Combate ao assédio e à violência contra crianças e adolescentes é tema de debate entre educadores
05 de Junho de 2024 -Ascom/SEC![Combate ao assédio e à violência contra crianças e adolescentes é tema de debate entre educadores [Combate ao assédio e à violência contra crianças e adolescentes é tema de debate entre educadores]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/236910/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
Combate ao assédio e à violência contra crianças e adolescentes é tema de debate entre educadores / Foto Divulgação
Com o objetivo de fortalecer o diálogo sobre o combate ao assédio e à violência contra crianças e adolescentes, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) está realizando uma série de encontros formativos, nominados de "Assédio zero e prevenção à violência nas escolas", envolvendo educadores dos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs). A iniciativa conta com a parceria do Instituto Anísio Teixeira (IAT) e das equipes da Ouvidoria e da Corregedoria da SEC.
Nesta semana, professores, coordenadores pedagógicos e gestores dos NTEs do Vale do Jiquiriçá e do Baixo Sul, que abrangem 35 municípios, estão reunidos no Colégio Estadual Pedro Calmon, em Amargosa, para discutir o tema e desenvolver estratégias de enfrentamento.
Desde o início do ano letivo, já foram realizados oito encontros, reunindo mais de 800 educadores. “Vamos em equipe aos núcleos para a formação preventiva e orientadora, explicando as diversas formas de violência, apresentando exemplos de casos reais e ouvindo os relatos dos professores e gestores. A proposta é criar uma rede de apoio, fortalecendo o diálogo sobre o combate ao assédio e à violência nas escolas junto à gestão escolar e a todos os parceiros envolvidos na formação”, explica a ouvidora adjunta da SEC, Kadija Borges.
Durante os encontros, além de abordar a base legal que respalda as ações de prevenção e intervenção, os participantes realizam análises de estudos de casos apresentados. “As questões que envolvem o papel da Ouvidoria e o que é de fato o assédio servem para delinear pontos importantes do nosso cotidiano. Muitas vezes, nos confundimos sobre o que é realmente o assédio. A partir da compreensão da realidade, é possível criar um ambiente muito mais acolhedor”, avalia o coordenador pedagógico do Colégio Estadual de Tempo Integral de Santa Inês, Marcos Paiva.
O encontro é realizado em duas etapas. No primeiro dia, são apresentadas informações e explicações sobre como os termos "assédio" e "violência" são tratados pela legislação. Os participantes também têm acesso a dados estatísticos e realizam trabalhos em grupo para estudo e análise de casos reais, que são apresentados no encerramento das atividades. Até o mês de outubro, os encontros formativos vão percorrer mais 18 territórios de identidade.
Comentários
Outras Notícias
![Cidade Negra adia apresentações em Aracaju e Recife; show em Salvador segue confirmado [Cidade Negra adia apresentações em Aracaju e Recife; show em Salvador segue confirmado]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238227/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Cidade Negra adia apresentações em Aracaju e Recife; show em Salvador segue confirmado
05 de Fevereiro de 2026Foto: Reprodução / Redes Sociais
![Antonio Brito é mantido como líder do PSD na Câmara pelo sexto ano consecutivo [Antonio Brito é mantido como líder do PSD na Câmara pelo sexto ano consecutivo]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238226/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Antonio Brito é mantido como líder do PSD na Câmara pelo sexto ano consecutivo
05 de Fevereiro de 2026Foto: Divulgação
![Recordista brasileiro em Olimpíadas de Inverno, piloto de trenó mira bom desempenho em Milão [Recordista brasileiro em Olimpíadas de Inverno, piloto de trenó mira bom desempenho em Milão]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238225/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Recordista brasileiro em Olimpíadas de Inverno, piloto de trenó mira bom desempenho em Milão
05 de Fevereiro de 2026Foto: Osvaldo F. / Contrapé
![Amazonas confirma três registros da síndrome de Haff após ingestão de pacu [Amazonas confirma três registros da síndrome de Haff após ingestão de pacu]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238224/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Amazonas confirma três registros da síndrome de Haff após ingestão de pacu
05 de Fevereiro de 2026Foto: Elói Corrêa / GOVBA
![Lula deve marcar presença no Carnaval de Salvador e acompanhar festa no camarote do governo [Lula deve marcar presença no Carnaval de Salvador e acompanhar festa no camarote do governo]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238223/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Lula deve marcar presença no Carnaval de Salvador e acompanhar festa no camarote do governo
03 de Fevereiro de 2026Foto: Ricardo Stuckert / PR
![Simone Tebet anuncia saída do ministério e confirma candidatura nas eleições deste ano [Simone Tebet anuncia saída do ministério e confirma candidatura nas eleições deste ano]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238222/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Simone Tebet anuncia saída do ministério e confirma candidatura nas eleições deste ano
03 de Fevereiro de 2026Foto: Fabio Rodrigues / Agência Brasil
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
