Fim do sossego: Camaçarienses reclamam de poluição sonora na cidade
26 de Dezembro de 2011 -Piatãos efeitos causados pela exposição a exagerados ruídos podem ser prejudiciais à saúde do ser humano, e por isso existem normas que devem ser seguidas.
Batidas do som alto misturam-se às buzinas estridentes e aos roncos de motores, e de repente começa o pesadelo. É assim que acontece em Camaçari, nos finais de semana - quando motoristas resolvem ouvir músicas que deveriam estar em volume ambiente para animar a festa, mas são transformadas em poluição sonora – e durante a semana – quando todos os carros de propagandas existentes na cidade dão um “show” de publicidade; sem contar com os carrinhos de pirataria espalhados pelos quatro cantos da cidade.
E muita gente tem dúvidas; será que qualquer tipo de som automotivo é permitido? Até que ponto a lei municipal permite os carros de propagandas e mini-trios pelas principais ruas de Camaçari?
Isso vai depender do volume, pois os efeitos causados pela exposição a exagerados ruídos podem ser prejudiciais à saúde do ser humano, e por isso existem normas que devem ser seguidas. A poluição sonora é um dos principais fatores responsáveis pelo estresse e as conseqüências de uma exposição constante vão desde a perturbação do sono até a surdez permanente.
Marta Nascimento, trabalha num escritório localizado no centro da cidade e ao ser questionada pelo RMS Noticias sobre o ruídos, dos quais é obrigada a conviver diariamente, desabafa:“ Me incomoda muito, desde a semana passada tem um carro de som divulgando mensagem de natal, é um sufoco. Ás vezes eu tenho que parar de falar no telefone, por exemplo, e esperar o carro passar para continuar”, queixa-se a secretária.
O que poucos sabem é que podem ser multados e ou processados pela atitude. Até 90 decibéis os ruídos ou sons são toleráveis, mas acima de 100 decibéis os ruídos provocam danos irreversíveis à audição.
Sobre os famosos carros de sonhos, o artigo 228 do Código de Trânsito Brasileiro indica que usar no veículo, equipamento com som em volume ou freqüência que não seja autorizada pelo Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN é infração grave com multa de R$127,69 e a medida administrativa é retenção do automóvel para regularização.
Em Camaçari existe, a Fiscalização integrada, responsável por monitorar e acompanhar as questões voltadas à poluição sonora. O cidadão pode ligar , qualquer hora, no número 0800 284 7325 ou 9989-7874.
Comentários
Outras Notícias
![Suíca mobiliza mais de 300 lideranças em debate sobre eleições de 2026 [Suíca mobiliza mais de 300 lideranças em debate sobre eleições de 2026]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238443/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Suíca mobiliza mais de 300 lideranças em debate sobre eleições de 2026
14 de Abril de 2026Encontro reúne representantes sindicais e evangélicos para conscientizar sobre eleições de 2026
![Após repercussão negativa, Aeroporto de Salvador detalha isenções em nova cobrança por tempo de permanência [Após repercussão negativa, Aeroporto de Salvador detalha isenções em nova cobrança por tempo de permanência]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238442/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Após repercussão negativa, Aeroporto de Salvador detalha isenções em nova cobrança por tempo de permanência
14 de Abril de 2026Foto: Gerado com IA
![Ivete Sangalo surpreende público ao participar de roda de samba em Salvador [Ivete Sangalo surpreende público ao participar de roda de samba em Salvador]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238441/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Ivete Sangalo surpreende público ao participar de roda de samba em Salvador
14 de Abril de 2026Foto: Reprodução / Redes Sociais
![Psirico lança clipe de “Jogadinha” com Kannário e reúne grandes nomes do pagode [Psirico lança clipe de “Jogadinha” com Kannário e reúne grandes nomes do pagode]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238440/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Psirico lança clipe de “Jogadinha” com Kannário e reúne grandes nomes do pagode
14 de Abril de 2026Foto: Divulgação
![Sesab firma novo contrato com a Liga Álvaro Bahia para administrar Hospital Estadual da Criança [Sesab firma novo contrato com a Liga Álvaro Bahia para administrar Hospital Estadual da Criança]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238439/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Sesab firma novo contrato com a Liga Álvaro Bahia para administrar Hospital Estadual da Criança
14 de Abril de 2026Foto: Caio Brito
![Em uma década, Brasil soma 4,1 mil mortes por câncer de testículo, com maior incidência entre jovens [Em uma década, Brasil soma 4,1 mil mortes por câncer de testículo, com maior incidência entre jovens]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238438/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Em uma década, Brasil soma 4,1 mil mortes por câncer de testículo, com maior incidência entre jovens
13 de Abril de 2026Foto: Bruno Concha/Secom
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
