Esportes

Caxirola é lançada na Fonte Nova e Brown minimiza críticas: "ela é democrática"

29 de Abril de 2013 - Piatã

"Da Bahia para o mundo. Isso é totalmente sustentável, isso foi construído aqui na Bahia, é criada na Bahia", comemora o músico

Brown acredita que uso da Caxirola vai pegar nos estádios

O grito das torcidas tem novo som no futebol baiano. Na tarde deste domingo (28), dia do segundo clássico Ba-Vi da Arena Fonte Nova, o baiano Carlinhos Brown lançou a Caxirola, instrumento criado para ser utilizado na Copa das Confederações 2013 e na Copa do Mundo. Distribuído entre rubro-negros e tricolores, o produto licenciado pela Fifa dá novo tom às torcidas, que acompanharam o músico e sua orquestra. O 'aulão' fez a galera curtir a canção "Que Orgulho" e um pedaço do Hino Nacional.

"Nós baianos não somos conformistas. A gente está sempre querendo o novo. Quando tem o novo, a gente está sempre querendo aprimorar. Hoje nós estamos falando do novo. E o que é o novo, se não energia renovável, energia sustentável? Acho que a grande energia renovável ela parte do ser humano e do interesse em se renovar. Ela é sustentável quando nós temos respeito direto com a natureza e com os compromissos que nós pactuamos para este milênio. Por isso que estamos aqui hoje apresentando para vocês, da Bahia para o mundo, a Caxirola. Isso é totalmente sustentável, isso foi construído aqui na Bahia, é criada na Bahia, é uma equipe enorme que está liderando para que isso chegue ao público do mundo inteiro. A Caxirola não é apenas um instrumento, ela é um case de ações", vibrou Brown.

Presidente da Arena Fonte Nova, Frank Alcântara destacou a novidade como o diferencial do clássico deste domingo. "Dessa vez é com um molho especial, o molho da Caxirola, pela primeira vez a Caxirola aparece numa arena esportiva no mundo. Um instrumento criado por Carlinhos Brown, um instrumento 100% baiano, feito de cana de açúcar, 100% brasileira, por uma empresa brasileira, por um gênio brasileiro. Parabéns a todos os envolvidos", elogiou.

Críticas - Inventada para ser utilizada como instrumento das torcidas no Mundial do Brasil, a Caxirola tem recebido críticas. O jornal britânico The Guardian, por exemplo, traz artigo intitulado "Caxirola: poupe-nos do som da Copa do Mundo 2014 do Brasil", no qual ironiza a invenção, chamando-a de "chocalho glorificado" e também a compara com a vuvuzela, famosa após a Copa da África, em 2010. "Se você achou que as vuvuzelas eram ruins, espere até ouvir a caxirola, um pedaço de plástico verde e amarelo trazido a nós pelo Ministério do Esporte brasileiro", critica John Grace no texto do The Guardian.

Com bom humor, Carlinhos Brown rebateu às críticas e diz não achar que exista preconceito. "Não, porque a Caxirola é democrática, apta a qualquer opinião das pessoas", resumiu. "Ela não toca só 'ola', ela pode tocar o hino do Brasil, o hino dos times, com o tempo vamos acompanhando o crescimento desse instrumento de interação, de aproximação entre as torcidas. Ela é da paz".

Matéria original I Bahia

Comentários

Outras Notícias

[Moraes abre prazo para alegações do Núcleo 2 dos atos golpistas]
Justiça

Moraes abre prazo para alegações do Núcleo 2 dos atos golpistas

05 de Setembro de 2025

Foto: Joedson Alves/Agencia Brasil

[CNU 2025 em contagem regressiva: falta um mês para primeira prova]
Educação

CNU 2025 em contagem regressiva: falta um mês para primeira prova

05 de Setembro de 2025

Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasíl

[Suíca se reúne com relator do projeto que regulamenta profissão de garis e margaridas]
Política

Suíca se reúne com relator do projeto que regulamenta profissão de garis e margaridas

05 de Setembro de 2025

Foto: Divulgação

[Tilápias vendidas em feiras de Itapetinga apresentam contaminação bacteriana, alerta estudo da Uesb]
Saúde

Tilápias vendidas em feiras de Itapetinga apresentam contaminação bacteriana, alerta estudo da Uesb

04 de Setembro de 2025

Fotos: Reprodução / Ascom - Uesb

[Nicolas Prattes se torna brasileiro mais rápido na Maratona de Sydney]
Esportes

Nicolas Prattes se torna brasileiro mais rápido na Maratona de Sydney

04 de Setembro de 2025

Foto: Reprodução/ redes sociais

[Maria Bethânia compartilha bastidores de turnê pelos 60 anos de carreira; shows em Salvador estão esgotados]
Bahia

Maria Bethânia compartilha bastidores de turnê pelos 60 anos de carreira; shows em Salvador estão esgotados

04 de Setembro de 2025

Foto: Instagram

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121