Recordista brasileiro em Olimpíadas de Inverno, piloto de trenó mira bom desempenho em Milão
05 de Fevereiro de 2026 -Redação Cabula agora![Recordista brasileiro em Olimpíadas de Inverno, piloto de trenó mira bom desempenho em Milão [Recordista brasileiro em Olimpíadas de Inverno, piloto de trenó mira bom desempenho em Milão]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238225/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
Foto: Osvaldo F. / Contrapé
Inspirado pelo clássico do cinema “Jamaica Abaixo de Zero”, sucesso dos anos 1990, o baiano Edson Bindilatti iniciou uma trajetória improvável que o levou a se tornar o maior representante brasileiro da história nas Olimpíadas de Inverno. Natural de Camamu, no sul da Bahia, o piloto de bobsled terá, em 2026, sua sexta participação olímpica, nos Jogos de Milão-Cortina, na Itália.
Aos 46 anos, Bindilatti se tornará o atleta brasileiro com mais participações em Olimpíadas de Inverno, superando Jaqueline Mourão, que disputou cinco edições em modalidades como esqui cross-country e biatlo.
Antes de ingressar nos esportes de gelo, o atleta construiu carreira no atletismo, onde foi campeão brasileiro e sul-americano de decatlo. Apesar de não ter alcançado uma vaga nos Jogos Olímpicos de Verão, seu desempenho chamou a atenção da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG), que o convidou a conhecer o bobsled no início dos anos 2000.
Após superar o medo inicial e se adaptar à velocidade e aos riscos da modalidade, Bindilatti fez sua estreia olímpica em 2002, nos Jogos de Inverno de Salt Lake City, quando o Brasil participou pela primeira vez do bobsled. Desde então, esteve presente também em Turim-2006, Sochi-2014, PyeongChang-2018 e Pequim-2022.
Na edição chinesa, a equipe brasileira alcançou seu melhor resultado histórico, terminando na 20ª colocação após chegar às finais, mesmo competindo com equipamentos emprestados. Após anunciar aposentadoria, o piloto voltou às pistas em 2024 para ajudar o país a garantir vaga nos Jogos de 2026.
Com um trenó moderno adquirido recentemente, a seleção brasileira obteve resultados expressivos, como o 13º lugar no Campeonato Mundial de 2025 e a classificação olímpica com a quarta colocação na Copa América. Em Milão, Bindilatti liderará a equipe formada por Davidson de Souza, Luís Bacca, Rafael Souza e Gustavo Ferreira.
O atleta afirma que chega à competição em sua melhor forma física e mental, com o objetivo de alcançar um resultado expressivo, embora reconheça o alto nível técnico das equipes adversárias. Mesmo após encerrar a carreira, ele planeja seguir contribuindo para o desenvolvimento do bobsled no Brasil, inclusive com projetos de base e formação de novos atletas.
Comentários
Outras Notícias
![Cidade Negra adia apresentações em Aracaju e Recife; show em Salvador segue confirmado [Cidade Negra adia apresentações em Aracaju e Recife; show em Salvador segue confirmado]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238227/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Cidade Negra adia apresentações em Aracaju e Recife; show em Salvador segue confirmado
05 de Fevereiro de 2026Foto: Reprodução / Redes Sociais
![Antonio Brito é mantido como líder do PSD na Câmara pelo sexto ano consecutivo [Antonio Brito é mantido como líder do PSD na Câmara pelo sexto ano consecutivo]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238226/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Antonio Brito é mantido como líder do PSD na Câmara pelo sexto ano consecutivo
05 de Fevereiro de 2026Foto: Divulgação
![Amazonas confirma três registros da síndrome de Haff após ingestão de pacu [Amazonas confirma três registros da síndrome de Haff após ingestão de pacu]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238224/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Amazonas confirma três registros da síndrome de Haff após ingestão de pacu
05 de Fevereiro de 2026Foto: Elói Corrêa / GOVBA
![Lula deve marcar presença no Carnaval de Salvador e acompanhar festa no camarote do governo [Lula deve marcar presença no Carnaval de Salvador e acompanhar festa no camarote do governo]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238223/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Lula deve marcar presença no Carnaval de Salvador e acompanhar festa no camarote do governo
03 de Fevereiro de 2026Foto: Ricardo Stuckert / PR
![Simone Tebet anuncia saída do ministério e confirma candidatura nas eleições deste ano [Simone Tebet anuncia saída do ministério e confirma candidatura nas eleições deste ano]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238222/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Simone Tebet anuncia saída do ministério e confirma candidatura nas eleições deste ano
03 de Fevereiro de 2026Foto: Fabio Rodrigues / Agência Brasil
![Pesquisa internacional aponta saúde, educação e desemprego como principais desafios da lusofonia [Pesquisa internacional aponta saúde, educação e desemprego como principais desafios da lusofonia]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238221/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Pesquisa internacional aponta saúde, educação e desemprego como principais desafios da lusofonia
03 de Fevereiro de 2026Foto: Reprodução / Conhecimento Científico R7
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
