Desemprego bate recorde em 20 Estados em 2020, diz IBGE
10 de Março de 2021 - Poder 360![Desemprego bate recorde em 20 Estados em 2020, diz IBGE [Desemprego bate recorde em 20 Estados em 2020, diz IBGE]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/231008/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
A taxa média de desocupação em 2020 foi recorde em 20 Estados, em linha com a média nacional, por causa dos impactos negativos da pandemia de covid-19 sobre o mercado de trabalho
Os maiores percentuais foram registrados em Estados do Nordeste e os menores, no Sul. Os dados (íntegra) foram divulgados nesta 4ª feira (10.mar.2021) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Os maiores percentuais foram registrados em:
• Bahia: 19,8%;
• Alagoas: 18,6%; e
• Sergipe: 18,4%.
As menores taxas foram observadas em:
• Santa Catarina: 6,1%;
• Rio Grande do Sul: 9,1%; e
• Paraná: 9,4%.
No intervalo de 1 ano, a população ocupada caiu 7,3 milhões, chegando ao menor número da série anual (86,1 milhões).
Com isso, pela 1ª vez, menos da metade da população em idade para trabalhar estava ocupada no país. Em 2020, o nível de ocupação foi de 49,4%.
Em 15 Estados, incluindo todos do Nordeste, o nível de ocupação ficou abaixo de 50%. No Alagoas, apenas 35,9% das pessoas em idade de trabalhar estavam ocupadas. O Rio de Janeiro também aparece nessa lista: apenas 45,4% tinham um trabalho no Estado.
Já Mato Grosso foi a unidade da Federação com maior nível de ocupação (58,7%).
Segundo o IBGE, a taxa média de informalidade recuou, passando de 41,1% em 2019 para 38,7% no ano passado (somando ainda 39,9 milhões de pessoas).
“A queda da informalidade não está relacionada a mais trabalhadores formais no mercado. Está relacionada ao fato de trabalhadores informais terem perdido sua ocupação ao longo do ano. Com menos trabalhadores informais na composição de ocupados, a taxa de informalidade diminui”, explica a analista da pesquisa, Adriana Beringuy.
Fonte: IBGE/ Poder 360
Comentários
Outras Notícias
![BRICS firma acordo para enfrentar doenças ligadas à exclusão social [BRICS firma acordo para enfrentar doenças ligadas à exclusão social]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237640/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
BRICS firma acordo para enfrentar doenças ligadas à exclusão social
09 de Julho de 2025Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
![Anvisa proíbe comercialização de azeite “Vale dos Vinhedos” por irregularidades [Anvisa proíbe comercialização de azeite “Vale dos Vinhedos” por irregularidades]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237639/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Anvisa proíbe comercialização de azeite “Vale dos Vinhedos” por irregularidades
09 de Julho de 2025Foto: Divulgação / Eduardo Benini
![Virginia Fonseca altera nome nas redes após fim do casamento com Zé Felipe [Virginia Fonseca altera nome nas redes após fim do casamento com Zé Felipe]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237638/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Virginia Fonseca altera nome nas redes após fim do casamento com Zé Felipe
09 de Julho de 2025Foto: Reprodução / Redes Sociais
![Anvisa emite alerta sobre riscos do uso de formol e similares em alisamentos capilares [Anvisa emite alerta sobre riscos do uso de formol e similares em alisamentos capilares]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237637/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Anvisa emite alerta sobre riscos do uso de formol e similares em alisamentos capilares
09 de Julho de 2025Foto: Reprodução / Tua Beleza
![Mais Médicos Especialistas: Saúde estende prazo para adesão ao programa [Mais Médicos Especialistas: Saúde estende prazo para adesão ao programa]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237636/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Mais Médicos Especialistas: Saúde estende prazo para adesão ao programa
08 de Julho de 2025Foto: Divulgação / Ministério da Saúde
![Mais de 11 milhões de brasileiros já usaram cocaína ou crack, revela estudo da Unifesp [Mais de 11 milhões de brasileiros já usaram cocaína ou crack, revela estudo da Unifesp]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237635/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Mais de 11 milhões de brasileiros já usaram cocaína ou crack, revela estudo da Unifesp
08 de Julho de 2025Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023