Educação

Primeiro planetário de Salvador leva visitantes a uma jornada imersiva pelo universo

15 de Setembro de 2025 - Redação Cabula agora
[Primeiro planetário de Salvador leva visitantes a uma jornada imersiva pelo universo]

Foto: Ariel Barreto / BN Hall

O céu noturno e seus mistérios agora podem ser explorados sem sair de Salvador. O BN Hall conheceu o primeiro planetário da capital baiana, instalado no Campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia (Ufba). O espaço oferece experiências imersivas e observação astronômica gratuita, aproximando ciência e fantasia.
Logo na entrada, pinturas de Saturno no piso guiam os visitantes até o ambiente temático, decorado com constelações do Zodíaco e referências culturais, como o berimbau associado à constelação de Peixes. No teto, esculturas dos planetas do Sistema Solar ajudam a compor o cenário.
O espaço ainda exibe uma réplica em tamanho real do maior meteoroide já encontrado no Brasil, além do meteorito Uruaçu, de Goiás. Uma das atrações mais procuradas é a Balança Espacial, que mostra de forma lúdica quanto cada pessoa pesaria em diferentes planetas.
O destaque, no entanto, é a cúpula de 11 metros equipada com projeção esférica, que proporciona viagens 3D entre estrelas, buracos negros e planetas gigantes. Além disso, telescópios no pátio permitem observar a Lua e outros astros em sessões noturnas abertas ao público, de terça a quinta.
Segundo Lacerda Britto, diretor do planetário, é preciso ampliar a divulgação sobre a gratuidade e garantir que mais pessoas tenham acesso às sessões. Já o consultor científico César Orrico destaca o papel do espaço na formação científica, permitindo recriar o céu do passado, analisar o presente e projetar o futuro.
A programação inclui sessões pagas com ingressos pela Sympla, mas também prevê horários gratuitos para estudantes, famílias de escolas públicas e beneficiários de programas sociais.

Comentários

Outras Notícias

[Prestadores alertam risco de colapso no Planserv diante de atrasos e pagamentos reduzidos]
Saúde

Prestadores alertam risco de colapso no Planserv diante de atrasos e pagamentos reduzidos

15 de Setembro de 2025

Foto: Divulgação

[Número de MEIs cresce 22% em 2025; proposta pode impulsionar ainda mais os pequenos negócios]
Economia

Número de MEIs cresce 22% em 2025; proposta pode impulsionar ainda mais os pequenos negócios

15 de Setembro de 2025

Foto: Elza Fiúza / Agência Brasil

[Estudo da CNI aponta 16 profissões do futuro na indústria]
Economia

Estudo da CNI aponta 16 profissões do futuro na indústria

14 de Setembro de 2025

Foto: Projeto REACH/Divulgação

[Feira online abre inscrições para empregar mais de 8 mil jovens]
Economia

Feira online abre inscrições para empregar mais de 8 mil jovens

14 de Setembro de 2025

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

[Mega-sena acumula e prêmio chega a R$ 25 milhões para a próxima terça]
Economia

Mega-sena acumula e prêmio chega a R$ 25 milhões para a próxima terça

14 de Setembro de 2025

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

[Bolsonaro pode ser preso até dezembro se recursos forem rejeitados]
Justiça

Bolsonaro pode ser preso até dezembro se recursos forem rejeitados

13 de Setembro de 2025

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121