Cultura

Estação Campo da Pólvora, em Salvador, recebe exposição inédita que homenageia Jorge Amado

15 de Agosto de 2022 -Grupo CCR Metrô Bahia
[Estação Campo da Pólvora, em Salvador, recebe exposição inédita que homenageia Jorge Amado]

A Estação de metrô do Campo da Pólvora, em Salvador, receberá, a partir de terça-feira (16), a exposição inédita "Jorge Amado 110"

A mostra celebra os 110 anos do escritor Jorge Amado , que seriam completados neste mês de agosto, se estivesse vivo. A produção é da Fundação Casa de Jorge Amado .

A exposição traz um recorte da obra de Amado e o perfil de 15 personagens criados por ele, figuras únicas que traduzem a essência do povo, da cultura e da diversidade da Bahia. O acervo é totalmente composto por peças que pertenciam a Jorge.

A exposição "Jorge Amado 110" também antecipa as celebrações em torno do tema da Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), que este ano, irá homenagear o escritor.

Com mais de 37 romances publicados, traduzidos para 49 idiomas em 57 países, Jorge Amado sempre colocou a Bahia como cenário de suas narrativas. Cativou o público e conquistou o mundo com histórias que foram largamente adaptadas para outras linguagens artísticas, tais como Gabriela, Cravo e Canela; Quincas Berro D’Água; Tereza Batista; Dona Flor e Seus Dois Maridos; Tieta, entre outras.

A Fundação Casa de Jorge Amado, localizada no Largo do Pelourinho, é um dos principais pontos turísticos da capital baiana. No local está guardado o acervo de Jorge Amado, onde a vida e a obra do escritor são estudadas e lembradas por cerca de 100 mil visitantes que vão ao local anualmente.

 

Foto: Divulgação

Comentários

Outras Notícias

[Ministério Público denuncia Marcinho VP, a mulher e o filho Oruam]
Justiça

Ministério Público denuncia Marcinho VP, a mulher e o filho Oruam

02 de Maio de 2026

Foto: oruam/Instagram

[Plataforma do BB amplia digitalização na gestão pública]
Economia

Plataforma do BB amplia digitalização na gestão pública

02 de Maio de 2026

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

[Mil convocados no CNU 2025 podem escolher local de trabalho até terça]
Educação

Mil convocados no CNU 2025 podem escolher local de trabalho até terça

02 de Maio de 2026

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

[Energia solar supera R$ 300 bilhões em investimentos]
Economia

Energia solar supera R$ 300 bilhões em investimentos

01 de Maio de 2026

Foto: Soninha Vill/GIZ

[Brasil tem menor número de homicídios e latrocínios em dez anos]
Justiça

Brasil tem menor número de homicídios e latrocínios em dez anos

01 de Maio de 2026

Foto: Arquivo//Fernando Frazão/Agência Brasil

[Petrobras inicia P-79 e reforça produção de petróleo e gás no país]
Economia

Petrobras inicia P-79 e reforça produção de petróleo e gás no país

01 de Maio de 2026

Foto: Petrobras/Divulgação

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias