Brasil

Terreiro debate memórias e relações culturais de povos afroindígenas

26 de Novembro de 2021 - Coluna O Tempo Presente
[Terreiro debate memórias e relações culturais de povos afroindígenas]

Terreiro Ilê Axé Omorodé L’oni Oluaiê debate em seminário “A memória dos caboclos e as relações culturais afroindígenas em comunidades de terreiro”, nesta sexta-feira (26), às 14 horas

A atividade é presencial, com medidas protetivas contra Covid-19 e transmissão ao vivo pelo youtube no canal do Terreiro Ilé Axé Omorode Oluaye.

O objetivo, segundo o babalorixá Gilson da Cruz, é trocar conhecimentos visando buscar caminhos possíveis e necessários para compartilhar, educar, curar e preservar as comunidades afroindígenas, considerando aspectos dos contextos verificados na contemporaneidade.

Confirmaram presença a deputada Olívia Santana, pela entidade Unegro; Danillo Barata, representando o Centro de Cultura (Cecult) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Marcelo França (Tatá Musiki Hosi Alê), pela Federação Nacional do Culto Afro-Brasileiro (Fenacab) e o professor Marlon Marcos Vieira Passos, da Unilab.

A proposta de aproximar o terreiro da comunidade acadêmica ganha força com a participação da professora Ana Rita Machado, da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), na condição de mediadora do seminário sociocultural, o primeiro de uma série a ser promovida pelo terreiro localizado em Santo Amaro da Purificação, no bairro do Sinibu, no Recôncavo baiano.

– O evento surge como ferramenta usada pelos caboclos e guias para trazer conhecimentos ancestrais para tempos modernos – disse pai Gilson da Cruz, 51 anos, metade deles dedicado ao candomblé.

Fundado em 1998, o terreiro dedica-se não apenas a prestar assistência religiosa, mas desenvolve atividades de acolhimento de pessoas em situação de rua para devolvê-las à sociedade em condições de estudar e trabalhar, além do apoio a manifestações culturais.

 

Foto: Agencia Brasil

Comentários

Outras Notícias

[Sesab adota medidas urgentes para reduzir fila da diálise ambulatorial na Bahia]
Saúde

Sesab adota medidas urgentes para reduzir fila da diálise ambulatorial na Bahia

17 de Junho de 2025

Foto: Carol Garcia / GOVBA

[Exército libera área para construção de hospital regional em Paulo Afonso]
Bahia

Exército libera área para construção de hospital regional em Paulo Afonso

17 de Junho de 2025

Foto: Reprodução / YouTube

[OMS mantém mpox como emergência global de saúde pública]
Saúde

OMS mantém mpox como emergência global de saúde pública

17 de Junho de 2025

Foto: Reprodução Shutterstock

[Governo reabre licitação da Arena de Esportes da Bahia com novo orçamento de R$ 13,9 milhões]
Esportes

Governo reabre licitação da Arena de Esportes da Bahia com novo orçamento de R$ 13,9 milhões

12 de Junho de 2025

Foto: Divulgação/Prefeitura de Lauro de Freitas

[São João no Pelô: Prefeitura de Salvador divulga programação completa do Arraiá da Prefs]
Bahia

São João no Pelô: Prefeitura de Salvador divulga programação completa do Arraiá da Prefs

12 de Junho de 2025

Foto: Divulgação

[Governo da Bahia propõe reduzir formação de cabos da PM de 5 para 3 anos]
Política

Governo da Bahia propõe reduzir formação de cabos da PM de 5 para 3 anos

12 de Junho de 2025

Foto: Divulgação

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121