Brasil

Bolsonaro suspende o Renda Brasil e programa se torna uma incógnita

28 de Agosto de 2020 - Redação Cabula agora
[Bolsonaro suspende o Renda Brasil e programa se torna uma incógnita]

“Vamos voltar a conversar. A proposta que a equipe econômica apareceu para mim não será enviada ao Parlamento”, disse ele durante visita a uma usina em Ipatinga (MG).

Após o Presidente, Jair Bolsonaro, descartar publicamente o plano econômico de Guedes –de tirar recursos do abono salarial e outros programas para vitaminar o novo Renda Brasil, o benefício foi suspenso por data indefinida.
Para Bolsonaro, o modelo atual retira recursos de “pobres” e dá a “paupérrimos”. “Vamos voltar a conversar. A proposta que a equipe econômica apareceu para mim não será enviada ao Parlamento”, disse ele durante visita a uma usina em Ipatinga (MG).
O presidente que criticou principalmente a exclusão do abono salarial, deixando seu ministro da Economia, Paulo Guedes, desencorajado, visto que a extinção do abono representava a espinha dorsal da focalização nos mais pobres. Guedes pretendia por no Renda Brasil, todo o direcionamento de recursos do abono e outros programas para o novo Bolsa Família. E explicou que com o fim de outros programas teria um impacto muito menor.
Guedes, conta que na pratica o posicionamento do atual governante anula todo o trabalho feito até então. As divergências expostas hoje pelo presidente foram malvistas pelo mercado financeiro. Logo após as declarações, houve queda brusca no Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira.
No total, a equipe econômica calculava um aumento de 21 bilhões de reais ao programa de transferência de renda, considerando também a incorporação do seguro-defeso e a limitação do Farmácia Popular apenas aos que tivessem inscrição em cadastro social do governo. A ideia era, com isso, aumentar a base de beneficiados e o valor pago a cada família.
Com a declaração, o presidente jogou em território incerto a estrutura do Renda Brasil, programa que havia sido prometido por Guedes para terça-feira desta semana, dentro de um anúncio de peso, apelidado nos bastidores de “Big Bang”, que viria para o reforço à economia no pós-coronavírus.
A reunião desta quarta-feira (26) acabou não acontecendo, em parte porque Bolsonaro queria um valor maior para o Renda Brasil do que os cerca de R$ 250 propostos pela equipe econômica, e pela decisão de mexer no abono para financiamento do projeto Renda Brasil.
O próprio Presidente deu como encerrada as discussões sobre o programa Renda Brasil. E afirmou que o projeto está suspenso até que sejam feitos ajustes no texto elaborado pelo time do ministro Paulo Guedes (Economia).

Comentários

Outras Notícias

[Cachorro da raça Spitz vira meme ao urinar com 'performance artística']
Brasil

Cachorro da raça Spitz vira meme ao urinar com 'performance artística'

10 de Julho de 2025

Foto: reprodução/internet

[ANS determina que planos de saúde expliquem por escrito recusas de cobertura]
Saúde

ANS determina que planos de saúde expliquem por escrito recusas de cobertura

10 de Julho de 2025

Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil

[Surto de hepatite A em São Paulo afeta principalmente homens gays e amplia vacinação]
Saúde

Surto de hepatite A em São Paulo afeta principalmente homens gays e amplia vacinação

10 de Julho de 2025

Foto: Tomaz Silva / EBC

[Ana Hickmann comenta diagnóstico de Edu Guedes e reforça fé na recuperação]
Fofoca

Ana Hickmann comenta diagnóstico de Edu Guedes e reforça fé na recuperação

10 de Julho de 2025

Foto: Instagram

[BRICS firma acordo para enfrentar doenças ligadas à exclusão social]
Economia

BRICS firma acordo para enfrentar doenças ligadas à exclusão social

09 de Julho de 2025

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

[Anvisa proíbe comercialização de azeite “Vale dos Vinhedos” por irregularidades]
Saúde

Anvisa proíbe comercialização de azeite “Vale dos Vinhedos” por irregularidades

09 de Julho de 2025

Foto: Divulgação / Eduardo Benini

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121