“Querem governar em cima da miséria do povo”, diz Suíca sobre desvio do governo Bolsonaro para compra de tratores
23 de Maio de 2022 -Vitor Fernandes (DRT-2430)![“Querem governar em cima da miséria do povo”, diz Suíca sobre desvio do governo Bolsonaro para compra de tratores [“Querem governar em cima da miséria do povo”, diz Suíca sobre desvio do governo Bolsonaro para compra de tratores ]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/233846/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
A mais recente denúncia contra o governo Bolsonaro (PL) foi criticada pelo vereador de Salvador, Luiz Carlos Suíca (PT), nesta segunda-feira (23), mesmo depois de respostas de postulantes da atual gestão federal
Para o edil petista “não tem mais como acreditar em nada que os bolsonaristas falam” e que “as interpretações são as mais atrapalhadas possíveis”. Ele também frisa que a mudança que querem fazer no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) fará os trabalhadores perderem o direito ao saque de 40% da multa rescisória e chama a atenção da sociedade para o que está acontecendo no Congresso Nacional atualmente no que se refere a debates sobre direitos trabalhistas.
“É um absurdo o que esse governo federal tem feito para arruinar a vida do pobre trabalhador. A denúncia agora é que Bolsonaro ignorou as determinações do Tribunal de Contas da União [TCU] e utilizou quase R$90 milhões - que eram para diminuir o impacto da pandemia em comunidades pobres – na compra de tratores para os aliados políticos. E a Bahia foi o estado mais beneficiado. Nós sabemos porque isso. No estado, Bolsonaro é fraco assim como sua base aliado e seu pseudo-candidato a governador. Estão esperando uma aliança qualquer para assumirem o lado que sempre estiveram”, sintetiza Suíca, fundamentando que não tem mais como acreditar nas declarações do governo federal.
Sobre a mudança no FGTS, o vereador de Salvador diz que as novas regras de pagamento da multa em casos de demissão sem justa causa serão desproporcionais. Ele explica que a multa rescisória é um dispositivo fundamental que auxilia os trabalhadores durante o desemprego. Atualmente, essa multa equivale a 40% do FGTS quando a demissão ocorre sem justa causa. Nos casos em que há culpa recíproca ou força maior, o percentual já é de 20%. “O que eles estão fazendo é mudando a contribuição mensal dos empregadores ao fundo que diminuiria de 8% para 2% do salário pago ao trabalhador. Já a multa em caso de demissão sem justa causa, hoje em 40%, diminuiria para 20% do saldo do FGTS”, conclui Suíca.
Comentários
Outras Notícias
![Ministério da Saúde atualiza critérios para doação de sangue e reduz prazo após tatuagem [Ministério da Saúde atualiza critérios para doação de sangue e reduz prazo após tatuagem]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238825/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Ministério da Saúde atualiza critérios para doação de sangue e reduz prazo após tatuagem
14 de Agosto de 2026Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasi
![Anvisa revoga restrições e prepara regras para venda de medicamentos em aplicativos [Anvisa revoga restrições e prepara regras para venda de medicamentos em aplicativos]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238824/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Anvisa revoga restrições e prepara regras para venda de medicamentos em aplicativos
14 de Agosto de 2026Foto: Reprodução
![Anvisa determina apreensão e proíbe venda de 12 produtos irregulares; confira a lista [Anvisa determina apreensão e proíbe venda de 12 produtos irregulares; confira a lista]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238823/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Anvisa determina apreensão e proíbe venda de 12 produtos irregulares; confira a lista
14 de Agosto de 2026Foto: Reprodução/Quimpack/Los Chefs/Amigos Distribuidora
![Casos e mortes por HIV atingem menor nível global, mas redução de investimentos preocupa [ Casos e mortes por HIV atingem menor nível global, mas redução de investimentos preocupa]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238822/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Casos e mortes por HIV atingem menor nível global, mas redução de investimentos preocupa
14 de Agosto de 2026Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
![Projeto propõe reconhecer o hip-hop como patrimônio cultural imaterial de Salvador [Projeto propõe reconhecer o hip-hop como patrimônio cultural imaterial de Salvador]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238821/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Projeto propõe reconhecer o hip-hop como patrimônio cultural imaterial de Salvador
13 de Agosto de 2026Foto: Arquivo/Batalha da Torre
![Após vazamento de dados pessoais, Mara Maravilha registra boletim de ocorrência [Após vazamento de dados pessoais, Mara Maravilha registra boletim de ocorrência]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238820/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Após vazamento de dados pessoais, Mara Maravilha registra boletim de ocorrência
13 de Agosto de 2026Foto: Instagram/TV Globo
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
