MP pede investigação de fraude no sistema de cotas por alunos de Medicina da Uneb
22 de Fevereiro de 2024 -Redação Cabula agora![MP pede investigação de fraude no sistema de cotas por alunos de Medicina da Uneb [MP pede investigação de fraude no sistema de cotas por alunos de Medicina da Uneb]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/236500/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
Uma representação enviada ao MP noticiou a falsidade das autodeclarações de sete alunos já matriculados no curso / Foto Divulgação
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou à Universidade do Estado da Bahia (Uneb) que a instituição instaure procedimentos administrativos para verificar a falsidade ou veracidade da autodeclaração racial de sete candidatos cotistas, que foram aprovados e matriculados no curso de Medicina.
Segundo a promotora de Justiça Lívia Sant’Anna Vaz, uma representação enviada ao MP noticiou a falsidade das autodeclarações, mas a universidade ainda não apurou a situação.
A promotora de Justiça recomendou que seja instituída uma comissão para verificação da autodeclaração racial, composta por pessoas com conhecimento de relações étnico raciais para decidir sobre a falsidade ou veracidade das autodeclarações. As decisões devem ser enviadas ao MP-BA.
Além disso, que as decisões finais dos procedimentos administrativos – que deverão ser instaurados e concluídos com a máxima brevidade possível – sejam imediatamente remetidas ao Ministério Público para adoção das medidas judiciais e extrajudiciais porventura cabíveis.
AUTODECLARAÇÃO
No documento, Lívia destacou que a autodeclaração não é critério absoluto de definição étnico racial de um indivíduo. A promotora destacou que o Supremo Tribunal Federal permite o uso de critérios de identificação além da autodeclaração, desde que respeitem a dignidade da pessoa e deem a ela direito de defesa.
Também na recomendação, Lívia lembrou que, desde o início da política de cotas, têm sido noticiadas situações em que candidatos não negros prestaram falsa declaração no sentido de serem beneficiados, burlando o propósito das políticas públicas de promoção da igualdade racial.
Comentários
Outras Notícias
![Hiran lança “Solução” e transforma ataques em manifesto de resistência [Hiran lança “Solução” e transforma ataques em manifesto de resistência]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238542/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Hiran lança “Solução” e transforma ataques em manifesto de resistência
12 de Maio de 2026Foto: Pedro Ommã/ Divulgação
![FIFA estuda shows com Anitta e Katy Perry na abertura da Copa do Mundo de 2026 [FIFA estuda shows com Anitta e Katy Perry na abertura da Copa do Mundo de 2026]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238541/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
FIFA estuda shows com Anitta e Katy Perry na abertura da Copa do Mundo de 2026
12 de Maio de 2026Foto: Reprodução/SNL
![Everton Machado comemora indicação ao Prêmio Grande Otelo e prepara turnê pelo Brasil e exterior [Everton Machado comemora indicação ao Prêmio Grande Otelo e prepara turnê pelo Brasil e exterior]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238540/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Everton Machado comemora indicação ao Prêmio Grande Otelo e prepara turnê pelo Brasil e exterior
12 de Maio de 2026Foto: Diney Araujo/ Divulgação
![Jerônimo inaugura centro de ensino e autoriza construção de hospital oncológico em Feira de Santana [Jerônimo inaugura centro de ensino e autoriza construção de hospital oncológico em Feira de Santana]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238539/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Jerônimo inaugura centro de ensino e autoriza construção de hospital oncológico em Feira de Santana
12 de Maio de 2026Foto: Divulgação/GOVBA
![Diretor do Vitória cobra pagamento do Grêmio por Wagner Leonardo: “Tem que pagar” [Diretor do Vitória cobra pagamento do Grêmio por Wagner Leonardo: “Tem que pagar”]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238538/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Diretor do Vitória cobra pagamento do Grêmio por Wagner Leonardo: “Tem que pagar”
11 de Maio de 2026Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
![Globo de Ouro passa a aceitar produções com uso de inteligência artificial [Globo de Ouro passa a aceitar produções com uso de inteligência artificial]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238537/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Globo de Ouro passa a aceitar produções com uso de inteligência artificial
11 de Maio de 2026Foto: TV Globo
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
