Educação

Estudante talentosa de Salvador participa da maior feira de ciência e engenharia do Mundo

04 de Maio de 2023 -Redação Cabula agora
[Estudante talentosa de Salvador participa da maior feira de ciência e engenharia do Mundo]

O projeto da Bahia foi credenciado através da Mostratec: APPANC: Desenvolvimento de um aplicativo para divulgação científica das PANCs.

FOTO: Matheus Landim/GOVBA

A estudante baiana Heloisa Serra Rodrigues de Souza, de 15 anos, estará representando o Brasil e a Bahia na Regeneron ISEF (International Science and Engineering Fair), que acontece entre os dias 13 e 19 de maio, em Dallas, Texas (EUA), considerada a maior feira pré-universitária de ciências do mundo. Ela é da Escola Sesi Reitor Miguel Calmon, em Salvador, e foi premiada na Mostratec (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia), que é considerada a maior feira de jovens pesquisadores da América Latina. O projeto da Bahia foi credenciado através da Mostratec: APPANC: Desenvolvimento de um aplicativo para divulgação científica das PANCs. 

Desde o ano de 2008, as Plantas Alimentícias não Convencionais (PANCs) vêm ganhando mais espaço e até mesmo popularidade, por meio de diversos estudos. A partir das pesquisas sobre aplicativos digitais como meio de divulgação científica e, dentre eles, uma abordagem específica sobre as PANCs, percebeu-se uma lacuna. Em vista disto, a definição do tema decorre da importância e necessidade de difundir informações acerca dessas plantas com base em alguns questionamentos, tais quais: como é possível dar amplitude à divulgação científica das PANCs utilizando recursos digitais? De que maneira um aplicativo pode contribuir para o reconhecimento de suas múltiplas formas de usos? De que forma um aplicativo sobre PANCs pode apresentar aos usuários informações técnicas, mas com uma linguagem acessível para diferentes públicos de forma gratuita?

Neste sentido, o APPANC objetiva promover a divulgação de informações sobre as PANCs, além de demonstrar diferentes formas de (re)conhecer essas plantas; e mais ainda, incentivar suas diferentes maneiras de utilização cotidiana na culinária e fitoterapia. Para a sua elaboração, foi utilizado de forma gratuita o site Fábrica de Aplicativos, o FABapp. Após a criação do aplicativo, a pesquisa em andamento encontra-se em fase de divulgação na comunidade escolar, e posteriormente estará acessível para o público em geral.

Acredita-se que o APPANC pode estreitar as relações entre as tecnologias e a divulgação científica através de uma linguagem técnica, acessível e de fácil compreensão pelos utilizadores, tornando-o estratégico no resgate pelo (re)conhecimento e valorização dessas Descrição: logo Marta Araujo AFplantas no âmbito alimentar e também fitoterápico.

Comentários

Outras Notícias

[Trabalhadores de limpeza urbana param as atividades nesta sexta para cobrar reconhecimento da profissão]
Bahia

Trabalhadores de limpeza urbana param as atividades nesta sexta para cobrar reconhecimento da profissão

14 de Maio de 2026

A direção do SindilimpBA tem realizado assembleias com os trabalhadores e trabalhadoras para tratar da regulamentação dos garis e margaridas.

[Bahia aparece entre os estados com mais multas por descumprimento da Lei de Cotas para PCDs]
Bahia

Bahia aparece entre os estados com mais multas por descumprimento da Lei de Cotas para PCDs

14 de Maio de 2026

Foto: Agência Brasil / Arquivo

[Ancelotti mantém Thiago Silva no radar da Seleção e condiciona Neymar à parte física]
Esportes

Ancelotti mantém Thiago Silva no radar da Seleção e condiciona Neymar à parte física

14 de Maio de 2026

Foto: Rafael Ribeiro / CBF

[Hugo Motta avança em acordo com Lula para votação do fim da escala 6x1]
Política

Hugo Motta avança em acordo com Lula para votação do fim da escala 6x1

14 de Maio de 2026

Foto: José Cruz/Agência Brasil

[Bruno Reis pede diálogo entre rodoviários e empresários para evitar greve em Salvador]
Bahia

Bruno Reis pede diálogo entre rodoviários e empresários para evitar greve em Salvador

14 de Maio de 2026

Foto: Bruno Concha

[Léo Santana e Lore Improta acompanham obras de novos leitos de UTI nas Obras Irmã Dulce]
Bahia

Léo Santana e Lore Improta acompanham obras de novos leitos de UTI nas Obras Irmã Dulce

13 de Maio de 2026

Foto: Reprodução/Instagram loreimprota

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias