Hackers invade whatsapp e usuários devem atualizar o aplicativo
14 de Maio de 2019 -Redação Cabula agora![Hackers invade whatsapp e usuários devem atualizar o aplicativo [Hackers invade whatsapp e usuários devem atualizar o aplicativo]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/224405/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
Whatapp sofreu vunerabilidade na última Segunda-Feira (13/5)
O aplicativo de mensagem instantânea WhatsApp, de propriedade do Facebook, divulgou, nesta segunda-feira (13/5), que foi detectada uma vulnerabilidade em seu sistema que permitia que hackers instalassem spyware em alguns telefones – conseguindo, assim, acessar os dados contidos nos aparelhos.
A empresa confirmou em comunicado à imprensa a informação publicada horas antes pelo jornal Financial Times e pediu aos 1,5 bilhão de usuários em todo o mundo que “atualizem o aplicativo para sua versão mais recente” e mantenham durante o dia seu sistema operativo como medida de “proteção”.
O WhatsApp, que foi adquirido pelo Facebook em 2014, indicou que neste momento ainda não é possível dizer quantas pessoas foram afetadas, mas assegurou que as vítimas foram escolhidas “especificamente”, de maneira que em princípio não se trataria de um ataque em grande escala.
O software espião que foi instalado nos telefones “se assemelha” à tecnologia desenvolvida pela empresa de cibersegurança israelense NSO Group, que levou o WhatsApp a colocá-lo como o principal suspeito por trás do programa de espionagem.
A vulnerabilidade no sistema, para a qual a empresa lançou um patch na segunda-feira, foi detectada há apenas alguns dias e, por enquanto, não se sabe quanto tempo duram as atividades de espionagem.
Os hackers faziam uma ligação através do WhatsApp para o telefone cujos dados queriam acessar e, mesmo que o destinatário não respondesse à chamada, um programa de spyware era instalado nos dispositivos.
Em muitos casos, a chamada desaparecia mais tarde do histórico do aparelho, de modo que, se ele não tivesse visto a chamada entrar naquele momento, o usuário afetado não suspeitaria de nada.
O WhatsApp assegurou que logo após tomar conhecimento dos ataques, alertou a organizações de direitos humanos (que estavam entre as vítimas da espionagem), empresas de segurança cibernética e o Departamento de Justiça dos EUA.
Comentários
Outras Notícias
![Obesidade cresce mais de 100% no Brasil em duas décadas, revela levantamento do Ministério da Saúde [Obesidade cresce mais de 100% no Brasil em duas décadas, revela levantamento do Ministério da Saúde]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238292/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Obesidade cresce mais de 100% no Brasil em duas décadas, revela levantamento do Ministério da Saúde
27 de Fevereiro de 2026Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
![Sesab reclassifica caso suspeito de Mpox na Bahia e confirma apenas um paciente no estado [Sesab reclassifica caso suspeito de Mpox na Bahia e confirma apenas um paciente no estado]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238291/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Sesab reclassifica caso suspeito de Mpox na Bahia e confirma apenas um paciente no estado
27 de Fevereiro de 2026Foto: Reprodução / EBC
![Câmara dos Deputados aprova tratado comercial entre Mercosul e União Europeia [Câmara dos Deputados aprova tratado comercial entre Mercosul e União Europeia]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238290/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Câmara dos Deputados aprova tratado comercial entre Mercosul e União Europeia
27 de Fevereiro de 2026Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
![Clássico Ba-Vi tem data confirmada no Brasileirão após queda do Bahia na Libertadores [Clássico Ba-Vi tem data confirmada no Brasileirão após queda do Bahia na Libertadores]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238289/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Clássico Ba-Vi tem data confirmada no Brasileirão após queda do Bahia na Libertadores
27 de Fevereiro de 2026Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
![Irmão de Wesley Safadão é afastado da Prefeitura de Aracoiaba após condenação por estelionato [Irmão de Wesley Safadão é afastado da Prefeitura de Aracoiaba após condenação por estelionato]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238288/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Irmão de Wesley Safadão é afastado da Prefeitura de Aracoiaba após condenação por estelionato
26 de Fevereiro de 2026Foto: Divulgação
![Festival Pelourinho Cultural terá shows gratuitos em Salvador a partir de março [Festival Pelourinho Cultural terá shows gratuitos em Salvador a partir de março]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238287/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Festival Pelourinho Cultural terá shows gratuitos em Salvador a partir de março
26 de Fevereiro de 2026Foto: Igor Santos/ Secom PMS
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
