Esportes

Brasil x México transcende futebol e recoloca Seleção em ambiente político

19 de Junho de 2013 - Piatã

Com série de manifestações nas cidades brasileiras e atos programados para hoje, duelo pela Copa das Confederações vira mais que um simples jogo.

Véspera da segunda partida do Brasil em uma Copa das Confederações em casa e o assunto pouco tem a ver com futebol. Em vez de análises sobre adversários e táticas, todos querem saber o posicionamento de Luiz Felipe Scolari, Hulk e David Luiz em relação à efervescência nas ruas das cidades brasileiras e os manifestos por uma mudança no País. Neste clima que transcende as quatro linhas, a Seleção enfrenta o México, às 16h (de Brasília), em Fortaleza, em uma partida que devolve a discussão sobre a relação entre esporte e consciência política e social.

Ao longo da história, dois casos emblemáticos uniram futebol e política, mas com conotações diferentes. Durante a Ditadura Militar, a campanha da Copa de 1970 teve a demissão prévia do comunista João Saldanha do cargo de técnico, foi usada como propaganda pelo governo com a distribuição de fuscas como prêmio e fez muitos militantes torcerem contra os “90 milhões em ação” e acusarem os campeões de alienados.

Por outro lado, nas Diretas Já, jogadores encamparam o movimento e, com destaque a Sócrates e Casagrande, viraram símbolos da politização.

Entre o rótulo de alienados e o desejo de posicionamento sobre o clima do País, os atletas da Seleção Brasileira optaram em sua maioria por apoio ao manifestantes. Felipão defendeu a livre opinião , e alguns jogadores não fugiram de uma opinião forte. Como Hulk, que disse ter vontade de ir para as ruas. Já outros se esquivaram do assunto depois do jogo contra o Japão e desde então não se manifestaram.

Pelo menos no discurso, a Seleção diz não temer que a efervescência nas ruas se transfira para dentro dos estádios e vire torcida contra. Pelo contrário: os jogadores dizem ter a intenção de unir o povo com o futebol e geraram a expectativa de manifestarem algum tipo de apoio durante o jogo desta quarta.

Vale destacar que o movimento em todo o país se desvincula de partidos, mas possui inegável cunho político e social.

“A Seleção é do povo, somos o povo. Acho que estamos dando ao povo e aos torcedores aquilo que eles mais querem. Ou seja, que vá crescendo e possa empolgar, realmente representar o Brasil na área futebolística de acordo com os anseios da população”, afirmou Felipão, que entrou em atrito com a Fifa/COL durante treino realizado durante a semana para liberar a entrada de torcedores no Estádio Presidente Vargas.

Por enquanto, os protestos ocorreram em três dos quatro jogos da Copa das Confederações, tendo como mote os altos custos para a organização do Mundial em detrimento de serviços básicos à população e apoio ao Movimento Passe Livre.

Para esta quarta, uma manifestação está marcada para começar às 10h (de Brasília) em Fortaleza e propõe pela primeira vez a entrada da insatisfação ao estádio, com o canto do hino de costas. Isso sem contar as vaias recebidas pela presidente Dilma Rousseff no Estádio Nacional de Brasília. *Terra

Comentários

Outras Notícias

[Moraes abre prazo para alegações do Núcleo 2 dos atos golpistas]
Justiça

Moraes abre prazo para alegações do Núcleo 2 dos atos golpistas

05 de Setembro de 2025

Foto: Joedson Alves/Agencia Brasil

[CNU 2025 em contagem regressiva: falta um mês para primeira prova]
Educação

CNU 2025 em contagem regressiva: falta um mês para primeira prova

05 de Setembro de 2025

Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasíl

[Suíca se reúne com relator do projeto que regulamenta profissão de garis e margaridas]
Política

Suíca se reúne com relator do projeto que regulamenta profissão de garis e margaridas

05 de Setembro de 2025

Foto: Divulgação

[Tilápias vendidas em feiras de Itapetinga apresentam contaminação bacteriana, alerta estudo da Uesb]
Saúde

Tilápias vendidas em feiras de Itapetinga apresentam contaminação bacteriana, alerta estudo da Uesb

04 de Setembro de 2025

Fotos: Reprodução / Ascom - Uesb

[Nicolas Prattes se torna brasileiro mais rápido na Maratona de Sydney]
Esportes

Nicolas Prattes se torna brasileiro mais rápido na Maratona de Sydney

04 de Setembro de 2025

Foto: Reprodução/ redes sociais

[Maria Bethânia compartilha bastidores de turnê pelos 60 anos de carreira; shows em Salvador estão esgotados]
Bahia

Maria Bethânia compartilha bastidores de turnê pelos 60 anos de carreira; shows em Salvador estão esgotados

04 de Setembro de 2025

Foto: Instagram

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121