Resgatados de vinícolas no RS disseram que eram espancados e ameaçados de morte por PMs
01 de Março de 2023 - Revista Fórum![Resgatados de vinícolas no RS disseram que eram espancados e ameaçados de morte por PMs [Resgatados de vinícolas no RS disseram que eram espancados e ameaçados de morte por PMs]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/234726/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
Segundo os trabalhadores, um grupo de policiais tinha um acordo com o proprietário do alojamento e eram chamados para coagir e reprimir aqueles que reclamavam ou se havia algum tipo de atrito entre eles.
FOTO: Divulgação/MPT-RS
Em depoimento ao Ministério Público do Trabalho, parte dos 207 trabalhadores – 194 deles da Bahia – resgatados do trabalho escravo na empresa Oliveira & Santana, contratada pelas vinícolas Salton, Aurora e Garibaldi, relatou que policiais militares atuavam como cúmplices das empresas, inclusive espancando e ameaçando de morte àqueles que não se submetiam às situações degradantes em que viviam.
Segundo os trabalhadores, um grupo de policiais tinha um acordo com o proprietário do alojamento e eram chamados para coagir e reprimir aqueles que reclamavam ou se havia algum tipo de atrito entre eles.
“Fui agredido com uma cadeira de ferro e ameaçado de morte”, relatou um dos trabalhadores no depoimento, que foi revelado pelo site Pioneiro.
Ainda de acordo com os trabalhadores, eles teriam sido contratados com a promessa de receber um salário de R$ 3 mil líquido por 10 horas de trabalho por dia, com folgas aos finais de semana, além de serem alocados em alojamentos com banho quente.
No entanto, a realidade era muito diferente. O salário combinado nunca foi pago e eles tinham que pagar pela utilização de talheres, utensílio de higiene pessoal e até mesmo água. Além disso, trabalhavam 12 horas por dia tomavam banho frio.
Qualquer reclamação sobre as condições era punida com espancamentos feitos muitas vezes pelos PMs. Um deles, que era conhecido como “sargento” teria dito que “quem reclamasse ou filmasse as condições da pousada seria morto”.
Os trabalhadores relataram que trabalhadores já teriam sido mortos. A Corregedoria da Brigada Militar – a PM do Rio Grande do Sul – e a Polícia Federal investigam as denúncias.
Na noite de sexta-feira (24), os trabalhadores receberam parte das suas verbas rescisórias e foram enviados de volta para seu Estado natal em quatro ônibus fretados, com garantia de custeio da alimentação durante o trajeto. Apenas 12 dos resgatados permaneceram no Rio Grande do Sul, por serem residentes no Estado ou por não terem manifestado interesse em retornar.
Audiências
Nesta terça (28) e quarta (1º) o Ministério Público do trabalhado vai realizar audiências com a Salton, a Aurora e a Garibaldi, as três vinícolas que contratavam o trabalho escravo.
O MPT também vai constituir um Grupo Especial de Atuação Finalística (GEAF), uma força-tarefa com procuradoras e procuradores de mais de um Estado para atuar no combate ao trabalho escravo na região.
Ainda nesta quarta, Pedro Augusto de Oliveira Santana, proprietário da empresa Fênix Serviços de Apoio Administrativo, responsável pela contratação dos trabalhadores resgatados, vai prestar depoimento. Ele chegou a ser preso, mas foi libertado após pagar R$ 39 mil de fiança.
Bolsa Família
O Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) soltou nota nesta semana em que responsabiliza a falta de mão de obra especializada e programas como o Bolsa Família pela contratação de trabalho em situação análoga à escravidão por parte das vinícolas da região.
A nota afirma, sem citar o nome do programa, que “há uma larga parcela da população com plenas condições produtivas e que, mesmo assim, encontra-se inativa, sobrevivendo através de um sistema assistencialista que nada tem de salutar para a sociedade”.
Comentários
Outras Notícias
![AL-BA recebe PL de reajuste dos agentes de saúde com previsão de aumentos escalonados até 2026 [AL-BA recebe PL de reajuste dos agentes de saúde com previsão de aumentos escalonados até 2026]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237477/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
AL-BA recebe PL de reajuste dos agentes de saúde com previsão de aumentos escalonados até 2026
29 de Abril de 2025Foto: Leonardo Rattes / Sesab
![Anvisa testa 41 marcas de creatina; veja quais apresentaram problemas na rotulagem [Anvisa testa 41 marcas de creatina; veja quais apresentaram problemas na rotulagem]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237476/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Anvisa testa 41 marcas de creatina; veja quais apresentaram problemas na rotulagem
29 de Abril de 2025Foto: Victor Hernandes / Bahia Notícias
![Perda auditiva na meia-idade pode acelerar o declínio cognitivo, aponta estudo [Perda auditiva na meia-idade pode acelerar o declínio cognitivo, aponta estudo]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237475/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Perda auditiva na meia-idade pode acelerar o declínio cognitivo, aponta estudo
29 de Abril de 2025Foto: USP Imagens
![Prévia da inflação em abril é de 0,43%, com altas principalmente em alimentação e saúde; Salvador tem o terceiro melhor resultado [Prévia da inflação em abril é de 0,43%, com altas principalmente em alimentação e saúde; Salvador tem o terceiro melhor resultado]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237474/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Prévia da inflação em abril é de 0,43%, com altas principalmente em alimentação e saúde; Salvador tem o terceiro melhor resultado
29 de Abril de 2025Foto: Helena Pontes/Agência IBGE Notícias
![Nova rota de ônibus entra em vigor em Salvador com uso do viaduto Duda Mendonça [Nova rota de ônibus entra em vigor em Salvador com uso do viaduto Duda Mendonça]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237473/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Nova rota de ônibus entra em vigor em Salvador com uso do viaduto Duda Mendonça
23 de Abril de 2025Foto: Betto Jr./Secom PMS
![Bahia lidera entre estados com maior atividade pesqueira artesanal e mais de 147 mil trabalhadores registrados [Bahia lidera entre estados com maior atividade pesqueira artesanal e mais de 147 mil trabalhadores registrados]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237472/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Bahia lidera entre estados com maior atividade pesqueira artesanal e mais de 147 mil trabalhadores registrados
23 de Abril de 2025Foto: Tânia Rego / Agência Brasil
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023