Brasil

Brasil gera mais de 1,2 milhão de empregos com carteira assinada no 1º semestre de 2025

06 de Agosto de 2025 -Redação Cabula agora
[Brasil gera mais de 1,2 milhão de empregos com carteira assinada no 1º semestre de 2025]

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O mercado de trabalho formal brasileiro apresentou crescimento robusto no primeiro semestre de 2025, com a criação de 1.222.591 vagas com carteira assinada, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (4) pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Em junho, o saldo foi positivo em 166.621 postos, resultado de 2.139.182 admissões e 1.972.561 desligamentos.
Todos os cinco principais setores da economia fecharam o mês com saldo positivo. O setor de Serviços liderou, com 77.057 novas vagas (+0,33%), impulsionado pelas áreas de comunicação, finanças, serviços administrativos e profissionais. Na sequência vieram: Comércio (+32.938), Agropecuária (+25.833), Indústria (+20.105) e Construção (+10.665).
Entre os estados, São Paulo teve o maior saldo absoluto em junho (+40.089), seguido por Minas Gerais (+24.228) e Rio de Janeiro (+15.363). Já em termos proporcionais, destacaram-se Amapá (+1,29%), Mato Grosso (+0,96%) e Maranhão (+0,93%).
No acumulado do semestre, o país registrou crescimento de 2,59% no emprego formal, alcançando 48,4 milhões de postos ativos. O setor de Serviços também liderou no semestre, com 643.021 novas vagas, seguido pela Indústria (+229.858).

Comentários

Outras Notícias

[Diretor do Vitória cobra pagamento do Grêmio por Wagner Leonardo: “Tem que pagar”]
Esportes

Diretor do Vitória cobra pagamento do Grêmio por Wagner Leonardo: “Tem que pagar”

11 de Maio de 2026

Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

[Globo de Ouro passa a aceitar produções com uso de inteligência artificial]
Mundo

Globo de Ouro passa a aceitar produções com uso de inteligência artificial

11 de Maio de 2026

Foto: TV Globo

[Anitta ganha edição especial do “Som Brasil” para apresentar nova fase da carreira]
Fofoca

Anitta ganha edição especial do “Som Brasil” para apresentar nova fase da carreira

11 de Maio de 2026

Foto: TV Globo

[IPHAN fecha contrato emergencial de R$ 1,8 milhão para reforço estrutural da Igreja de São Francisco, em Salvador]
Bahia

IPHAN fecha contrato emergencial de R$ 1,8 milhão para reforço estrutural da Igreja de São Francisco, em Salvador

11 de Maio de 2026

Foto: Reprodução / TV Globo

[Dia dos garis e margaridas reforça luta do SindilimpBA para aprovação de projeto no Senado]
Política

Dia dos garis e margaridas reforça luta do SindilimpBA para aprovação de projeto no Senado

10 de Maio de 2026

Regulamentação da profissão de garis e margaridas está no Senado para votação | FOTO: Reprodução/Meta IA

[Eleições 2026: eleitor pode se inscrever para ser mesário voluntário]
Política

Eleições 2026: eleitor pode se inscrever para ser mesário voluntário

10 de Maio de 2026

Foto Paulo Pinto/Agencia Brasil

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias