Cultura

Artistas apoiam projeto que homenageia Alaide do Feijão em rua do Pelourinho durante o Afropunk Bahia

28 de Novembro de 2022 -Redação Cabula agora
[Artistas apoiam projeto que homenageia Alaide do Feijão em rua do Pelourinho durante o Afropunk Bahia]

Após cobrança para a imediata instalação da placa na região que nomeia a Rua Alaíde do Feijão, no Pelourinho, pelo vereadorSuíca (PT), na última terça-feira (22), artistas e ativistas apoiaram o projeto, durante a 2ª edição do festival Afropunk Bahia

Levantaram a placa em apoio à Alaíde do Feijão, o cantor e compositor Emicida, a cantora baiana Margareth Menezes, o ex-BBB e ator Babu Santana e demais ativistas que participaram do evento. 

“Alaíde do Feijão merece essa rua. Nós merecemos esta rua. A história dela e o que ela representa para nós. Um presente para Salvador”, aponta Margareth Menezes. Além do ativismo negro, o evento traz o lugar de pertencimento, representatividade e protagonismo, exaltação da cultura, moda e beleza, além de levantar debates e entoar o coro contra o racismo e violência da população negra.

Considerado o maior festival de cultura negra do mundo, o evento contou com atrações como Emicida, Baco Exu do Blues, Black Pantera, Margareth Menezes, Ludmilla, Liniker, Mart’nália, Banda Didá, Attooxxá, Karol Conká e outros. Antes de se tornar um festival, o Afropunk surgiu como um movimento cultural, que tinha como propósito ser resistência dentro de uma comunidade punk rock dominada por pessoas brancas. 

O lançamento do documentário Afro-Punk (2003), dirigido por James Spooner, foi um pontapé inicial para o movimento. O Afropunk aconteceu nos dias 26 e 27 de novembro, no Parque de Exposições, em Salvador. Pernambués Agora.

 

Foto: Cabula Agora

Comentários

Outras Notícias

[Ministério Público denuncia Marcinho VP, a mulher e o filho Oruam]
Justiça

Ministério Público denuncia Marcinho VP, a mulher e o filho Oruam

02 de Maio de 2026

Foto: oruam/Instagram

[Plataforma do BB amplia digitalização na gestão pública]
Economia

Plataforma do BB amplia digitalização na gestão pública

02 de Maio de 2026

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

[Mil convocados no CNU 2025 podem escolher local de trabalho até terça]
Educação

Mil convocados no CNU 2025 podem escolher local de trabalho até terça

02 de Maio de 2026

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

[Energia solar supera R$ 300 bilhões em investimentos]
Economia

Energia solar supera R$ 300 bilhões em investimentos

01 de Maio de 2026

Foto: Soninha Vill/GIZ

[Brasil tem menor número de homicídios e latrocínios em dez anos]
Justiça

Brasil tem menor número de homicídios e latrocínios em dez anos

01 de Maio de 2026

Foto: Arquivo//Fernando Frazão/Agência Brasil

[Petrobras inicia P-79 e reforça produção de petróleo e gás no país]
Economia

Petrobras inicia P-79 e reforça produção de petróleo e gás no país

01 de Maio de 2026

Foto: Petrobras/Divulgação

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias