Brasil

Inflação dos alimentos disparou no país: Puxados pelo arroz, preços na indústria alimentar têm alta de 3,28%, maior índice desde 2014

29 de Setembro de 2020 -Redação Cabula agora
[Inflação dos alimentos disparou no país: Puxados pelo arroz, preços na indústria alimentar têm alta de 3,28%, maior índice desde 2014]

O Índice de Preços ao Produtor (IPP), que mede a inflação de produtos na saída das fábricas brasileiras, registrou inflação de 3,28% em agosto deste ano.

Foi a maior alta de preços em um mês desde o início da pesquisa, em janeiro de 2014, segundo dados divulgados nesta terça-feira (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As informações são da Agência Brasil.
Em julho, o IPP teve inflação de 3,22%. Com o resultado de agosto, o índice acumula taxas de inflação de 10,80% neste ano e de 13,74% em 12 meses.
Alimentos sobem 4,07%
As 24 atividades industriais pesquisadas pelo IBGE tiveram alta de preços em agosto, com destaque para os alimentos (4,07%).
“Foram quatro produtos que mais impactaram o resultado da indústria alimentar: farelo de soja, óleo de soja, arroz descascado branqueado e leite esterilizado UHT longa vida”, disse o gerente do IPP, Manuel Campos Souza Neto.
Outras altas de preços importantes foram refino de petróleo e produtos de álcool (6,24%), indústrias extrativas (8,43%) e outros produtos químicos (4,13%).
Entre as quatro grandes categorias econômicas da indústria, o destaque ficou com os bens intermediários, isto é, os insumos industrializados usados no setor produtivo (4,03%).
As outras três categorias de produtos também tiveram alta de preços: bens de capital, isto é, as máquinas e equipamentos usados no setor produtivo (1,62%), os bens de consumo semi e não duráveis (2,94%) e os bens de consumo duráveis (0,60%).

Comentários

Outras Notícias

[“Vai Logo, Vida” lidera reproduções no YouTube durante o Carnaval de Salvador]
Bahia

“Vai Logo, Vida” lidera reproduções no YouTube durante o Carnaval de Salvador

19 de Fevereiro de 2026

Foto: Ednei Cunha / Bahia Notícias

[Coutinho comunica desejo de rescindir contrato e surpreende o Vasco]
Esportes

Coutinho comunica desejo de rescindir contrato e surpreende o Vasco

19 de Fevereiro de 2026

Foto: Matheus Lima/Vasco

[“Vampirinha” leva título de música do Carnaval 2026 e Ivete Sangalo conquista heptacampeonato]
Bahia

“Vampirinha” leva título de música do Carnaval 2026 e Ivete Sangalo conquista heptacampeonato

19 de Fevereiro de 2026

Foto: Josemar Pereira / Bahia Notícias

[Jerônimo aponta sucesso da segurança pública e classifica Carnaval como tranquilo]
Bahia

Jerônimo aponta sucesso da segurança pública e classifica Carnaval como tranquilo

19 de Fevereiro de 2026

Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

[Seleção complementar do serviço militar feminino termina nesta sexta]
Brasil

Seleção complementar do serviço militar feminino termina nesta sexta

18 de Fevereiro de 2026

Foto: ST Edmilson / CCOMSEx

[STF reafirma correção do FGTS pelo IPCA e veta pagamento retroativo]
Brasil

STF reafirma correção do FGTS pelo IPCA e veta pagamento retroativo

18 de Fevereiro de 2026

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias