Brasil

Camaçari comemora 255 anos com povo nas ruas e trânsito lento

28 de Setembro de 2013 -Piatã

O evento foi marcado, como de costume, pela pluralidade das expressões populares e também por descontentamento.

“No Sete de Setembro é algo mais organizado, são escolas e policiais, não é? Hoje é o dia que sai partido político, trabalhador em greve, pessoal de ONG. Eu considero isso aqui uma festa política”. Assim a dona de casa Deni Sena definiu o Desfile Cívico ocorrido hoje, dia 28 de setembro, em Camaçari. A cidade comemorou os 255 anos desde que o Alvará Régio deu à Aldeia do Divino Espírito Santo status de Vila, tornando-a emancipada.

O evento foi marcado, como de costume, pela pluralidade das expressões populares e também por descontentamento. Em frente ao palanque dos políticos, a fanfarra a Fanesce entoou o “Show das Poderosas”, de Anitta, e o povo começou a cantar, enquanto na bifurcação que dá acesso á Praça Abrantes havia evangélicos com cartazes chamando o povo para a Igreja. “A gente mostra esta carta porque muita gente veio para o evento beber cerveja”, contou um jovem que levava o cartaz e diz ser da Igreja Quadrangular.

E o desfile seguia com moradores da região da Orla da cidade (Arembepe, Jauá e Guarajuba) vestidos a caráter, com suas roupas de praia. Mais alguns jovens também levaram as questões ambientais para as ruas camaçarienses. “Esse dia a gente tem que aproveitar e falar coisas que toda a cidade precisa saber, como a poluição do Polo que tanto mal faz à nossa saúde”, disse a adolescente Karine Moureira, 15 anos.

Como foi dito pelo povo, a festa é política e lá estava o prefeito Ademar Delgado (PT) e coligados assistindo ao evento sob a proteção do toldo do palanque. Enquanto a oposição, debaixo de Sol, aproveitou e distribuiu panfletos. Até o meio dia, havia mais homenagem que protestos, mas corria entre a população boatos de que uma manifestação popular estava por ocorrer. A nossa reportagem não confirmou.

Trânsito lento

O trânsito estava congestionado nas principais imediações de acesso ao Centro de Camaçari. O ônibus da VSA que saiu de Simões Filho às 9h chegou à região do Mercado, na Praça Abrantes, às 10h10. O dobro do tempo normal. Ao chegar em Camaçari, na altura da região do Triângulo, o roteiro estava modificado em virtude do Desfile. O ônibus entrou pela Gleba E, dando voltas entre as ruas do bairro até chegar às proximidades da Feira, onde trânsito estava ainda mais congestionado.

Comentários

Outras Notícias

[Prefeitura oficializa IGH para gestão do Hospital Alan Sanches em Salvador]
Saúde

Prefeitura oficializa IGH para gestão do Hospital Alan Sanches em Salvador

10 de Abril de 2026

Foto: Bruno Concha / Secom PMS

[Fifa define árbitros da Copa de 2026 e inclui três brasileiros na lista]
Esportes

Fifa define árbitros da Copa de 2026 e inclui três brasileiros na lista

10 de Abril de 2026

Foto: Reprodução/Redes sociais

[Atlético-MG e Galo da Madrugada chegam a acordo e encerram disputa por marca]
Esportes

Atlético-MG e Galo da Madrugada chegam a acordo e encerram disputa por marca

10 de Abril de 2026

Fotos: Pedro Souza/Atlético-MG | Edson Holanda/Prefeitura do Recife

[Vitória sofre virada e é derrotado por 6 a 1 pelo Vasco no Brasileirão Sub-20]
Esportes

Vitória sofre virada e é derrotado por 6 a 1 pelo Vasco no Brasileirão Sub-20

10 de Abril de 2026

Foto: Reprodução/Vasco TV

[Projeto propõe linhas de ônibus operadas por mulheres com foco em segurança em Salvador]
Bahia

Projeto propõe linhas de ônibus operadas por mulheres com foco em segurança em Salvador

09 de Abril de 2026

Foto: Ascom/Semob

[Vitória inicia semana decisiva com jogos no Barradão e sequência intensa na temporada]
Esportes

Vitória inicia semana decisiva com jogos no Barradão e sequência intensa na temporada

09 de Abril de 2026

Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias