Justiça

Promédica é acionada pelo MP por negar cobertura para tratamento de crianças autistas

18 de Junho de 2024 -Redação Cabula agora
[Promédica é acionada pelo MP por negar cobertura para tratamento de crianças autistas]

Promédica é acionada pelo MP por negar cobertura para tratamento de crianças autistas / Foto Divulgação

O Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio do promotor de Justiça Saulo Mattos, ajuizou ação civil pública contra o plano de saúde Promédica na última quinta-feira (13), em razão da negativa de cobertura assistencial para tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 


Segundo o promotor de Justiça, a Promédica, na condição de operadora de planos de saúde, “tem violado os direitos dos usuários portadores de TEA, em sua maior parte crianças que estão na primeira infância”. Na ação, o MP requer que a Promédica não promova o descredenciamento de estabelecimentos nos quais sejam realizados tratamentos para pacientes autistas sem aviso prévio de no mínimo 30 dias e sem a disponibilização prévia de outras opções que tenham estrutura comprovadamente com igual preparo ao atendimento das necessidades destes usuários e profissionais com as especialidades necessárias para dar continuidade às terapias. 


“Verificou-se que, em razão da suspensão unilateral de atendimentos médicos e descredenciamento repentino de clínicas pela Promédica, essas crianças autistas sofreram com a regressão do desenvolvimento psicomotor, emocional e pedagógico, já que os tratamentos recomendados por neuropediatras não estavam sendo devidamente respeitados pela operadora de plano de saúde”, afirmou o promotor de Justiça.

Comentários

Outras Notícias

[Sensei baiano retorna às origens e transforma a vida de jovens por meio do karatê em Salvador]
Esportes

Sensei baiano retorna às origens e transforma a vida de jovens por meio do karatê em Salvador

11 de Agosto de 2026

Foto: Acervo pessoal

[Datafolha aponta que 63% dos brasileiros que apostaram na Copa não tiveram lucro]
Esportes

Datafolha aponta que 63% dos brasileiros que apostaram na Copa não tiveram lucro

11 de Agosto de 2026

Foto: Arquivo/Agência Brasil

Esportes

Após críticas, Fifa abandona plano de venda de ativos comerciais e pede desculpas às federações

11 de Agosto de 2026

Foto: Divulgação/Fifa

[Após críticas, Fifa abandona plano de venda de ativos comerciais e pede desculpas às federações]
Esportes

Após críticas, Fifa abandona plano de venda de ativos comerciais e pede desculpas às federações

11 de Agosto de 2026

Foto: Divulgação/Fifa

[Nova camisa branca do Vitória aparece nas lojas antes do lançamento oficial]
Esportes

Nova camisa branca do Vitória aparece nas lojas antes do lançamento oficial

11 de Agosto de 2026

Foto: Reprodução/X

[Trabalhadores da Creta na Uesb paralisam atividades em protesto; “Graves irregularidades da empresa”, diz SindilimpBA ]
Bahia

Trabalhadores da Creta na Uesb paralisam atividades em protesto; “Graves irregularidades da empresa”, diz SindilimpBA

11 de Agosto de 2026

Profissionais de asseio e conservação param as atividades na Uesb de Jequié | FOTO: Divulgação |

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias