Brasil

Ufba aprova adoção do Sisu a partir de 2014

19 de Junho de 2013 -Piatã

Seleção ocorrerá por meio do Enem e a segunda fase deixa de ser realizada.

A entrada da Universidade Federal da Bahia (Ufba) no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi aprovada em reunião do Conselho Acadêmico de Ensino (CAE), nesta quarta-feira (19), na Sala dos Conselhos, no Palácio da Reitoria.

O Sisu será o único modo de ingresso na universidade a partir de 2014 em todos os cursos de graduação. A seleção será feita com base na nota obtida pelo candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a segunda fase do vestibular deixa de ser realizada.

Em ofício divulgado no site da Ufba, a reitora Dora Leal Rosa justifica a adoção do sistema: “a avaliação de nossa experiência com o vestibular deste ano, em que adotamos o Enem como primeira fase, nos mostra claramente que não se justifica a realização da segunda fase”.

“Com efeito, é muito grande a interseção entre o conjunto dos candidatos que se classificaram no vestibular e o conjunto dos candidatos que se classificariam caso houvesse apenas uma fase (Enem): a média dessa interseção, tomada sobre todos os cursos, foi de quase 70%. (...) Em outras palavras, a existência da segunda fase altera muito pouco a lista dos candidatos que ingressam na universidade”, completa. Clique aqui para acessar o ofício completo.

De acordo com a assessoria de comunicação da Ufba, os cursos que requerem comprovação de habilidade específica podem ter uma avaliação adicional, o que ainda está será analisado pelas respectivas unidades de ensino.

Desde 2009, a Ufba já adota o Enem como única prova de seleção aos Bacharelados Interdisciplinares (BI) e no vestibular 2013, já tinha adotado para a primeira fase dos Cursos de Progressão Linear (CPL), mas manteve seu processo seletivo para a segunda etapa.

Novas universidades

Os interessados em concorrer a uma das vagas dos BIs, oferecidos pelas novas universidades federais do Oeste Baiano (UFOB) e do Sul (UFSBA) da Bahia, para o primeiro semestre de 2014, também devem prestar o Enem.

Fazer o Enem para figurar na lista do Sisu é a única porta de entrada para as duas instituições de ensino superior que oferecem os BIs como o primeiro estágio para os demais ciclos.

Em seu primeiro semestre de funcionamento, a Universidade Federal do Oeste da Bahia que terá campi em Barra, Santa Maria da Vitória, Bom Jesus da Lapa, Luiz Eduardo Magalhães e Barreiras, oferecerá 2.220 vagas com a expectativa de ampliar para 13.420 vagas em 2020.

Por sua vez, a Universidade Federal do Sul da Bahia, cujos campi serão em Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas, oferecerá 3.000 vagas para os BIs e pretende chegar ao total geral de matrículas de 13.200 estudantes regulares, em 2020. *Correio

Comentários

Outras Notícias

[Prefeitura oficializa IGH para gestão do Hospital Alan Sanches em Salvador]
Saúde

Prefeitura oficializa IGH para gestão do Hospital Alan Sanches em Salvador

10 de Abril de 2026

Foto: Bruno Concha / Secom PMS

[Fifa define árbitros da Copa de 2026 e inclui três brasileiros na lista]
Esportes

Fifa define árbitros da Copa de 2026 e inclui três brasileiros na lista

10 de Abril de 2026

Foto: Reprodução/Redes sociais

[Atlético-MG e Galo da Madrugada chegam a acordo e encerram disputa por marca]
Esportes

Atlético-MG e Galo da Madrugada chegam a acordo e encerram disputa por marca

10 de Abril de 2026

Fotos: Pedro Souza/Atlético-MG | Edson Holanda/Prefeitura do Recife

[Vitória sofre virada e é derrotado por 6 a 1 pelo Vasco no Brasileirão Sub-20]
Esportes

Vitória sofre virada e é derrotado por 6 a 1 pelo Vasco no Brasileirão Sub-20

10 de Abril de 2026

Foto: Reprodução/Vasco TV

[Projeto propõe linhas de ônibus operadas por mulheres com foco em segurança em Salvador]
Bahia

Projeto propõe linhas de ônibus operadas por mulheres com foco em segurança em Salvador

09 de Abril de 2026

Foto: Ascom/Semob

[Vitória inicia semana decisiva com jogos no Barradão e sequência intensa na temporada]
Esportes

Vitória inicia semana decisiva com jogos no Barradão e sequência intensa na temporada

09 de Abril de 2026

Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias