o trabalhador da limpeza urbana

31 de Outubro de 2026

Ana Angélica Rabello é coordenadora-geral do SindilimpBA | FOTO: Luciano Barreto

[ Acessibilidade e venda de ingressos na Concha Acústica entram na mira do MP-BA]
Bahia

Acessibilidade e venda de ingressos na Concha Acústica entram na mira do MP-BA

31 de Outubro de 2026

Foto: Divulgação / Gov-BA

[Após nova rodada de negociação frustrada, prefeito intervém para resolver impasse e evitar greve de garis e margaridas em Salvador]
Economia

Após nova rodada de negociação frustrada, prefeito intervém para resolver impasse e evitar greve de garis e margaridas em Salvador

30 de Outubro de 2026

Suíca é secretário-geral do SindilimpBA e tranquiliza a população sobre estado de greve dos garis e margaridas | FOTO: Divulgação |

[Caetano Veloso pede retratação e R$ 50 mil em ação contra Pavanato e Pilhado]
Política

Caetano Veloso pede retratação e R$ 50 mil em ação contra Pavanato e Pilhado

30 de Outubro de 2026

Foto: Deezer/ Instagram

[Flica 2026 recebe Miriam Leitão para conversa sobre IA, desinformação e literatura]
Bahia

Flica 2026 recebe Miriam Leitão para conversa sobre IA, desinformação e literatura

30 de Outubro de 2026

Foto: Divulgação

[Clínica veterinária em Nova Brasília é alvo de apuração do MP-BA sobre condições de funcionamento]
Saúde

Clínica veterinária em Nova Brasília é alvo de apuração do MP-BA sobre condições de funcionamento

30 de Outubro de 2026

Foto: Ronne Oliveira / Bahia Notícias

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias