Eleições 2024: prazo para solicitar ou regularizar título de eleitor termina nesta quarta-feira (8)
08 de Maio de 2024 -Redação Cabula agora![Eleições 2024: prazo para solicitar ou regularizar título de eleitor termina nesta quarta-feira (8) [Eleições 2024: prazo para solicitar ou regularizar título de eleitor termina nesta quarta-feira (8)]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/236810/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
Cadastro eleitoral estará fechado a partir de 9 de maio / Foto Antônio Augusto
Os brasileiros que desejam votar nas eleições municipais deste ano têm até esta quarta-feira (8/5) para solicitar o título de eleitor. O prazo também vale para os moradores que estão com pendências e precisam regularizar o documento, bem como para aqueles que mudaram de cidade e precisam solicitar a transferência de domicílio eleitoral.
A partir de 9 de maio, o cadastro eleitoral estará fechado para a organização da logística de votação do pleito. A exceção é para moradores do Rio Grande do Sul, onde foi decretada situação de calamidade pública devido às fortes chuvas que atingiram o estado. Neste caso, o prazo foi prorrogado em 15 dias pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Para tirar o primeiro título de eleitor, é preciso comparecer a um cartório eleitoral, onde serão coletados dados e a biometria do solicitante. Já para conferir a situação do título eleitoral, basta preencher o formulário disponível no Portal do TSE. Se houver débitos de eleições anteriores, o eleitor deverá quitá-los antes de fazer o requerimento.
Apenas de janeiro a abril foram registrados 5,9 milhões de requerimentos de alistamento eleitoral. Destes, mais de 2 milhões se referem a solicitações de novos títulos, enquanto 1,9 milhão tratam-se de pedidos de transferência de domicílio eleitoral.
O cadastro de eleitores é fechado somente em anos eleitorais. O processo serve para que a Justiça Eleitoral organize a votação com base no número determinado de eleitores aptos a votar. Segundo a legislação, todos os requerimentos de emissão ou de transferência devem ser entregues até 150 dias antes do primeiro turno das eleições.
O pleito de 2024 será responsável pela escolha de candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. O primeiro turno será no dia 6 de outubro de 2024, enquanto o segundo turno, onde for necessário, ocorrerá no dia 27 de outubro. Segundo o TSE, mais de 152 milhões de brasileiros estão aptos a participar das eleições municipais.
Comentários
Outras Notícias
![Hiran lança “Solução” e transforma ataques em manifesto de resistência [Hiran lança “Solução” e transforma ataques em manifesto de resistência]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238542/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Hiran lança “Solução” e transforma ataques em manifesto de resistência
12 de Maio de 2026Foto: Pedro Ommã/ Divulgação
![FIFA estuda shows com Anitta e Katy Perry na abertura da Copa do Mundo de 2026 [FIFA estuda shows com Anitta e Katy Perry na abertura da Copa do Mundo de 2026]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238541/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
FIFA estuda shows com Anitta e Katy Perry na abertura da Copa do Mundo de 2026
12 de Maio de 2026Foto: Reprodução/SNL
![Everton Machado comemora indicação ao Prêmio Grande Otelo e prepara turnê pelo Brasil e exterior [Everton Machado comemora indicação ao Prêmio Grande Otelo e prepara turnê pelo Brasil e exterior]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238540/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Everton Machado comemora indicação ao Prêmio Grande Otelo e prepara turnê pelo Brasil e exterior
12 de Maio de 2026Foto: Diney Araujo/ Divulgação
![Jerônimo inaugura centro de ensino e autoriza construção de hospital oncológico em Feira de Santana [Jerônimo inaugura centro de ensino e autoriza construção de hospital oncológico em Feira de Santana]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238539/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Jerônimo inaugura centro de ensino e autoriza construção de hospital oncológico em Feira de Santana
12 de Maio de 2026Foto: Divulgação/GOVBA
![Diretor do Vitória cobra pagamento do Grêmio por Wagner Leonardo: “Tem que pagar” [Diretor do Vitória cobra pagamento do Grêmio por Wagner Leonardo: “Tem que pagar”]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238538/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Diretor do Vitória cobra pagamento do Grêmio por Wagner Leonardo: “Tem que pagar”
11 de Maio de 2026Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
![Globo de Ouro passa a aceitar produções com uso de inteligência artificial [Globo de Ouro passa a aceitar produções com uso de inteligência artificial]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238537/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Globo de Ouro passa a aceitar produções com uso de inteligência artificial
11 de Maio de 2026Foto: TV Globo
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
