Lixo hospitalar é indevidamente descartado em rua de Pernambués
21 de Outubro de 2021 -Metro1![Lixo hospitalar é indevidamente descartado em rua de Pernambués [Lixo hospitalar é indevidamente descartado em rua de Pernambués]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/232697/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
Resíduos hospitalares foram indevidamente descartados em um ponto da Rua Conde Pereira Carneiro, no bairro de Pernambués, na manhã desta quinta-feira (21)
Medicamentos do tipo tarja preta, luvas e até lâminas de microscopia foram despejados em um poste próximo às unidades dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) Eduardo Saback e AD, vizinhos à Rádio Metropole.
Procurada pelo Metro1, o Caps informou, por meio da gerência, que a unidade não trabalha com o tipo de material, especialmente as lâminas, e que os assistidos não são medicados no local. A unidade citou, contudo, a possibilidade de que os pacientes tenham, por si, descartado os medicamentos - um deles identificado como o ansiolítico Uni-Diazepax.
A reportagem tentou contato também com o Labcap Laboratórios de Análises Clínicas, localizado na mesma rua, mas ninguém atendeu às ligações.
O lixo hospitalar, seja ele de qualquer natureza, oferece alto teor de contaminação às pessoas e ao meio ambiente. O descarte deve ser feito pelas unidades de saúde de maneira identificada, preferencialmente em aterros, e em recipientes transparentes e lacrados, recomenda a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Para um descarte seguro, deve-se observar ainda o estado físico do material, se sólido ou líquido, a exemplo de seringas e bolsas de sangue. A responsabilidade do lixo é da instituição de saúde, seja hospital, clínica ou necrotério.
Foto: Reprodução
Comentários
Outras Notícias
![Estudo aponta queda significativa da prevalência de HPV entre jovens após vacinação [Estudo aponta queda significativa da prevalência de HPV entre jovens após vacinação]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238774/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Estudo aponta queda significativa da prevalência de HPV entre jovens após vacinação
30 de Julho de 2026Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil
![ONU alerta que redução de investimentos pode agravar avanço do HIV no mundo [ONU alerta que redução de investimentos pode agravar avanço do HIV no mundo]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238773/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
ONU alerta que redução de investimentos pode agravar avanço do HIV no mundo
30 de Julho de 2026Foto: Unicef/Frank Dejongh
![MP-BA move ação contra clínica, Estado e Prefeitura após falhas em mutirão de catarata [MP-BA move ação contra clínica, Estado e Prefeitura após falhas em mutirão de catarata]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238772/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
MP-BA move ação contra clínica, Estado e Prefeitura após falhas em mutirão de catarata
30 de Julho de 2026Foto: Reprodução / TV Bahia
![Jam no MAM celebra os 84 anos de Caetano Veloso com edição especial em Salvador [Jam no MAM celebra os 84 anos de Caetano Veloso com edição especial em Salvador]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238771/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Jam no MAM celebra os 84 anos de Caetano Veloso com edição especial em Salvador
30 de Julho de 2026Fotos: Lígia Rizério | Fernando Young
![Filmes brasileiros premiados no exterior começam a estrear nos cinemas nacionais [Filmes brasileiros premiados no exterior começam a estrear nos cinemas nacionais]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238770/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Filmes brasileiros premiados no exterior começam a estrear nos cinemas nacionais
29 de Julho de 2026Foto: Divulgação/Jamille Queiroz
![Após elogiar Projeto Dominguinho, Matheus Cunha ganha presente especial de João Gomes [Após elogiar Projeto Dominguinho, Matheus Cunha ganha presente especial de João Gomes]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238769/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Após elogiar Projeto Dominguinho, Matheus Cunha ganha presente especial de João Gomes
29 de Julho de 2026Foto: Reprodução/Instagram/@dominguinho
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
